Aasimar
Aasimar são planetouched baseados em humanos, outsiders nativos que têm em seu sangue algumas características boas e sobrenaturais. Eles frequentemente, mas nem sempre, descendem de celestiais e outras criaturas de alinhamento puro bom, mas embora predispostos a alinhamentos bons, os aasimar nem sempre são bons.
Os aasimar carregam a marca do toque celestial por meio de muitas características físicas diferentes, que muitas vezes variam de indivíduo para indivíduo. Mais comumente, os aasimar são muito semelhantes aos humanos, como os Tiefling e outros planetouched. Quase todos os aasimar são incomumente belos e altos, frequentemente significativamente mais altos do que os humanos também.
Enquanto vários aasimar são imediatamente identificáveis como tal, outros são ainda menos distinguíveis do que os tieflings de seus ancestrais humanos, frequentemente se destacando com apenas um traço incomum. A maioria dos aasimar tem olhos pálidos sem pupilas, brancos, cinzas ou dourados, e cabelos prateados. Muitos aasimar também têm uma leve cobertura de penas nos ombros, onde as asas de um anjo podem surgir. Assim como nos tieflings, as linhagens de aasimar às vezes podem ficar adormecidas por gerações, ressurgindo após ficarem escondidas por um tempo.
A maioria dos aasimar cresce cautelosa em relação aos outros e, assim como os tieflings, às vezes são incompreendidos, embora nunca em medida odiosa como muitas das linhagens demoníacas são. Mesmo aqueles criados por pais compreensivos não conseguem escapar de sua estranheza, ou da curiosidade (ou até mesmo medo) que sua natureza única às vezes provoca. Muitos aasimar sofrem preconceito, algo que fere profundamente a alma do aasimar em questão, já que a maioria tem uma inclinação inerente para a empatia com os outros.
Embora muitos aasimar tenham uma natureza boa, em grande parte graças aos seus ancestrais celestiais, nem todos são assim, da mesma forma que nem todos os tieflings ou fey'ri são maus. Alguns aasimar caem na armadilha do mal, corrompidos talvez pela experiência ou pelo conselho e ajuda de um deus malévolo. Shar e Sseth, em particular, têm prazer em corromper aasimar e afastá-los dos caminhos de seus antepassados celestiais, nutrindo rancor alimentado pelo preconceito dos outros. No entanto, a maioria dos aasimar evita esse caminho, e alguns até recebem conselhos diretos de seu ancestral celestial ou de uma criatura a seu serviço. Esses indivíduos são os aasimar mais propensos a manifestar as virtudes estereotipadas de um celestial.
Como regra geral, os aasimar são uma raça sábia e carismática, possuidora de intuições fortes e um poderoso encanto com o qual a maioria das raças não pode se comparar. Os aasimar também são bastante perceptivos, notando coisas que outros não fazem, e muitos podem ver em perfeita escuridão sem grandes impedimentos, enquanto também possuem a capacidade de lançar luz mágica para ajudar aqueles que não podem ver. Os aasimar também são, como muitos de seus antepassados celestiais, resistentes aos efeitos de elementos ácidos, frio extremo ou cargas elétricas.
Os aasimar são raros por todo Toril e, como tal, não possuem cidades ou sociedades próprias, assim como outros planetouched. Aasimar podem viver toda a vida sem nunca encontrar outro de sua espécie e, por isso, estão resignados a viver entre outras raças.
Muito poucos aasimar têm irmãos que também são aasimar, em grande parte devido à raridade de um celestial ou deus se acasalar com um humano, mas também devido ao fato de que aasimar que surgem de linhagens antigas há muito tempo adormecidas são ainda mais raros. Como resultado, não muitos aasimar encontram outros de sua espécie, embora tais encontros sejam mais comuns em Mulhorand, devido ao número relativamente maior de aasimar lá. Nas raras ocasiões em que dois aasimar se encontram, muitas vezes sentem uma espécie de parentesco e entendimento mútuo não falado. A maioria dos aasimar tende a tomar o lado do outro instintivamente, independentemente de sentimentos pessoais, e há um forte vínculo entre aasimar de todas as variedades.
Comentários