Zhentarim
“Ingressar nos Zhentarim é como ter uma chave que abre mil portas, cada uma que leva para cumprir um desejo pessoal. Muitos se inibem deste tipo de liberdade. Eles gostam de suas restrições, leis, e amarras – os dá a ilusão de segurança. A Rede Negra provê o que se precisa para explorar os reinos e dimensões que poderiam partir mentes acomodadas com limites. Apenas nesses locais eu posso encontrar magia poderosa o suficiente para derrotar seres que não conhecem coisas como tempo, medo ou misericórdia. Você pode não gostar dos meios Zhentarim, mas quando um demônio rastejar para fora do Abismo e for atrás de sua família, você ficará feliz que eu fui para as áreas mais escuras dos Reinos para encontrar a solução do seu problema.”Os Zhentarim procuram se tornar onipresentes e inevitáveis, mais ricos e poderosos, e acima de tudo, intocáveis. A face pública da organização parece muito mais benigna, oferecendo os melhores mercenários que o dinheiro pode comprar. Quando um mercador necessita de uma escolta para sua caravana, quando uma nobre necessita de guarda-costas para proteger seus bens, ou quando uma cidade necessita de soldados treinados para defender sua honra, os Zhentarim fornecem os melhores homens e mulheres treinados que o dinheiro pode pagar. Entretanto, o custo de formalizar tais negócios com a Rede Negra pode ser alto. A Rede Negra quer fazer com que seja necessário – e de preferência, sempre – que se faça negócio com seus membros. O desejo é de garantir, ao longo do tempo, um monopólio com mãos de ferro. Seus membros têm que ser os melhores – os mais baratos, mais rápidos e mais seguros – em fornecer bens e serviços, sejam eles legais ou ilícitos, preferindo perder dinheiro se isso significar destruir um competidor, e garantir lucros em cima de qualquer um com quem negociem, exceto quando fazer isso seria trabalhar contra os objetivos da Rede Negra: de modo a tornar todo mundo dependente dela. Um membro dos Zhentarim pensa em si mesmo como um membro de uma grande família e conta com a Rede Negra por recursos e segurança. Entretanto, ao membros é garantida autonomia suficiente para perseguir seus próprios interesses e ganhar alguma medida de poder pessoal e influência.— Ianna Asterion, agente Zhentarim
Estrutura
Os Zhentarim começaram como uma ordem militar, mas ao longo das eras se tornou uma espécie de rede que trabalha com todas as formas de negócios escusos (por isso o apelido de Rede Negra). Seus líderes atuais são um mistério, e suas ordens correm através da Rede Negra até chegar em seus agentes. A organização é uma meritocracia, que valoriza fortuna e poder pessoal acima de tudo.
Zhents são valorizados por sua ambição e recompensam aqueles que conseguem seus objetivos com suas próprias mãos. Dentre seus membros mais comuns estão mercenários bem-treinados, assassinos e bruxos astutos que desejam expandir seu poder e influência. O resultado é o que importa. Eles se dão bem com a lei, mas não se importam em fazer algo ilícito ou escuso para conseguirem o que querem. A tendência geral da facção é maligna, mas aceita membros de outras tendências.
Patentes
- Fang
- Wolf
- Viper
- Ardragon
- Dread Lord
Agenda Pública
Objetivos
- Acumular riquezas
- Buscar oportunidades para ter poder
- Ganhar influência sobre pessoas e organizações importantes
- Dominar Faerûn
Crenças
- Zhentarim são sua família. Você cuida dela, e ela cuida de você
- Você é senhor de seu próprio destino. Nunca agradeça pelo que você merece ser
- Tudo – e todos – tem um preço
História
Fundada em 1261 DR por Manshoon no Forte Zhentil, os Zhentarim foram criados inicialmente para os propósitos expansionistas de Manshoon. Em 1263 DR o sumo-sacerdote e escolhido de Bane, Fzoul Chembryl, se uniu ao Forte e converteu os sacerdotes a ordem de Bane. Ao longo de 200 anos, a religião principal dos Zhentarim se alterava entre Bane e Cyric, sempre guiada por traições e guerras internas.
Atualmente, os Zhentarim são apenas uma sombra de sua antiga glória, mas ainda assim uma facção extremamente influente. Oferecendo seus serviços a quem pagar o melhor preço.
Comentários