BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Magia e suas regras

Magias alteradas, banidas ou limitadas, bem como opções especiais

SUMÁRIO
Magia é o nome dado pelo povo comum para o poder de moldar a energia do mundo para produzir resultados inesperados com as leis naturais. Na região ocidental a magia é geralmente conhecida por dois nomes, A Arte para magias de origem arcana, e O Poder para magias cuja fonte se resvala em deuses e outras entidades. Seja qual for o nome que lhes dão, ela não só serve como fonte para canalização de feitiços, mas também como energizador de itens mágicos, catalizador da conexão entre planos e mutagênico que modifica a natureza e os planos por sí.   Teóricos e estudiosos lutam incansávelmente de diversas frontes para compreender todos os mistérios do que realmente é esse poder misterioso, mas seus doces segredos são revelados a muito poucos, e mesmo assim, sempre existem novas profundezas a serem exploradas. Seja por meio dos arcanistas que analizam minuciosamente cada tear da Teia, seja em primalistas que estudam os resíduos de poder em tudo que é natural, seja nos fiéis que confiam no poder que lhes é dado, ou mesmo pelos ocultistas que resvalam nos segredos esotéricos da magia antiga.    
 

Magia Bruta

 

Conceito

  Diferente do que se normalmente pensa, não é a Teia que da origem a magia, e muito menos sua criadora, a deusa Mystril. A base essencial por traz de qualquer feito mágico é a Magia Bruta, uma fonte de poder natural que é tão intrínsicamente ligada com o mundo e a criação que é indissociavel da existência, assim como o é a Energia Vital que lida com a vida, e a Energia Negativa que lida com a morte.   Filosóficos e Animistas a prescreve como "a força de vontade, a força de ser, de todo tipo de criatura ou objeto no mundo" e é essa energia potencial que permite que conjuradores alterem o mundo como desejam. Teóricos entre ocultistas esotéricos apresentaram a hipótese de ser a "matéria base" deixada pela criação dos planos, enquanto arcanistas apresentam novas teorias do ordinário ao completamente insano a cada duas semanas. Mas o que se entende é que independente da origem ou o que é, Magia Bruta é a base de toda e qualquer magia, como um rio selvagem, ou uma tempestade avassaladora.   Para poder controlar essa energia indomável, entidades superiores criaram suas formas específicas de lidar com ela, a mais pungente delas sendo a Teia, criada pela deusa da Magia na origem da era dos Deuses. Esse sistema de comandar magia é o mais abrangente e praticamente o único conhecido pela esmagadora maioria dos conjuradores, mas outros existem, até mesmo alguns criados por meros mortais que canalizam diretamente a Magia Bruta, com o mais conhecido dele sendo a Magia Selvagem.   Se precisa de exemplos análogos a magia bruta e a Arte/Poder, pode-se imaginar o primeiro como o hardware de um computador e o segundo como um sistema operacional. A magia bruta da o poder, enquanto o sistema fornece métodos mais amigáveis de se usá-lo, de forma que a Teia é basicamente um portão que permite que um conjurador acesse o potencial da magia sem sofrer de seus efeitos nocivos ou destrutivos  

Uso

  O fato da magia bruta estar presa na matéria do mundo e controlada pelos esforços de Mystra a torna não só inacessível para a maioria dos mortais, como a própria essência dela a torna difícil de controlar. Um mago que acessasse a magia bruta a veria como muito mais furiosa e imutável que aquela acessada por meios ordinários, de forma que um mago usando magia bruta para conjurar feitiços teóricos da Teia sentiria que é muito mais jogar energia que moldar efeitos, mesmo que tenham uma potência maior.   Um dos usos mais comuns da magia bruta é nas chamadas Piscinas de Radiância, poços de um liquido similar a agua que nada mais são do que pura magia bruta condensada, acumulada por um desvio na Teia. Essas fontes de magia podem garantir efeitos inimagináveis, como o outrora impenetrável escudo de Myth Drannor, ou até mesmo imortalidade.   Independentemente, alguns mortais já fizeram uso da magia bruta das mais diversas formas, algumas são:  
  • Fogo Arcano - um talento revelado em poucos, no qual um individuo pode canalizar a magia bruta em radiantes chamas azuis para atacar, ou sólidos simbolos prateados para ajudar ou se defender.
  • Mana - um termo sinonimo a "força mágica", é uma energia dourada etérea coletada em meditação e refino de circulos no coração do conjurador, usada no Leste Final. Magos que canalizam mana não são presos a espaços de magia, mas são excessivamente raros, pois a meditação e refinamento de mana deve ocorrer de tenra idade e em conjunto com os estudos, de forma que apesar de arrogantes, estes arcanistas são bem disciplinados.
  • Incarnum - uma fonte de magia bruta manipulável oriunda das muitas mortes de Mystra, são fragmentos de teia dado forma que consolidam e comandam a magia bruta. A forma mais comumente usada é para conjuração e transmutação.
  • Magia Selvagem - apesar de parecer natural e parte da Teia, a magia selvagem é o comando direto das forças incontroláveis da magia bruta, de forma que locais onde a teia é mais fraca e não a magia bruta, são chamados de Areas de Magia Selvagem
  • Magia Draconiana/Primordial - a magia canalizada por dragões verdadeiros de Abeir, bem como aqueles velhos o suficiente para se livrarem da teia utiliza magia bruta
     

Definições

               

Escolas de Magia         Lista das Classes

 
 
 
 
 
   

Comentários

Author's Notes

A esmagadora maioria das magias aqui contidas é traduzida de livros de terceiros para uso pessoal em meus jogos. Tais livros são Tome of Heroes, Deep Magic 1 e Deep Magic 2 da Kobold Press, bem como Valda's Spire of Secrets da Mage Hand Press. Minha intenção não é reproduzir e distribuir estas magias, e sim apresentar opções aos meus jogadores.


Please Login in order to comment!