BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Capilhama (Kapilhanmuh)

Não mexa com elas em Kaedra.

Aparência

Criaturas grandemente peludas, de pernas desnudas e cascos, com pelugem castanha escura, de mais ou menos 1,50 metro. São criaturas de rosto de capivara, sustentado por um pescoço ligeiramente alongado e forte. Suas feições exalam paz e tranquilidade, além de ser uma criatura excepcionalmente confortável para uma soneca. Tem uma pequena cauda, que se esconde na pelugem robusta. Seus pelos são lisos e longos, se estendendo até perto das suas patas. Geralmente, capilhamas mais velhos criam gêneros de bigodes longos, atingindo até 1 metro de comprimento. Esses bigodes dão um ar de sabedoria para essas criaturas e eles surgem independentemente de ser fêmea ou macho.

 

Vida, Cotidiano e Habitação

Defesa e Predadores

As capilhamas são criaturas pouco violentas no geral, que andam em pequenos grupos, geralmente compostos por um macho, uma fêmea e uma prole. Não tendem a agressivar mesmo criaturas humanoides ou outros predadores. Todavia, quando ameaçados, as capilhamas utilizam de seus cascos para efetuarem poderosos chutes, capazes de matar um humano adulto em pouco mais que dois golpes, apesar da magreza de seus cambitos. Vivem em biomas árticos ou de tundra no sudoeste de O'vask, por isso, aliás, a sua exuberante pelugem, bem como no topo de montanhas da região. Só são realmente predados por criaturas voadoras ou predadores que consigam atacar as suas costas ou crânio em um golpe fatal. Podem, alternativamente, usarem seus dentes protuberantes e rígidos, usados geralmente para quebrar grãos e nozes, para se defenderem, bem como realizar potentes cusparadas, realmente doídas, que normalmente miram nos olhos daqueles que os atacam. Grifos já foram vistos sendo derrubados no meio do ar, por disparos encolerizados de capilhamas inconformadas com a rudez da monstruosidade, que tinha acabado de agarrar um filhote.  

Alimentação

As capilhamas se alimentam de insetos, grãos, nozes e gramíneas. A resistência do seu sistema digestivo e o funcionamento da sua anatomia permite o consumo de plantas e criaturas altamente tóxicas. Como são criaturas que vivem em biomas altamente inóspitos, usam de seus cascos e dentes resilientes para abrir os cascos de árvores ou quebrar rochas, para encontrar plantas e insetos escondidos. Do modo como seu sistema digestivo é feito, capilhamas conseguem regurgitar alimentos com facilidade, desde que estejam ainda no seu primeiro estômago. Normalmente, quando vão lançar suas poderosas cusparadas, regurgitam parte do que comeram recentemente para dar peso aos disparos, tornando-os mais pedradas do que bolas de saliva.  

População

Capilhamas não fazem questão de viver em grandes bandos, se organizando no geral em grupos de uma fêmea, um macho e a prole. Quando a prole já cresceu o suficiente para se virar sozinha, ela não se separa realmente dos seus pais, mas os segue até que encontre um par para perpetuar a reprodução, quando chegar a época. Há, todavia, a chance da criação acidental de grandes comunidades de famílias capilhamas, em que vários grupos se unem em uma enorme conglomeração desses animais pela mera casualidade do destino. Isso ocorre em regiões de grandes corpos d'água ou baías, ricas em vegetação e, em especial, de árvores frutíferas. Não se importam muito se já um local habitado por outras criaturas, porque realmente não são territorialistas. Como são criaturas que geralmente viajam muito pelo seu habitat, não tem tendência a se apegarem a certos locais. Tanto que, se simplesmente o ambiente em que estão não servir mais, só vão se retirar pacificamente com o tempo.  

Usos Antrópicos

Seus pelos são geralmente usados como fibras para o feitio de peças de roupa, mas também são resistentes o suficiente para a utilização em instrumentos musicais. Não são eficientes como montarias, porque não são característicos por a sua grande fortitude. Em alguns locais, sua carne é usada como alimento e sua gordura é usada como óleo para a secura dos lábios e para a fritura de alimentos no frio extremo. Todavia, aos elfos, as capilhamas são tratados como animais sagrados, e no território de Kaedra não é permitido o encarceramento ou consumo do animal, que tem jardins em algumas cidades para a visitação e boa convivência entre a civilização e essas criaturas.

Maior Comunidade Capilhama

Terra da Valsa das Amoras: localizada na pequena cidade turística de Lenora, no sopé da Espinha de Saam, cuja economia gira em volta das paisagens bucólicas e a Terra da Valsa das Amoras. Em dado momento, descobriram que capilhamas gostam muito da agitação de uma valsa, e que tentam imitar dançarinos dentro das suas limitações animais. A dança ocorre duas vezes por semana dentro da comunidade, organizada pela população da vila, banhada ao licor de amoras silvestres colhidas na região.

Curiosidade!

Capilhamas são estranhamente adoradas pela nobreza orquisa. Dentro dos palácios imperais de Zamvakk, há capilhamas tratadas com extremo refino, servindo de animais de estimação dos filhos do príncipe imperial. Outros nobres são permitidos terem contato com as capilhamas e, em dado momento, com o sequestro da capilhama "Joca" (John Capybara), um nobre fez o investimento de, por si mesmo, retomar a capilhama de volta para casa, com requintes de crueldade ao sequestrador.

Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild

Comments

Please Login in order to comment!