Plano Elemental
O Plano Elemental como um todo se divide em 4 regiões autônomas entre si, mas dependentes entre si por um propósito comum. Aqui residem os 4 elementais primordiais, bem como diversos outros elementais e criaturas derivadas de tais, o plano também é responsável por reger os elementos nos Mundos Materiais e garantir que estes nãos saiam de controle. Os 4 planos elementais, Água, Terra, Fogo e Ar são considerados demi-dimensões paralelas, mas coabitam a mesma porção do Multiverso e se encontram no centro do Plano Elemental.
Infinidade Cíclica
Cada Plano Elemental é infinito em si, não por ele deter de um espaço interminável, mas por suas terras se conectarem metafisicamente entre si, você pode caminhar infinitamente em uma direção e jamais alcançar o fim do plano ou seu centro, sempre retornando a pontos diferentes. O tempo aqui decorre igualmente aos Mundos Materiais, o que difere é o espaço.
Maelstrom
O centro de cada Plano Elemental também é seu final, e dizem ser impossível traçar uma rota até tal, de forma que o único modo de alcançar tal localização é ‘saber’. Alguns elementais têm a capacidade de simplesmente ‘saber’ onde localiza-se o centro do plano, e em poucas horas de caminhada chegam ao local, não há uma explicação racional para o fato, tanto por isso, mortais raramente conseguem encontrar o final do plano.
O cerne de cada Plano Elemental é também seu final e sua origem. O ponto inicial de toda a expansão começou, tal lugar chama-se Maelstrom. Um ‘buraco’ infinito, onde os 4 Planos Elementais se encontram numa turbulência de Fluxo e energia pura. Qualquer coisa que caía no Malestrom seria rapidamente destruída, conforme seu Fluxo se mesclaria à turbulência e seria despedaçado. Às vezes, em tempos de um intensa Renovação, parte de Maelstrom escapa para Mundos Materiais, causando grande destruição, mas também trazendo a energia dos mundos elementais para tal plano.
Renovação
A Renovação, também chamada de Convergência, trata-se do momento em que os Elementais Primordiais renovam a energia de seu respectivo plano. Cada ciclo de renovação promove mudanças nos Mundos Materiais, as chamadas estações, mas também grandes alterações nos Planos Elementais. Durante a primeira metade do ciclo os Elementais Primordiais permanecem quietos e pouco ativos, quase em hibernação, contudo, durante a segunda metade é seu período de maior atividade, conforme eles realizam uma lenta jornada morosa, passando por todo o plano, coletando energia, até chegar ao centro, onde os 4 primordiais se encontram, se mesclam à energia de Maelstrom e retornam para seus devidos planos. Durante a segunda metade da Renovação cada Plano reage de forma diferente.
- Água - Tudo passa a fluir com mais facilidade, mas sem apego a nada.
- Ar - Tudo parece ficar mais insubstancial e entorpecido, quase em transe.
- Terra - Tudo se recolhe e torna-se mais lento e rígido.
- Fogo - Tudo se agita em uma necessidade singular por poder e consumir.
Elementais Primordiais
Cada Plano Elemental possui um protetor, uma entidade menor de grande poder que representa o plano como um todo em todas suas complexidades e simplicidades. Essas criaturas possuem grande inteligência e uma consciência individual e singular, bem como memórias distintas, mas são seres imateriais e complexos, para além das consciências mortais. Esses elementais são também criaturas imortais, não por não morrerem, mas por sempre reencarnarem em seus planos de origem. Eles são:
- Caríbdes, o Leviathan, Protetor das Águas e dos Mares, a Estrela Noturna
- Tulfus, a Antiga Tempestade, Protetor dos Ventos e dos Ceus, a Estrela do Crepúsculo
- Atlas, a Tartaruga do Mundo, Protetor das Terras e das Rochas, a Estrela da Manhã
- Sygrd, a Grande Fênix, Protetora da Chama e do Calor, a Estrela Diurna
Tipo
Dimensional plane