Gnomo
Os gnomos, ou os Povos Esquecidos como às vezes são conhecidos, são humanoides pequenos conhecidos por seu senso de humor excêntrico, curiosidade e habilidades em engenharia. Tendo poucas influências diretas na história do mundo, mas muitas pequenas e imperceptíveis, os gnomos frequentemente são ignorados pelas autoridades, apesar de sua esperteza e afinidade com a magia de ilusão. Os gnomos estão presentes em quase todas as cidades humanas e na maioria dos vilarejos de parada de caravanas onde outras culturas e raças não humanas são ao menos toleradas.
Os gnomos são muito pequenos em comparação com a maioria das outras raças, com uma altura média de 3′0″‒4′0″ (0,91‒1,2 m) e um peso de 40‒45 lb (18‒20 kg). Geralmente maiores e mais pesados que os Halfling, embora os gnomos da floresta tendam a ser menores que os Halfling, medindo 2′1″‒2′10″ (0,64‒0,86 m) de altura e 21‒35 lb (9,5‒16 kg) de peso. Isso leva alguns estudiosos a classificarem erroneamente todas as raças gnomas como "menores que os Hafling".
Enquanto os Halfling são comumente ditos como se assemelharem a humanos baixos, os gnomos são mais comparáveis aos elfos, compartilhando orelhas pontiagudas e maçãs do rosto altas. Alguns os comparam aos anões devido à tendência de cultivarem barbas e viverem no subsolo. No entanto, muitos gnomos têm uma aparência mais selvagem do que qualquer um, com cabelos que frequentemente crescem em direções estranhas.
A pele dos gnomos varia de tons avermelhados a marrons terrosos ou mesmo tons de cinza, em parte dependendo da origem étnica do gnomo. Seus cabelos variam amplamente em cores, de loiro e marrom a cores mais exóticas como branco, laranja ou verde. Os olhos dos gnomos frequentemente estão em preto ou azul, embora cores mais naturais também sejam conhecidas na raça.
Quanto à vestimenta, os gnomos costumam preferir tons terrosos ou peças de couro. Eles também têm preferência por joias em tons terrosos.
Os gnomos são uma raça inteligente e naturalmente curiosa. Eles podem carecer do ímpeto e ambição de outras raças, particularmente humanos, mas sua criatividade lhes confere uma grande habilidade para a engenhosidade. A maioria dos gnomos está satisfeita em viver vidas simples, adquirindo conhecimento apenas como um hobby, mas outros exploram ruínas perdidas, mergulham fundo no coração do mundo e conduzem pesquisas perigosas em sua sede insaciável por conhecimento, levando mais de um a um fim prematuro.
Naturalmente espirituosos e joviais, os gnomos preferem superar obstáculos por meio de astúcia e inovação, em vez do caminho óbvio. Sempre curiosos, os gnomos são atraídos para a aventura mais pelo desejo de ver o mundo do que pela ganância ou esperança de fama. É essa curiosidade, junto com sua astúcia e repartee espirituosa, que faz dos gnomos tanto amigos divertidos quanto hábeis conjuradores arcanos ou estudiosos.
A maioria dos gnomos adora gemas, especialmente rubis, mas não são avarentos. Os gnomos que a maioria das pessoas encontra estão satisfeitos em criar cabras, plantar batatas e viver uma vida de trabalho árduo e honesto.
Os gnomos são uma raça naturalmente inteligente e criativa, com um charme incomum para outros humanoides. Eles também têm uma forte afinidade por todas as coisas mágicas. Em particular, têm um domínio natural do arcana, possuindo inatamente a habilidade de conjurar o truque som fantasma e alguns têm a capacidade de conjurar prestidigitação e mão mágica também. Os gnomos também têm uma afinidade natural para furtividade, uma afinidade que às vezes podem passar para outros, e para ilusão, tanto para uso próprio quanto para desvendar tentativas alheias.Os gnomos são capazes de usar inatamente o poder de desaparecer temporariamente da vista e têm uma tendência reflexiva de se esconder quando subitamente em perigo. Alguns gnomos também aprendem a combinar sua habilidade de desaparecer com a teletransportação como a de um eladrin. Outros gnomos são capazes de conjurar luzes dançantes.
Os gnomos são ilusionistas talentosos, com um domínio natural do arcana. Independentemente de seus outros talentos, todos os gnomos são capazes de conjurar um truque ou dois e têm a capacidade de desaparecer da vista se desejarem. Eles são adequados para todas as formas de treinamento arcana, especialmente para bardos, feiticeiros, bruxos ou magos.
Como outras raças, a cultura gnômica varia de acordo com a região e etnia, mas algumas características são comuns à maioria dos gnomos. Para praticamente todos os gnomos, é valorizado a habilidade de evitar problemas e se manter longe dos outros. Os jogos das crianças frequentemente envolvem elementos de furtividade e, entre os adultos, chamar atenção para si mesmo é considerado uma quebra de etiqueta. A maioria dos gnomos procura passar despercebida e sai silenciosamente de uma briga. As poucas lendas sobre heróis gnômicos não são sobre guerreiros poderosos, mas sobre astutos trapaceiros que passam despercebidos ou enganam seus oponentes em vez de vencê-los em combate. Isso em parte vem do problema duradouro enfrentado pelos gnomos, ou seja, seu tamanho minúsculo em comparação com predadores maiores ou inimigos como os fomorianos do Feywild, com os quais poucos gnomos poderiam esperar lutar de igual para igual.
Os gnomos têm uma sociedade intricada baseada em seu amor por todas as formas de arte, travessuras e por suas longas vidas. Os gnomos adoram indulgência e celebram a maioria das festas em grande estilo.
Sua sociedade é baseada na arte; quase todos os gnomos adotam alguma forma de arte, seja música, pintura, culinária, construção ou qualquer outra forma considerada criativa quando chegam à idade adulta, ou patrocinam outros.
Ao viver entre outras raças, especialmente humanos, em um ambiente urbano, os gnomos frequentemente são proprietários de lojas ou trabalham como ferreiros comuns (deixando a fabricação de armaduras e armas mais requintadas para os anões). Eles também trabalham com latão, bronze, estanho e pewter, fundindo e gravando itens domésticos práticos. Outras ocupações incluem lapidários, mecânicos, sábios ou professores, sendo esta última uma profissão altamente valorizada por empregadores humanos que sabem que um único gnomo poderia ensinar várias gerações.
Comentários