A Quebra e as Fronteiras

"Um dia o céu rachou, e os Fragmentos Caíram no Mar"
A Quebra foi como ficou conhecido o evento que gerou a primeira Fronteira. Um desejo divino, um desejo de poder infinito, entregue ao vencedor da primeira Escolha, que desejou que outros mundos, Materiais e Imateriais, se conectassem. E assim, em Domus, ela apareceu. Aparentemente uma rachadura aberta no espaço, aonde qualquer indivíduo, mesmo uma simples criança, poderia atravessar e adentrar em outro Plano de Existência, essa "porta dimensional" foi chamada de Fronteira, e nesse dia, o Multiverso passou a estar conectado.

Guerras, Comércio e Cultura

Por existirem muito mais planos materiais é mais comum encontrarem-se Fronteiras que conectem um plano material a outro, agora, mortais serão sempre mortais e agora não era apenas com seus vizinhos fronteiriços que existia uma relação mas também com seus vizinhos interplanares. Isso resultou em um grande avanço cultural e comercial para diversas nações e vários mundos, contudo também culminou em uma série de guerras sangrentas. Mas para além disso tudo, também houve uma mudança significativa para diversas raças, bem como o surgimento de tantas outras.

Influências extra planares

Outra das consequências da Quebra foi a aproximação de seres não materiais dos mortais. Antes da Quebra, supõe-se que era raro ver demônios ou almas desencarnadas vagando pelo Mundos Materiais, mas hoje é comum ouvir-se estórias de tais criaturas e sentir suas influências. Claro, isso também gerou grandes mudanças em Mundos não materiais, que agora não mais estavam presos em seus mundos efêmeros.

Deuses e Arautos

E, por fim, os Deuses. Como entidades maiores e de energia infinita, eles não conseguem cruzar os limiares do plano divino, o Mundo Imortal, contudo desde A Quebra sua influência pôde ser mais facilmente sentida no resto do Multiverso. Deuses passaram então a fazer de mortais seus Arautos, semi-deuses que existem com o propósito de serem os executores das vontades divinas. Arautos são entidades menores e incrivelmente poderosas, geralmente são devotos fervorosos escolhidos por um Deus, a pessoa ainda conserva sua individualidade e singularidade, mas também têm suas memórias completamente apagadas, para garantir que ele não tome atitudes baseadas em sua vida passada.  

Mundos Materiais Conhecidos

  • Domus - O maior mundo Multiverso
  • Auros'Sar - Um mundo enorme com uma prolífica comunidade marítima
  • Flésia - Um mundo significativamente menor que os outros, mas ainda grande o suficiente para ter uma vasta comunidade e importância no cenário do multiverso
  • Drakma - Um mundo relativamente pequeno, mas, segundo as histórias, que deu origem aos dragões
  • Früg - Um pequeno mundo tomado pela neve e pelo gelo, com uma série de hordas bárbaras que rondam suas terras
  • Instet - Um mundo de tamanho mediano que deu origem à MagiTek, mas também em seus últimos dias, conforme o Fluxo aos poucos para de fluir
  • Vahal - Outro pequeno mundo, mas que observa e protege suas fronteiras com grande zelo
  • Yrium Crux - Um mundo aonde um dos Sete Infernos escoou para dentro
  • Lunea - Mundo material que existe "à deriva" no Mar Astral
(Novos Mundos Materiais estão sempre sendo descobertos)  

Mundos Imateriais Conhecidos

  • Anima - O mundo das Almas e Espíritos
  • Caedes - Popularmente chamado de 'Inferno'. Aqui residem as demi-dimensões do Abismo e dos Sete Infernos
  • Mar Astral - Trata-se do interstício que conecta todos os outros planos do Multiverso
  • Faenaria - O plano imaterial mais próximo do Material. Lar dos Feéricos.
  • Nefastia - Um mundo análogo ao Material, mas em contornos sombrios, governado por emoção pura.
  • Etéria - Também conhecido como Plano Etéreo, trata-se de um plano de transição entre os Mundos Materiais e Anima, por onde Espíritos e Almas transitam
  • Planos Elementares - São os 4 mundos que regem os elementos primordiais, Água, Terra, Fogo e Ar. Lar de grande maioria dos elementais
  • Celestia - O mundo mais próximo do Plano Divino. Lar de seres celestiais e de uma série de Arautos.
  • Reino Interno - Um pequeno plano criado por um seleto grupo de corruptores chamados de Corte de Sangue
  • O Labirinto - Uma demi-dimensão que conecta todas as fronteiras. Trata-se do 'por baixo dos panos' das Fronteiras.
  • O Sonhar - O mundo dos sonhos, para onde todos os seres materiais vão quando dormem

Manifestação

Fronteiras podem se manifestar de formas distintas. A maioria lembra uma grande vidraça quebrada, outras lembram uma tapeçaria rasgada, algumas se assemelham apenas como uma porta aberta, ou um arco místico; mas o que todas têm em comum é o espaço vazio após seu limiar, uma breve visão do Mar Astral e seu infinito ceu noturno. Contudo cruzar o seu limite é tão simples quanto cruzar uma porta ou dar um único passo e ver-se no plano de existência que está atrelado àquela fronteira. Fronteiras também geralmente são fixas no espaço, mas há relatos de Fronteiras móveis.  

Entidades e o Véu

O Mar Astral é o espaço metafísico que conecta todos os planos de existência. É seu substrato, e eles existem ali, fechados metafisicamente em sua próprias 'estrelas', como dimensões próprias. Contudo, em cada um dos Planos Materiais, existe um "Véu", uma espécie de segunda camada para esses Mundos, que faz a transição de energia efêmera, tanto do Mar Astral, quanto dos Planos Imateriais. Esse Véu, chamado também de Etéria, é o que impede qualquer Entidade, à exceção de Arautos, de adentrar os Mundos Materiais.  

Fronteiras Artificiais

Muito se estudou e se estuda sobre a natureza das Fronteiras, e como elas funcionam. Não se descobriu exatamente sobre seu funcionamento, mas muitos elucubram sobre a possibilidade da criação de um Fronteira Artificial. Alguns magos e pesquisadores já provaram ser possível tal feito, contudo uma quantidade insubstancial de energia é necessária, e mesmo assim, essas fronteiras tendem a ser instáveis e de pouca duração.  

O Labirinto

As Fronteiras foram resultado do desejo divino concedido ao vencedor da Primeira Escolha, contudo, descobriu-se que um plano de existência, chamado de O Labirinto, está diretamente atrelado às Fronteiras, onde essas existem em concomitância com as Fronteiras em outros mundos. A aparição de um nova Fronteira, significa que O Labirinto se expandiu.
Tipo
Metaphysical, Astral