Myrkul
Myrkul (pronunciado: / ˈmɛrkʊl / MER-kul), também conhecido como o Senhor dos Ossos, o Senhor dos Mortos e o Ceifador, era o deus dos mortos no panteão de Faerûn. Ele era originalmente um homem mortal, um necromante chamado Myrkul Bey al-Kursi, que ascendeu à divindade ao lado de Bhaal, o deus do assassinato, e Bane, deus do medo, ódio e tirania. Durante algum tempo, o portfólio de Myrkul e sua casa, o Castelo dos Ossos, foram usurpados pelo mortal Cyric e depois transferidos para o Kelemvor ascendido. No entanto, como o que está morto nunca pode realmente morrer, Myrkul foi adorado como o Deus dos Mortos mais uma vez no século XV.
Sua influência em Faerûn foi inspirada pelo medo da morte. Myrkul não era amplamente adorado, mas temido, e até culpado pelas dificuldades naturais que acompanharam o envelhecimento. Ele dominou a habilidade de despertar inquietação e medo entre os mortais através de cada ação ou mera palavra. Seu rosto, o crânio branco envolto em um capuz preto, era reconhecido através dos Reinos como o símbolo do medo e da morte, o modelo dos pesadelos.
Era muito importante para Myrkul que os faerunianos sempre o mantivessem no fundo de suas mentes. Ele nunca perdeu uma oportunidade de lembrar ao mundo que estava esperando por todos eles.
Classificação Divina
Deus
Igreja/Culto
Children
Mitos Relacionados
Comentários