D'tarig
Essas pessoas diminutas (com média de um metro e meio de altura) podem ser descendentes de casamentos entre humanos e anões na área de Tethyamar. Eles são o povo do deserto mais comumente encontrado por estrangeiros. Eles habitam principalmente nas margens leste e sudeste de Anauroch, onde eles rebanham cabras e ovelhas no sopé e fazem raras viagens além das fronteiras do deserto para negociar. Eles gostam de viajar em grandes grupos, bem armados com dardos envenenados e flechas para suas bestas.
Os d'tarig têm seu próprio idioma e evitam o contato com outros seres humanos. As exceções a isso são as mais aventureiras da tribo, que tendem a ser mais jovens. Eles são frequentemente contratados por pessoas de fora que querem guias para o deserto, pois geralmente afirmam ser especialistas que conhecem todas as dunas e oásis da grande Anauroch. Alguns gananciosos D'tarig, que são mais corajosos que seus companheiros, são conhecidos como "caminhantes do deserto", pois se aventuram no deserto para negociar metal (geralmente armas de metal, embora vasos e outras embarcações também sejam valorizadas) para os Bedine em troca de camelos. cargas de resina coletada. Os D'tarig vendem seus frascos de resina reunida a comerciantes de todo o mundo em Faerûn para fazer incenso.
D'tarig são pessoas egoístas e brutais, tendendo a ser egoístas e bastante covardes. Eles trocam lealdades prontamente, para quem os pagar mais. Eles não têm o conhecimento da terra e a habilidade de pedra dos anões; a maioria deve encontrar o seu caminho no deserto aprendendo as trilhas do oásis e as estrelas. Eles tendem a manter-se por medo de problemas.
Culture
Código de vestimenta comum
No deserto, D'tarig usa albornozes e turbantes brancos, com botas de sandálias de patins. Apenas seus olhos escuros, nariz empinado e sobrancelhas de couro são expostos.
Comentários