Anão
Os Anões, às vezes chamados de Povo Robusto e Povo Profundo, são uma raça humanoide natural comum no Plano Material. Os Anões são um povo resistente e tradicionalista conhecido por suas fortes tradições marciais e belo artesanato.
Os Anões são uma raça baixa, como o nome indica, com altura média entre 1,3 a 1,45 metros, sendo os anões dourados um pouco mais baixos. O que os anões carecem em altura eles compensam em volume; em média, eles têm peso semelhante ao dos humanos. Um anão pode pesar entre 73 a 100 quilos. Os machos anões são um pouco mais altos e pesados que suas contrapartes femininas. Como os humanos, os anões têm uma ampla variedade de cores de pele, olhos e cabelos, geralmente pálidos entre os anões escudos e profundamente bronzeados ou marrons entre os anões dourados. Olhos cor de avelã são comuns em toda a raça, com olhos azuis mais comuns entre os anões escudos e olhos castanhos ou verdes encontrados entre os anões dourados.
Os anões machos frequentemente são carecas e cultivam barbas espessas, às vezes usadas para exibir status social. Incomum para humanoides, ambos os sexos crescem naturalmente barbas abundantes, embora a maioria das fêmeas anãs escudos se barbeie. Esses pelos muitas vezes têm tonalidades escuras, embora entre os anões escudos cabelos loiros ou ruivos sejam tão comuns. Os anões dourados cuidam da barba de forma extrema, cuidadosamente aplicando óleo e fazendo sua manutenção, com alguns adicionando perfume e ornamentos. Cabelos naturalmente cacheados não existem entre os anões de Toril. Os cachos só podem ser alcançados por meio de estilização deliberada.
Os anões são uma raça longeva, embora não tanto quanto os elfos, e atingem a maturidade física um pouco mais tarde do que os humanos. Um anão é tradicionalmente considerado um adulto ao atingir a idade de cinquenta anos. Os anões envelhecem de maneira semelhante aos humanos, mas ao longo de um período mais longo, mantendo-se vigorosos bem após os 150 anos. A maioria dos anões vive para ver seu bicentenário, e alguns vivem até mais de 400 anos. Um anão é considerado jovem até atingir a idade de 50 anos.
Independentemente de a afirmação anã de que foram esculpidos da pedra do mundo ser verdadeira ou não, os anões compartilham muitas qualidades consideradas similares à pedra com a qual convivem. Fortes, robustos e confiáveis, os anões são educados, especialmente com os mais velhos, e possuem uma sabedoria além da de muitas outras raças. Os anões valorizam suas tradições, independentemente da sub-raça da qual provêm, e buscam inspiração nos heróis ancestrais. Os anões também são conhecidos por sua natureza teimosa e pelo cinismo, traços generalizados entre os anões, mas que contribuem para e são frequentemente compensados por sua bravura e tenacidade.
A amizade anã é difícil de conquistar, mas é forte uma vez conquistada. Naturalmente sisudos e desconfiados, o povo robusto é lento para confiar nos outros, especialmente aqueles fora de sua família, suspeitando do pior de um indivíduo até que o forasteiro prove sua boa vontade muitas vezes. Uma vez que essa confiança é conquistada, os anões mantêm seus amigos nela e veem traições, mesmo as menores, com uma propensão feroz à vingança. Um juramento comum dos gnomos, referindo-se a esse senso de justiça anã, é "Se estou mentindo, que eu cruze com um anão".
Para os anões, lealdade é mais do que uma palavra e eles sentem que ela deve ser valorizada e recompensada. Os anões acreditam ser um presente e uma marca de respeito estar ao lado de um amigo em combate, e ainda mais profundo proteger esse aliado de qualquer dano. Muitas histórias anãs giram em torno do sacrifício de anões por seus amigos e família. Assim como os anões são conhecidos por sua confiabilidade como amigos e aliados, os anões também alimentam rancor por muito mais tempo do que muitas outras raças. Isso pode ser em uma base individual entre um anão e alguém que os tenha prejudicado, ou contra raças inteiras, mesmo que a guerra com o inimigo tenha cessado há muito tempo.
Os anões são cuidadosos e deliberados, com uma disposição mais séria do que outras raças, que às vezes eles veem como inconstantes ou imprudentes. Um anão faz todas as coisas com cuidado e uma resolução teimosa, com comportamento imprudente ou covarde incomum para eles. No entanto, os anões sucumbem facilmente à ira ou ganância, que são seus vícios mais comuns.
Os anões que deixam sua terra natal para se tornarem aventureiros o fazem por várias razões. Em parte, um anão pode ser motivado pela simples avareza, dado o amor anão por coisas bonitas. Com a mesma frequência, no entanto, um anão pode ser motivado pelo desejo de fazer o que é certo para os outros (especialmente seu clã) ou por amor à emoção, pois, por mais estabelecidos que estejam, os anões raramente se cansam de aventuras. Mas mesmo esses anões errantes mantêm o espírito de seus irmãos, esperando que suas conquistas no exterior possam trazer honra a si mesmos, ao seu clã ou a ambos. Considerando que aventureiros anões bem-sucedidos provavelmente recuperarão itens raros ou derrotarão inimigos do povo anão durante esses desafios, essa é uma esperança não totalmente sem mérito.
Os anões são excepcionalmente resistentes para humanoides, de mais de uma maneira. Estômagos anões, por exemplo, são resistentes a praticamente todos os venenos, e é preciso menos esforço para um anão se recuperar do que para outras raças. Os anões também têm corpos densos e são difíceis de serem empurrados como resultado, além de terem a capacidade de suportar cargas que outras raças poderiam achar prejudiciais com pouco efeito adverso. Os anões também têm um senso sobre eles que poucas raças têm, com uma consciência preternatural de seus arredores útil para uma raça subterrânea, além de um bom julgamento geral em geral.
Muitos anões são difíceis de serem apreciados e carecem do charme de muitas outras raças menores, como hobbits ou gnomos, embora esse não seja um traço comum a todos os anões, e alguns possuam um grande poder carismático. Além disso, os anões não são totalmente antissociais, e mais do que alguns têm um talento natural para a barganha ou para avaliar o valor de uma oferta, algo que combina bem com suas habilidades lendárias de artesanato.
Os anões conseguem enxergar no escuro, até cerca de 18 metros. Muitos anões têm afinidade pelas cavernas em que vivem, possuindo um talento para reconhecer padrões incomuns em pedras que às vezes podem parecer quase sobrenaturais.
Os Anões são criaturas de pedra e, como a pedra, mudam apenas em resposta a extremos. Os anões de muitos mundos têm muito em comum, mas nunca permita que essas semelhanças te ceguem para suas características únicas. -Mordenkainen
Comentários