O Necromante de Waterdeep
O necromante de Waterdeep é uma antiga lenda waterdhaviana, que diz que existe um antigo arcanista que lidera um exército de zumbis carbonizados e reside nos arredores da cidade de Waterdeep. Tal criatura seria praticante da arte da necromancia e a utilizaria contra os moradores da cidade pelos quais cultua um profundo ódio por terem o expulsado de sua terra natal, agora ocupada pelas construções de Waterdeep.
Recentemente houve alarde acerca do retorno do necromante de Waterdeep, após o grande incêncio nas planícies de Waterdeep que custou a vida de dezenas de mercadores que acampavam nos arredores da cidade, esperando a regulamentação de sua entrada na cidade. Tal evento se deu após a passagem de Aratosh e dos Homens Tortos pela cidade.
Necromante de Waterdeep (Aratosh) em sua "aparição" em 1377.
Summary
Nos primórdios da história waterdhaviana, os primeiros aldeões a chegarem na região da atual Waterdeep se envolveram em uma série de conflitos com tribos da região. Dentre elas, a tribo de Kelvor, que era temida na região por executar rituais que envolviam sacrifícios humanos. Existem suspeitas de que o nome "Kelvor" representava a divindade supostamente reverenciada pelos membros da tribo, "Kelemvor" uma divindade que tem a morte como portifólio.
Com o passar do tempo, as tensões entre as duas populações se tornaram insustentáveis, principalmente devido ao fato de que os kelvorianos passaram a utilizar aldeões waterdhavianos como sacrifícios para os seus rituais, o que incitava o ódio e a sede de vingança dos fazendeiros. Por outro lado, os tribais consideravam os fazendeiros como invasores de suas terras. Tais tensões eclodiram em um conflito aberto entre as duas partes que culminou na derrota e expulsão dos remanescentes kelvorianos e a consolidação do vilarejo de Waterdeep.
Em 52 DR, o vilarejo de Waterdeep se consolidou como ponto de referência para os navios mercantes que agora inundavam a região da Costa da Espada. Neste mesmo ano, houve a grande festividade de comemoração dos 50 anos de fundação da vila e para isso, centenas de viajantes compareceram a cidade. A comemoração, que tinha duração estimada em um tenday, foi interrompida por um grande incêndio que tomou conta do Salão Popular do vilarejo. Os aldões waterdhavianos perseguiram, durante toda a noite, uma figura encapuzada que fugiu da cena do crime em direção aos bosques.
Contudo, no dia seguinte, enquanto os waterdhavianos ainda retivaram os corpos do salão, a figura encapuzada reaparece. Prontamente os aldões pegam em suas armas contra tal criatura, todos consideravam que a justiça seria feita visto que o sujeito estava sozinho contra dezenas de aldeões enfurecidos. Porém, o necromante proferiu palavras arcanas e os cadáveres carbonizados se levantaram e pegaram em armas contra os aldeões. Com muita dificuldade, os aldeões conseguiram vencer as criaturas.
O necromante então fugiu mais uma vez para o bosque com seu exército de zumbis carbonizados, com a promessa de um dia voltar e destruir toda a cidade de Waterdeep com um grande incêndio, para então reviver os cadáveres dos waterdhavianos como seus servos.
O incêndio e o posterior ataque do necromante culminaram na morte de centenas de aldões e mercadores, e encerrou por completo as as comemorações, deixando a vila em luto pelo resto daquele ano.
Historical Basis
Alguns dizem que a história do necromante é apenas uma lenda que foi forjada em cima do grande incêndio que acometeu os portos da vila de Waterdeep durante a comemoração dos 50 anos desde de sua fundação.
Spread
Todo nativo de Waterdeep conhece a lenda do necromante.
Variations & Mutation
Em algumas versões da história, a tribo dos Kelvorianos é substituída por um clã orc constituído pelos seguidores de Yurtrus, 'Senhor dos Vermes', o deus orc da morte e da podridão.
Date of First Recording
Desconhecido
Date of Setting
52 DR
Related Locations
Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild
Comments