Helm
Conhecido como O Vigilante e O Guardião, é o deus dos guardiões, da proteção e dos protetores. É reverenciado por guardas e paladinos, por muito tempo visto como frico e focado, imparcialmente tomando o papel de defensor e algumas vezes de aplicador da lei. Suas atividades durante o Tempo das Perturbações fizeram o povo de Faerûn o ver de forma diferenciada.
Personalidade
Como uma velha divindade, Helm é o eterno sentinela e é sempre visto usando um conjunto completo de armadura que representea o peso de sua dura responsabilidade. Ainda assim, Helm faz seu trabalho sem reclamar. As pessoas dos Reinos admiram enormemente essas qualidades, vendo-o como um deus humilde e tranquilizante.
Relações
Eras atrás, o deus Lathander causou o expurgo divino conhecido como Cataclisma do Amanhecer, no qual a amante de Helm, a deidade menor do pragmatismo chamada Murdane foi uma vítima. Helm repreendeu o Senhor da Manhã por isso. Entretanto, Helm reservou sua real oposição a divindades cujos planos ameaçavam as pessoas e a estabilidade de Faerûn, especialmente Bane, Cyric, Mask e Shar. Ele tem diferenças especialmente com a violência descontrolada e a destruição despreocupada de Garagos, Malar e Talos.
O único deus que conseguiu ser considerado totalmente um aliado do Guardião foi Torm, o deus dos paladinos. Ideologias diferentes causaram uma grande rivalidade beirando o ódio entre o clero de ambos os deuses, mas as divindades em si permaneceram próximas.
Seguidores
Helmitas são respeitados e reverenciados por sua dedicação, propósito e voto de vir em defesa dos que necessitam. Vestem armaduras completas polidas e com elmos emplumados. Sua hierarquia é rígida e miltarizada, com grupos específicos como a Ordem de paladinos chamada de Olhos Vigilantes do Deus. Anteriormente havia um único pontífice como líder da igreje, o Vigilante Supremo, mas desde 992 CV não há alguém nessa posição.
Quando preparando para a batalha, um Patriarca de Helm pode usar uma maça cerimonial para aspergir as tropas em água benta, conhecida como Lágrimas de Helm.
A fé é especialmente popular em Cormyr, na Costa do Dragão, Tethyr, Orla de Vilhon e nas Terras Centrais Ocidentais.
Festivais
Helmitas celebram o festival conhecido como a Cerimônia da Honra a Helm no Shieldmeet.
Ordems
Guardiões dos Caídos
Uma irmandade de curandeiros de campo de batalha.
Cavaleiros Sempre Atentos
Um grupo de guarda-costas dedicados que os templos Helmitas terceirizam para gerar fluxo de caixa.
Olhos Vigilantes do Deus
Uma ordem de paladinos que cultuam Helm afiliados à igreja.
Ordem da Manopla
Uma ordem de fanáticos de Helm, Torm, Tyr e Hoar, vista como única forma de expurgar o mal do mundo. Baseada no Forte de Helm, próximo a Neverwinter. Uma das mais fortes facções na Costa da Espada. Veja mais Ordem da Manopla.
Ordem do Olho Dourado
Facção dissidente da Ordem da Manopla, formada por Javen Tarmikos, por achar que esta não estava fazendo bem seu papel no expurgo do mal. Seus métodos são mais polêmicos. Veja mais em Ordem do Olho Dourado.
Hierarquia clerical
Bispos de Helm são conhecidos como Bisos (Bishous) e sacerdotes como Inquisidores (Pryat).
Comentários