Netheril
História
Netheril foi fundada em -3859 CV por humanos de pele clara e cabelos escuros que moravam ao longo das margens do Mar Estreito, um corpo de água agora perdido sob as areias do Anauroch. No seu auge, Netheril abrangia todas as terras agora enterradas sob Anauroch, com colônias estendendo-se para oeste em direção ao Mar Sem Rastros, e cidades flutuantes ao alto de terras distantes. As cidades do Mar Estreito vieram a ser conhecidas como Baixa Netheril, enquanto a civilização das nuvens era conhecida como Alta Netheril, famosa pela magia de poder supremo.
Alta Netheril entrou em colapso depois que Karsus destruiu Mystra em -339 CV, e todas menos quatro das antigos cidades flutuantes de Alto Netheril cidades foram destruídas. Três delas - Anauria, Asram e Hlondath - foram salvas pela influência de Mystra e desembarcadas seguramente a oeste do que agora são conhecidas como as Montanhas Boca do Deserto, onde eles fundaram reinos de mesmo nome na superfície.
Asram foi vítima de uma praga espalhada pela deusa Talona em -33 CV. Anauria caiu para uma horda orc em 111 CV, e Hlondath foi consumida pelas areias de Anauroch e abandonada em 329 CV. Habitantes desses “estados sobreviventes nethereses” orientais eventualmente migraram para o sul em Cormyr e leste para a região do Mar da Lua. Seus descendentes foram amplamente absorvidos pela florescente cultura Chondathani das Terras Centrais do Ocidente e são agora são considerados como Chondathani ou Vaasani do norte.
A queda da Baixa Netheril teve menos a ver com a loucura de Karsus e mais a ver com os feitiços de dreno vital sempre invasivos dos phaerimm.
À medida que o ritmo da desertificação aumentou, em torno de -461 CV, a maioria dos habitantes de Baixa Netheril gradualmente migraram para o oeste. A maioria dos estudiosos divide os migrantes Netherese ocidentais em dois grupos. O grupo sudoeste fundou reinos nos vales dos rios Sinuoso e Chionthar, enquanto o ramo noroeste formou cidades-estado isoladas espalhadas pela Fronteira Selvagem. Pequenas evidências da cultura Netherese permanecem entre os descendentes de ambos os ramos, para ambos os grupos foram posteriormente subsumidos por imigrantes do outro lado do mar para o oeste (os Illuskani) ou pelo tribos nativas da região (os Tethyriani).
Acredita-se que quatro grupos pequenos de Netherese puro-sangue sobrevivam nos dias atuais. Os pantaneiros do Pântanos Mar Distante são creditados como descendentes de Anauria que nunca foram absorvidos pelos habitantes chondathani de Cormyr. Os bárbaros Tunlar das Planícies de Tun são considerados descendentes dos bárbaros de Rengarth (primos dos Baixo Netherese) do sul de Netheril. Os bárbaros nômades do Percurso ao norte do Mar da Lua acreditam-se ser descendentes do bárbaros de Angardt do norte de Netheril (também primos dos Baixo Netherese).
Finalmente, a quarta cidade flutuante de Alta Netheril, conhecida como Obscura, sobreviveu à queda de Netheril por desaparecer no Plano da Sombra. Obscura reapareceu em 1372 CV, depois de gerações de guerra com os malaugrym no Plano das Sombras.
-3859 - -339
Tipo
Geopolitical, Empire
Nomes Alternativos
Império da Magia
Gentílico
Netherese
Sistema de Governo
Magocracy
Estrutura de Poder
Feudal state
Itens Manufaturados
Etnias Relacionadas
Comentários