Umbreterna
Umbreterna é a vasta rede de cavernas e túneis subterrâneos sob a superfície de Abeir-Toril. É o lar de uma série de seres malignos levados profundamente às cavernas no final da era dos demônios.
Geografia
A paisagem subterrânea de Umbreterna variava de pequenas fissuras subterrâneas quase impossíveis de serem rastejadas pelos aventureiros, a grandes extensões de águas profundas que escondiam cavernas de coral, escavavam seções de gelo nas quais as criaturas viviam e lugares onde fungos, ossos ou mesmo força pura se formavam "cavernas".
Essa paisagem variada era tão dinâmica quanto a superfície de Abeir-Toril. Algumas áreas estavam sempre mudando com o tempo devido aos rios subterrâneos de magma ou ao esvaziamento de lagos subterrâneos devido a rachaduras na rocha formada por terremotos. Isso significava que os mapas de Umbreterna não eram confiáveis.
O ambiente de Umbreterna variava muito do mundo da superfície, tornando a aventura através dele uma expedição perigosa. Assim como caminhar pelo deserto, os aventureiros que atravessavam as passagens de Umbreterna precisavam estar bem preparados.
Umbreterna estava principalmente sem nenhuma fonte de luz, exceto por ocasionais rochas luminosas ou fungos. Grande parte dela também estava sem comida ou água, tornando o suprimento de alimentos bem abastecido um item indispensável ao explorar terrenos desconhecidos no subsolo.
A falta de luz combinada com um silêncio semelhante ao túmulo tornava a viagem algo apenas para os mais fortes. O silêncio estressante fez até aventureiros experientes ficarem agitados depois de alguns dias.
Assim como as masmorras profundas, o ar pode ficar velho e até venenoso no Subterrâneo. Pode conter gases explosivos da atividade vulcânica subterrânea ou outros gases mortais que borbulham nas fissuras profundas da rocha. Ar ruim e vapores venenosos poderiam se acumular em porções de túneis e cavernas mais ou menos isoladas das principais abóbadas e cavernas. Túneis semelhantes a sifões que retêm água também podem reter esses gases por um longo tempo.
A temperatura subterrânea varia de acordo com a profundidade e a proximidade das atividades térmicas na área. Ao longo do ano, a temperatura permanece estável e moderada na maioria das regiões, geralmente um pouco úmida ou fria. A água subterrânea é extremamente fria e apresenta risco de hipotermia.
Fauna e Flora
A vida vegetal e a vida animal podem ser tão variadas no subsolo quanto na superfície. Desde pequenos insetos para horrores-gancho ou dragões da sombra, que montam seus reinos no fundo, tudo poderia ser esperado. A vida vegetal foi incapaz de utilizar a luz solar como fonte de energia e, portanto, assumiu formas estranhas adaptadas à vida subterrânea. Muitos fungos também foram encontrados no subsolo. Sendo incapazes de digerir nutrientes normais na maioria das vezes, eles contavam com a absorção de faerzress por sua energia.
Umbreterna é extremamente perigosa, especialmente para aqueles que não são nativos. Há os perigos usuais associados às cavernas: claustrofobia, falta de circulação de ar ocasional e perder-se. Não há luz, exceto por manchas ocasionais de fungos fluorescentes; a maioria dos habitantes da escuridão possui sentidos altamente desenvolvidos de visão ou a visão no escuro. A comida pode ser extremamente difícil de encontrar e grande parte da vegetação natural [e venenosa.
Além desses perigos, Umbreterna também é o lar de muitos predadores e raças frequentemente hostis, incluindo aboleth, observadores, mantores, derro, drow, duergar, anões, illithids, kuo-toa, driders e svirfneblin.
Tipo
Cave System
Comentários