BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Teogonia Kishariana

Kishária abriu os olhos e viu o vazio, sem lembrar-se a última vez em que esteve consciente. Sentiu que seu ventre e sorriu. Mais um vez o Caos havia deitado-se com ela em seus sonhos e seu útero agora amadurecia com três vidas vidas divinas que nasceriam em breve.

E assim, preparando-se para o nascimento de seus filhos, a Provecta Deusa cria sobre seu peito uma casa de oceanos brilhoso e de suas profundezas faz subir três camas de terra, uma para cada criança. Uma a leste, uma ao Sul e outra a Oeste. Já pressentindo a individualidade dos seres que cresciam em seu Útero, Kishária garante para seus descendentes três terras destintas em forma e natureza para servir de morada seus futuros filhos e suas criações.E mal tinha terminado os berços, a algia do parto se inicia...

A Sábia Vaalrana, a primeira a nascer. É bela, forte e inteligente. Com olhos argutos e sorriso afável. Seu berço foram as terras orientais, conhecidas por Vaalbária, terra dos elfos. Seres cuidadosamente criados por ela, sua primeira moradora.

O Belo Pholtus, de brilho quente e poderoso, nasceu em seguida. Com gênio impetuoso e coração valente, com ânsia por justiça e bondade. Seu berço foram as terras centrais, nomeadas posteriormente de Terras Velhas por seus habitantes: os humanos e anões.

Sua última filha veio a esta existência natimorta, e Kishária, com o coração apertado de dor, a trouxe de volta a vida com um sopro divino. Porém, a conexão de sua terceira filha com o seu local de nascimento perduraria para sempre e ela estaria fadada a estar eternamente separada de seus irmãos, entre o plano dos vivos e sua herdade de nascença: o plano dos mortos. Seu nome não é pronunciável por nenhum ser vivente, mas aqueles que conhecem sua existência a chamam de Vikúria, assim como chamam seu berço e suas terras. Nação de seres incríveis e medonhos para o resto dos seus irmãos.

Exausta após o parto solitário de suas crianças, Kishária volta ao seu sono profundo, onde nesta existência semi consciente cuida que seus filhos até os dias atuais. Quando estes seres imortais, já crescidos em sua completude, tomaram para si os berços onde uma vez dormiram e deram origem às suas próprias criações e criaturas.

Kishária é então Mãe e Leito, Deusa e Terra. Sobre o sei peito, um berço de águas prateadas onde dormem três continentes irmãos: um forte e imperioso, um mágico e discreto e um que ninguém ousa pronunciar o nome.

Muitas eras se passaram e quando o Trio Divino atingiu a maturidade tomaram o poder da criação para si. Criando não só novos seres, plantas e formas, mas também divindade menores para ajudarem na suas criações.
Teogonia by Georges Braque
Origem
Uma narrativa antiga originária de Vaalbária, apesar de ser um conhecimento comum passado oralmente nas Terras dos Elfos, é praticamente desconhecida nas Terras Velhas e chegou lá por meio de um monge de Arestia que esteve em Vaalbária, ouviu a bela história e a transcreveu em 102 CH, mas o documento ficou perdido por muito tempo.
Variações
Existem muitas variações desde mito, em grande parte em realção à terceira irmã. Em muitas versões ela não existe, ou foi nominada como Senhora do Mundo dos Mortos e não possui nenhuma terra em Kishária de fato. Mas também existem versões contadas em Waladys em que Pholthus é o único filho e Terras Velhas são as únicas terras.

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild


Cover image: by Carolina Barbalho

Comentários

Please Login in order to comment!