Cosmologia Élfica

Uma raça de mortais tão antiga que dizem ter sido os primeiros na criação - apesar do protesto de anões - elfos tem um forte apego ao místico, à espiritualidade e sua cosmologia.   Em um mundo de magia e deuses vivos, acreditar ou não na mitologia de uma fé divergente não a faz menos poderosa, algo que os inimigos dos Guerreiros-Sacerdotes de Amrûn podem provar em primeira mão.  

Gênesis

Os Primais e os Primeiros Deuses

Para a maioria dos elfos, no princípio existiam duas forças naturais que dividiam o universo: O Poderoso Céu e o Robusto Terra. Suas existências tão mágica e rica, que mesmo confuso e sem intenção, o Terra criou toda a imensidão terrestre, as montanhas, os penhascos e colinas. O Céu, ao rir da confusão do Terra com sua criação espontânea, criou um domo de ar que cobriria toda a criação de seu amigo.   Curiosos de suas criações, os Primais caminharam e a cada passo o universo se expandia. O Céu, ao se cansar de andar, deitou e dormiu; e sonhando criou as estrelas e a primeira deusa: A Lua. O Terra vendo que seu companheiro estava fazendo, lhe acordou para admirar o produto de sua imaginação, e do susto de ser acordado o Céu criou o Sol.   Enquanto Sol e Lua, os primeiros irmãos do cosmos, tentavam se acalmar pelo nascimento súbito, o Primal Terra observou a interação deles com curiosidade e decidiu criar seus próprios deuses. Dele nasceram duas irmãs gêmeas, idênticas enquanto únicas. A mais velha era tímida e preferia a reclusão à presença dos outros deuses, e de tanto viver às sombras sua cor esvaiu até ficar tão cinza que este foi seu nome, Cinza. A mais nova era alegre, viva e espalhafatosa, amava abertamente e de tanto ser viva acabou se tornando e sendo nomeada Verde. Os filhos do Céu, observando a Verde, se encantaram por sua paixão e sua alegria e logo lhe decidiram cortejar.   Posteriormente o Céu criou um terceiro filho, o Temporal, e este também se apaixonou pela Verde. Invejosa do amor que sua irmã recebia dos deuses, a Cinza eventualmente seria corrompida, porém essa é outra história.  

Maresia e os Elfos do Mar

Alguns elfos que vivem pelo litoral incrementam uma terceira Primal, cuja existência justifica a criação repentina do Temporal e outras partes da cosmologia. Para os elfos do mar, o universo no princípio era formado do Poderoso Céu, o Robusto Terra e a Cuidadora Maresia. Para eles, o Temporal seria criado quando, observando a criação de seus colegas Primais, a Maresia teria pedido ajuda do Céu para criar seu próprio deus.   Atualmente essa versão tem sido mais abertamente aceita, por justificar muito que falta com a cosmologia básica, como o Exílio do Temporal, a existência de rios, lagos e do próprio mar. Porém, algumas seitas e comunidades élficas ligadas à crença terrestre ainda negam essa visão, diminuindo a importância da Maresia e a colocando como uma deusa menor, ao invés de uma primordial.  

A viagem dos Primais e os primeiros Mortais

Em desenvolvimento

A corrupção da Cinza e os primeiros elfos

Em desenvolvimento

A salvação da Lua e o perdão do Sol

Em desenvolvimento

O Cataclisma e o Novo Mundo

Em desenvolvimento
Isso é um stub.
 
Isso é um draft.
Ancestralidade Associada
Elfenmann
Cultura Associada
Erdelfenmann, Merlfenmann, Delfenmann
Organização Associada
Politeísmo Élfico

Deuses e Domínios do Panteão Élfico

DivindadeAlinhamentoDomínios SugeridosSímbolo
CéuLNOrdem, Guerra, ConhecimentoLosango ciano com punho branco no centro
MaresiaCBVida, Natureza, Paz, ArcanaCírculo azul com uma espiral branca no centro
TerraNBNatureza, Paz, Vida, TúmuloUma fila de 4 triângulos sob fundo marrom
LuaNBGuerra, Crepúsculo, Trapaça, AmorQuatro fases lunares distribuídas em cruz
SolLNLuz, Forja, Arcana, ConhecimentoLivro de páginas douradas com fogo acima
VerdeNBVida, Natureza, PazMão aberta desenhada com uma linha verde, ou feita de vinhas
CinzaLMMorte, Arcana, TrapaçaForma, ou cabeça, encapuzada cinza sem olhos
TemporalCNTempestade, Guerra, Forja, MorteTornado branco ou vermelho com raios cruzados atrás
AzulNBVida, Morte, Arcana, NaturezaTrês linhas azuis onduladas
ProfundoNMGuerra, Natureza, SombraOito tentáculos saindo saindo de um ponto central

Comments

Please Login in order to comment!