Selûne
Selûne é considerada uma das mais antigas divindades de Faerûn. A maioria dos humanos em Faerûn considera a lua no céu como literalmente a deusa olhando para o mundo, e os raios de luz atrás dela, suas lágrimas. Ela também é uma deusa das estrelas e da navegação, bem como da maternidade e dos ciclos reprodutivos. Ela é vista como um poder calmo, frequentemente venerado por mulheres e também por uma mistura de outras pessoas: navegadores e marinheiros, aqueles que trabalham honestamente à noite, aqueles que buscam proteção no escuro, os perdidos e os que procuram.
Existem muitas lendas sobre Selûne, sendo a principal delas a história da batalha no início dos tempos entre Selûne e sua irmã, Shar. Acredita-se que as Lágrimas de Selûne, o aglomerado de luzes estreladas que seguem a lua ao redor do céu, sejam provocadas pela alegria, tristeza ou ambos da deusa.
Leite, um símbolo da maternidade, é usado em muitos rituais realizados pelos adoradores de Selûne, assim como transes e meditação. Aqueles que a favorecem normalmente colocam uma tigela de leite do lado de fora em cada noite de lua cheia.
Comentários