Mar Astral
o Oceano Noturno
Também conhecido como Oceano Noturno, Interstício ou Plano Astral, esta dimensão é, na verdade, o espaço entre os diversos planos de existência e o substrato no qual esses planos se formam e se fecham como dimensões próprias. O Mar Astral é um espaço infinito, que lembra o céu noturno e estrelado por todos os lados, onde seres extraplanares vagam sobre as correntezas do Fluxo. Uma vez no Mar Astral, é possível chegar a qualquer outro plano de existência, se souber o caminho. O lugar é incrivelmente perigoso para mortais, e raramente estes conseguem sobreviver aqui sozinhos, conforme tanto tempo quanto espaço são relativos aqui. Poucas são as criaturas nativas deste plano, e geralmente tratam-se de monstruosidades além da compreensão mortal.
Tempo-Espaço Convoluto
O Mar Astral é o único plano de existência onde o Fluxo é visível a todo momento, a todos os seres, ele se faz presente conectando os planos de existência como se fosse correntezas marítimas que se encontram e fluem para dentro dos diversos mundos. Contudo, essa presença do Fluxo sem estar atrelado à matéria, faz com que regras universais como o Tempo e o Espaço interajam de formas distintas, para além da percepção mortal. Quanto maior for a energia de cada corpo, maior será o tempo que levará para aquele corpo cruzar as distâncias do Mar Astral, que variam de acordo com a movimentação do Fluxo em si de um plano para o outro. Em resumo:- O tempo varia de acordo com o ser cruzando o Mar Astral. Quanto mais energia, mais tempo
- O espaço varia de acordo com as diferenças de um plano para outro. Quanto mais parecidos forem os planos, menor as distâncias.
Espaços Vazios
Os locais no Mar Astral onde o Fluxo não corre, seja por sua inexistência ou por ter estagnado, chama-se de O Vazio. Nada ali existe por conta própria, e tudo que cai neste perde-se para sempre. Diversos mortais já fizeram tentativas de adentrar o Vazio e explorá-lo, a grande maioria jamais voltou, mas, os poucos que conseguiram, sofreram mutações estranhas devido a terem existindo num local com ausência de Fluxo.Náufragos
É dado o nome de Ilhas Náufragas a pedaços de terra que flutuam como ilhas pelo Mar Astral. Tais locais são restos de planos de existências desafortunados que foram destruídos, ou parcelas de tais planos que, por algum motivo, vieram parar no Mar Astral e tiveram a sorte de serem atraídos pelas correntezas do Fluxo ao invés de caírem no Vazio. Às vezes, tais ilhas náufragas caem aqui com seres ainda vivos, nessas raras ocasiões, em que criaturas vivas passaram a habitar o Mar Astral, quase sempre acaba em morte, mas nas ainda mais raras ocasiões que não, dá-se origem à novas raças originárias deste plano, que conseguem entender e navegar em suas águas. O caso mais notável deste ocorrido é Lunea.O Mundo Perdido no Mar
Lunea é o nome dado a um Mundo Material que foi destruído durante a Era 0. Não sabe-se a origem de tal tragédia, mas o Mundo foi jogado no Mar Astral conforme sua dimensão de quebrava, e suas terra ficaram à deriva, aos poucos sendo consumidas pela energia pura do Fluxo, ou por caírem n'O Vazio. Contudo, o Mundo teve uma sorte, pois ali jazia um espécime de árvore de sofreu mutações no Mar Astral e passou a conseguir 'filtrar' o Fluxo puro e torná-lo usável pelas terras próximas a ela, e assim, Lunea prosperou no Mar Astral. Um mundo à deriva, sem dimensão própria, que existe fisicamente no Mar Astral.Vida Anômala
A vida que se originou no Mar Astral é diferente de tudo que os Mortais conhecem. Talvez eles estejam mais próximos de Deuses, talvez mais distantes. Sua moralidade não segue preceitos inteligíveis para mentes mortais, seus corpos e fisiologia parecem não respeitar leis físicas, ou interagem de forma diferente. Não são consideradas criaturas imateriais como Corruptores, ou feéricos, nem elementais. Muitos mortais buscam entender como esses seres funcionam, mas a verdade é que tais respostas jamais serão encontradas, pois essas criaturas, todas classificadas como Anômalas, estão além da compreensão de realidade que mortais dispõe. Alguns exemplos de Anômalos, são:- Ecaloths: Mais conhecidos pelos mortais como Barqueiros, são criaturas metamorfas feitas de energia pura que conseguem manifestar um corpo da forma como preferirem. Eles se alimentam da energia liberada pela movimentação do Fluxo e conseguem navegar pelas ‘águas do Mar Astral’. Muitos deles, em busca de diferentes tipos de energia, vão aos Mundos Materiais e oferecem seus serviços de barqueiro, para transportar tais seres de um plano a outro.
- Abominações Astrais: Criaturas gigantescas que cresceram descontroladamente após consumirem grandes quantidades de energia. Assim como Ecaloths, também se alimentam de energia pura, contudo possuem uma forma definida e são menos inteligentes, apenas vagando pelas correntezas de fluxo e se alimentando. Às vezes uma dessas abominações aparecem nos Mundos Materiais, e quando isso acontece, quase sempre novas Ilhas Náufragas são criadas, conforme as abominações se alimentam da energia do plano. Alguns relatos de Krakens estranhos e outras colossais criaturas aquáticas podem ser atribuídos à Abominações Astrais que chegaram em Mundos Materiais.
- Psycoforma: O tipo mais abundante de criatura que existe no Mar Astral. Psycoformas tratam-se de criaturas sem forma física definida, até serem "vistos" ou "percebidos" por um interlocutor. Muitos deles permanecem desincorporados pela maior parte de sua existência, mas aqueles que ganham forma geralmente se tornam abominações do mais alto calibre, geralmente com habilidades mentais. Psycoformas que se espalharam pelos Mundos Materiais e tiveram uma sintonia com os Sonhos dos Mortais, passaram a se alimentar deles e assim deu-se origem ao Observadores (Beholders) que conhecemos hoje, Anômalos que vivem nos Mundos Materiais e cujos sonhos têm o poder para alterar a realidade. Em contrapartida, alguns Psycoformas permaneceram no Mar Astral e conseguiram criar uma consciência para perceber uns aos outros, assim criando um tipo particularmente perigoso de Anômalo: Os Flagelos de Intelecto (Mindflayer), seres que se alimentam da energia gerada pela movimentação do Fluxo provocado por pensamentos. Os Flagelos de Intelecto são também o tipo de criatura "dominante" do Mar Astral
- Constelares: Esse raro tipo de criatura só consegue existir dentro do Mar Astral, pois ele é composto pela energia do Fluxo que escapa de outros Planos de Existência. Seu corpo pode adquirir qualquer formato, mas independente da forma, seus corpos sempre parecem ter estrelas presas em si que formam padrões que podem ser interpretados como Constelações. É necessário uma quantidade incomensurável de energia para formar um Constelar, e portanto eles geralmente surgem junto a destruição de planos de existências. Assim como qualquer outro Anômalo a mente de um Constelar não pode ser entendida por um ser Material, mas em seu processo de formação, Constelares, inadvertidamente, recebem também partes do Fluxo que correspondem à mentes pensantes, e assim conseguem emular emoções e sentimentos.
Comunidades e Naves
O Mar Astral possui um espaço infinito, e assim, é possível que um Anômalo passe toda sua existência sem encontrar outro, contudo aqueles que possuem consciência tendem a procurar outros iguais, e assim surgiram as comunidades de Flagelos de Intelecto. Supõem-se que haja, em algum lugar escondido no Mar Astral, uma grande capital desses Anômalos, mas isso jamais foi provado. Eles se organizam em bandos que se juntam para moldar outros Psycoformas que acabaram de surgir em uma espécie de embarcação, uma nave, viva capaz de cruzar as distâncias do Mar Astral. Essas naves possuem uma consciência própria e são criaturas orgânicas, mas para alguns isso visto como uma forma de biotecnologia, mas como tudo que envolve Anômalos, é difícil de entender como seus processos funcionam. Utilizando dessas naves, muitos Mundos Materiais já foram invadidos pelos Flagelos de Intelecto, e alguns até destruídos, mas relatos disso são imprecisos, pois essas criaturas são inteligentes e cuidadosas.Fazer qualquer estimativa sobre a quantidade de indivíduos que compõem essas comunidades é um esforço em vão, dado a infinidade do Mar Astral. Mas apesar dos habitantes de Mundos Materiais apenas recentemente, em 2581 da Terceira Era, terem conseguido fazer sua primeira navegação pelo Mar Astral, logo foi descoberto a existência de seres de imenso poder que "governam" regiões inteiras do Mar Astral: Os Lordes Astrais.
Entidades Anômalas
Algumas criaturas do Mar Astral possuem uma quantidade muito maior de poder do que os demais, essas criaturas prosperam por Milênios e Eras. Não sendo afetadas pelo Tempo, tais seres apenas se fortaleceram e jamais tendo encontrado outros capazes de destruí-las, prosperam, até que enfim se tornaram Entidades Menores e Maiores. Elas são:- Astraligax, Epíteto de Desespero: Um Psycoforma que jamais ganhou forma física, ele existe apenas enquanto consciência, mas consegue se manifestar corporeamente quando necessário. Astraligax é uma Entidade Maior, com poderes inalcançáveis sobre a Mente e como ela consegue manipular o Fluxo.
- A Senhora dos Olhos: Uma Observadora que transcendeu a existência de um Observador comum. Ela consegue enxergar através de qualquer olho, e perceber qualquer mente. Seus sonhos não apenas moldam a realidade, eles criam novas. Ela é uma Entidade Menor que vaga pelo Mar Astral em busca de respostas para perguntas universais.
- A Estrela Altiva: A existência desse Constelar jamais foi comprovada, mas sua presença é sentida através do Fluxo. Esse ser supostamente movimenta tanto Fluxo, que mesmo nos confins do Mar Astral, "vibrações" de sua existência podem ser sentidas pelas Correntezas de Fluxo. Supostamente é uma Entidade Maior tão velha quanto o Tempo, que foi criada quando o Mundo Divino se formou.
- O Pensador: O líder de todos os Flagelos de Intelecto. Sua mente consegue processar quantidade de informação tal que ao observar o Fluxo e a forma como as correntezas interagem, consegue fazer previsões do futuro com um grau assustador de acerto. É uma Entidade Menor que comanda uma enorme frota com o propósito de dominar todo o Mar Astral.
Navegação
É praticamente impossível para um mortal comum navegar pelas águas do Mar Astral, muitos escolásticos e conjuradores poderosos tentaram e falharam, e ainda assim é necessário uma embarcação própria para o feito, uma vez que a ‘navegação’ é feita sobre a correnteza do Fluxo. Contudo, os relatos daqueles que navegaram com os Barqueiros contam que eles simplesmente chegaram ao mundo de destino, sem aviso. Aparentemente, a correnteza do Fluxo torna-se mais espessa e potente conforme se aproxima de um plano dimensional.Em 2581 da Terceira Era, a primeira navegação pelo Mar Astral foi realizada com sucesso pela capitã pirata Sirsia Olka. Seu navio aportou em Lunea e inúmeras novas possibilidades se abriram para os Mortais.
Litorais Astrais
O Mar Astral não possui Fronteiras propriamente ditas, contudo há lugares em certos mundos, chamados de Litorais Astrais, onde você pode acessar o Oceano Noturno, como uma extensão daquela dimensão. Esses locais são extremamente raros e geralmente localizam-se em um local de difícil acesso.
Tipo
Dimensional plane