Arquivista
Valda's Spire of Secrets
Apesar da maioria dos investigadores preencher seus grimórios com o raro e suado conhecimento nascido do encontro com ameaças sobrenaturais, alguns preferem ir além e formar arquivos completos. Tais arquivistas buscam acumular conhecimento, ainda mais do que bugigangas, passando horas incontáveis mergulhando em diversos tomos inidentificáveis de segredos ocultos e compilando-os em textos enciclopédicos no sobrenatural. Através de suas pesquisas, os Arquivistas se tornam mestres do arcano oculto, e bibliotecas inestimáveis de conhecimento obscuro.
Estudiosos mais do que lutadores, os investigadores Arquivistas preferem grandes cidades ou locais com alta tramitação de conhecimento, muitos vivendo em meio aos monges do forte de Candlekeep, ou nas movimentadas metrópoles de Baldur's Gate e Waterdeep. O tesouro mais valioso que podem encontrar são tomos antigos de informação, não do tipo mágico e direto como um mago apreciaria, mas sim o puro conhecimento de informações sobre criaturas, deuses e outros afins arcanos obscuros.
BUGIGANGA
Investigadores costumam coletar um numero decente de bugigangas sobrenaturais, que podem reavivar os efeitos com um pulso de energia vital arcana. Assim, uma vez que use uma de suas bugigangas, não consegue usar esta característica de novo até terminar um descanso curto ou longo.Conforme ganha mais níveis nesta classe, sua energia vital consegue suprir mais vezes as bugigangas entre descansos, permitindo que use uma vez mais no 5º nível (2 usos), 11º nível (3 usos), e 17º nível (4 usos).
Pelo 3º nível, você coletou uma poderosa bugiganga para aprimorar suas magias de ritual:
Pergaminho Arcaico. Você pode realizar um feitiço de ritual com sua característica de Conjuração Apressada sem gastar um dos usos da característica.
TESE
Igualmente no 3º nível, você ganha acesso a certas magias associadas ao campo de sua tese. Escolha uma das seguinte áreas para sua tese: Corpus, Anima, Mortis ou Regis. Você ganha uma lista de feitiços associados a tese, adicionados ao seu grimório. Se ganhar acesso a uma magia que não apareça na sua lista de Magias do Investigador, a magia ainda assim é considerada uma magia de investigador para você. Você pode usar uma ação e gastar um dos usos de sua característica Conjuração Apressada para conjurar uma de suas magias de tese.FEITIÇO ERUDITO
Pelo 6º nível, você dominou a detalhada teoria de propagação arcana. Quando conjura um feitiço que força a criatura a realizar um teste de resistência para resistir aos efeitos, pode dar a um alvo desta magia desvantagem no primeiro teste de resistência contra a magia.Uma vez que use esta característica, não pode usá-la novamente até concluir um descanso curto ou longo.
EXPERTISE ENCICLOPÉDICA
Começando no 10º nível, você pode identificar qualquer efeito arcano de memória. Quando observa um feitiço sendo conjurado ou investiga um efeito mágico, você sempre consegue identificar a magia que foi conjurada, o item mágico responsável, ou o monstro que produziu este efeito. Entretanto, esta habilidade falha em identificar itens mágicos, magias e monstros razoávelmente únicos ou não registrados em textos arcanos.MEMÓRIA EIDÉTICA
No 14º nível, você consegue duplicar feitiços que ve pelo mundo sem esforço. Você pode copiar em seu grimório qualquer feitiço de ritual que vê sendo conjurado.Ainda, você pode copiar com precisão as exatas moções da conjuração de uma magia para duplicar seus efeitos. Quando vê um feitiço de 5º nível ou inferior sendo conjurado, você pode usar sua ação e gastar 1 uso de sua Conjuração Apressada para conjurar o feitiço você mesmo sem gastar um espaço de magia. Para usar esta habilidade, o feitiço deve ter o tempo de conjuração de 1 ação, deve ter sido conjurado dentro do último minuto, e não deve ter componentes materiais custosos que indiquem um custo ou que sejam consumidos pela magia.
Uma vez que duplique um feitiço desta forma, não o pode fazer de novo até terminar um descanso longo.
Comentários