BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Aliados

Trabalhadores

  Quando discute-se trabalhadores que podem ser contratados pelos jogadores para realizar uma função, existem dois tipos primordiais, o trabalhador inapto (sem treinamento) e o trabalhador qualificado (treinado para um trabalho específico).  

Ineptos

  Um trabalhador inepto é basicamente uma pessoa ordinária, que nunca praticou nenhuma função ou recebeu treinamento específico para aquilo que se pretende contratá-lo. Nessa categoria entram ajudantes de fazenda, trabalhadores manuais e criaturas com baixa escolaridade, sendo essencialmente a parcela desempregada da população. São pessoas ou criaturas que não conseguem ganhar a vida por meio de uma profissão e aceitam um salário mais baixo para funções mais simples e auxiliares.   O "salário mínimo" para esse tipo de função é 2 pp/dia, sendo este o mínimo aceito pela maioria das pessoas e o suficiente para manter um estilo de vida considerado "Pobre" sem possibilidade de gastos extras. Com persuasão, é possível contratar este tipo de trabalho por 1 pp/dia nas regiões mais miseráveis, mas cumpre ressaltar que não é algo realmente moral, pois com este mero salário, só é possível manter um estilo de vida considerado "Esquálido".   Em áreas com menor quantidade de pessoas desempregadas e, por consequência, menor disponibilidade de trabalho inepto, o custo mínimo por este tipo de serviço pode chegar a até 5 pp/dia, podendo superar este valor ou estar completamente indisponível em áreas muito ricas.  

Qualificados

  Um trabalhador qualificado é todo e qualquer indivíduo que possua uma habilidade em que seja bem treinado. Uma pessoa pode ser contratada já qualificada para o serviço ou um trabalhador inepto talentoso em uma habilidade pode ser lentamente treinada nesta habilidade, mas independente da forma de contrato, um trabalhador qualificado só aceita uma remuneração muito maior que um trabalhador inepto.   Cumpre ressaltar que um trabalhador qualificado pode não significar meramente um indivíduo com treinamento em alguma ferramenta ou instrumento musical, podendo incluir também aqueles especializados em funções normalmente assumidas por trabalhadores ineptos e assim, muito melhores e mais habilidosos nelas. A tarefa de coletar lenha pode ser deixada para um trabalhador inepto, mas um lenhador experiente pode coleta-la muito mais eficientemente; e as vezes contratar um par de minotauros pra trabalhos pesados compensa muito mais do que contratar dúzias de trabalhadores ineptos.   Quanto ao valor, via de regra o mínimo que um trabalhador qualificado aceita, mesmo nas profissões menos valiosas, é 1 po/dia, valor meramente suficiente para manter uma qualidade de vida "Modesta". O valor que eles recebem depende de suas habilidades, representado pelo modificador que possuem na profissão treinada, mas tal valor também pode ser alterado dependendo da profissão contratada. Claramente um Ferreiro vai ganhar mais que uma Costureira de mesmo nível, tendo em vista a dificuldade de treinamento desta habilidade, mas um Alquimista vai ganhar mais que os dois.   É possível dividir de forma simples os trabalhadores qualificados, mais especificamente os artesãos, nos seguintes ranks para mais fácil identificação, apesar de até mesmo dentro deles existir grande variedade:Aprendiz, trabalhadores novatos e/ou em treinamento; Básico, o tipo de trabalhador mais comumente encontrado em vilarejos como o ferreiro local; Conhecido, os melhores trabalhadores e artesãos do vilarejo; Veterano, o tipo mais encontrado e recomendado em cidades; Especialista, o tipo de trabalhador que se sobressai até mesmo na alta competição das grandes cidades; Mestre, os mais brilhantes e melhores em uma profissão; Lendário, o tipo de artesão representado em lendas antigas e capaz de criar obras capazes de perdurar por eras; e por fim, Mitológico, o tipo de trabalhador do tipo necessário para a criação de artefatos.   Importante deixar claro que um trabalhador de rank superior ao Veterano tem confiança suprema em suas habilidades e tende a ter orgulho de suas capacidades, conseguindo viver um estilo de vida rico ou até mesmo aristocrático por conta própria, então contratar uma pessoa deste tipo pode exigir mais condições do que meramente um salário alto.
CLASSE MODIFICADOR MÍNIMO DE CUSTO/dia
Aprendiz +1 1po
Básico +2 a +5 2po a 8po*
Conhecido +6 a +8 10po a 16po
Veterano +9 a +11 32po a 136po
Especialista +12 a +14 144po a 216po
Mestre +15 a +18 256po a 560po
Lendário +19 a +22 1000po a 1800po
Mitológico +23 a +28 + de 2000 po
*Os valores são os mínimos que podem ser definidos para a habilidade do trabalhador, com o menos habilidoso pedindo acima do primeiro valor mínimo, e os mais habilidosos da mesma categoria pedindo acima do segundo valor mínimo.  
Os valores da tabela acima levam em consideração estilo de vida previsto para o trabalhador de um certo nível, mas seu incremento exponencial nos ranks maiores revela a raridade e inconstância de indivíduos que chegam neste nível. Trabalhadores mestres são o tipo de indivíduos que reinos cobiçam e que trabalham diretamente para o palácio, enquanto ranks superiores tendem a ser criaturas inumanas que só trabalham por seu próprio prazer, como gigantes ou dragões.

Mercenários

  Caso seja necessário uma mão extra no combate, os jogadores podem tentar contratar algum indivíduo para auxiliar na luta ou até mesmo para manter guarda ou realizar escolta. O valor cobrado é definido pelo mercenário, geralmente após ficar sabendo do teor da missão, mas eles possuem um valor mínimo aceitável dependendo de suas capacidades básicas. Importante manter em mente que pelo trabalho de mercenário ser um ramo arriscado e perigoso, razoavelmente insalubre, o custo de contratar um mercenário é comparativamente maior ao de contratar um mero trabalhador. Mercenários confiantes em suas habilidades tendem a cobrar mais, até 2x o preço usual.   Claro, encontrar um mercenário pode ser uma tarefa por si só dependendo da cidade, e todo indivíduo tem sua peculiaridade que pode impedir que ajudem o grupo, seja por desavenças de fé e crenças ou mesmo por conflito de serviços.   Coisas importantes que um recrutador em potencial deve manter em mente são os modificadores de preço. Enquanto existe um valor mínimo padrão para certas formas de mercenários, muitas coisas podem incrementar (ou até mesmo reduzir) o custo do contrato. A mais proeminente é o tipo de serviço, posto que o valor é o previsto para proteção de uma caravana ou mesmo lutar em uma guerra, mas contratar um mercenário para exploração de dungeons ou mesmo expedições por terras perigosas pode aumentar o valor de um contrato em até 3 vezes, mas geralmente não chega a tanto. Mesmo em uma guerra, um mercenário cobra muito mais para lutar contra um país ou organização famosos por seus magos do que contra um país famoso por seus cavaleiros, tendo em vista o poder destrutivo e o severo risco de vida imposto por magia. No outro ponto do espectro, contratar guardas para um castelo ou outra fortificação pode custar até menos do que o previsto.   Outros dois tipos de modificadores são as capacidades do mercenário e o tipo, humanoide ou monstruoso. Quanto ao tipo, contratar um monstro pode variar um pouco dependendo da cultura deles, tendo em vista que algumas raças como os lizardfolks e ogros podem não valorizar ouro tanto quanto outras, então o preço tende a ser menor para este tipo de criatura mas envolver algumas condições especiais como fornecimento de comida ou armas de metal. Por ultimo, quanto a capacidade do mercenário, se trata mais das habilidades especiais que eles possuem, com um mago ou outro tipo mágico, bem como monstros com habilidades especiais, custando de 2 vezes mais que um mercenário normal até 8 vezes mais tendo em vista o incremento quadrático de poder.
CR CUSTO EXEMPLO
0 2pp Aldeão
1/8 5pp Guarda, Kobold, Bandido
1/4 1po Acólita, Goblin,
1/2 2po Bruto, Hobgoblin, Patrulheiro
1 4po Bugbear, Espião
2 8po Bardo, Padre, Druida, Berserk
3 12po Arqueiro, Ilusionista, Cavaleiro
4 20po Pistoleiro, Homem-Tigre, Oráculo
5 30po Encantador, Gladiador, Homem-Urso
6 42po Conjurador, Mago
7 58po Bruxo Diabólico
8 80po Assassino, Adivinhador, Guarda-Negra
9 110po Campeão, Padre de Guerra, Evocador
10 134po Biomago
11 150po Busca-Almas
12 186po Arquidruida, Arquimago, Mestre da Guerra
13 210po -
14 246po -
15 310po -
16 358po -

Acompanhantes

  Acompanhantes são o tipo de NPC que decide por conta própria, ordem de outrem, ou coerção, seguir os personagens em suas missões, de forma temporária ou permanente, sem qualquer contrato mercenário formado entre as partes. Um acompanhante pode ser aquele goblin adotado pelo grupo como mascote, o escudeiro que respeita o guerreiro e com ele deseja aprender, a filha do nobre que deve ser escoltada como parte da missão, a bela elfa assassina que ajuda o grupo em uma missão de espionagem ou mesmo aquele cachorro comprado em um impulso 17 sessões atrás.   Acompanhantes são mais perigosos que os mercenários, de certa forma, pois suas alianças dependem da forma com que são tratados bem mais do que qualquer promessa de recompensa. O respeitoso escudeiro pode ir embora desiludido por seu mentor, o pai da jovem nobre escoltada pode recusar a recompensa e mandar mercenários como vingança contra o grupo, e o cachorro pode fugir ou até mesmo atacar seu dono que o maltrata. Acompanhantes não são meros servos, são amigos e companheiros de jornada, e portanto tem benefícios a mais.  
  • Diferente de um mercenário, um verdadeiro acompanhante pode usar hit dices para se recuperar em um descanso curto, com o valor disponível exibido em sua ficha logo após sua vida média (a equação de cálculo de vida), recuperando metade deles em um descanso longo.
  • Acompanhantes não são imediatamente eliminados após caírem a 0pv, somente se isso reduzir os pontos de vida dele a um negativo de 1/3 do total dos PV com o ataque que reduziu os PV dele a 0, do contrário devem realizar os 3 saves de morte. A diferença primordial com os personagens dos jogadores é que os saves do acompanhante não resetam após recobrar pontos de vida, somente após um descanso longo.
  • Diferente de mercenários, que podem muitas vezes se recusar a aceitar uma arma nova por ser um relacionamento contratual e estarem mais acostumados com suas armas padrões, um acompanhante pode ser convencido (depende do indivíduo) a aceitar as ideias do grupo com maior facilidade, mudando de equipamento para melhor ajudar seus amigos. Isso não afeta seu CR para quaisquer efeitos.

Heroicos

  Heroicos são os NPCs que ganham status especial na história, o tipo de indivíduo que é tão poderoso quanto, se não mais que, os personagens em seu máximo. Indivíduos como Elminster e Alustriel em Faerun são ótimos exemplos de personagens heroicos, mas qualquer NPC da campanha que exija um status superior ao restante pode ser considerado um heroico. Um heroico via de regra não acompanha o grupo.   O Heroico se beneficia de todos os benefícios que os personagens dos jogadores apreciam, como reset em saves de morte e inexistência de um limite de pv negativo pra instakill. Ainda, um heroico é o tipo de pessoa que possui uma ou duas dádivas divinas, talentos normais e talentos épicos, bem como itens mágicos e poções. Em nenhum limite da imaginação eles são imortais ou protegidos por armaduras de plot, mas eles são beneficiados como personagens importantes, então sempre tenha em mente uma ou duas formas que eles usariam para escapar de perigo na cena em que forem apresentados ou estiverem participando (sem trapacear!).   Não existem muito mais regras para se dizer de heroicos, só uma coisa básica precisa ser definida, UM HEROICO NUNCA PODE SER UM ACOMPANHANTE PERMANENTE, isso é o famoso DMPC, e é burrice.
Aqui apresenta-se um melhor detalhamento das regras para se contratar um trabalhador para uma função. As regras detalhadas são a base, mas o mestre pode realizar alterações momentâneas para melhor se encaixar na situação vivida pelos personagens.

Comentários

Please Login in order to comment!