BUILD YOUR OWN WORLD Like what you see? Become the Master of your own Universe!

Mousefolk

Sumário

"Não subestime esses baixinhos peludos. Eles podem parecer fofinhos, mas a altura deles é perfeita para furarem sua bunda com uma rapiera"
- Xessys
“Você riu quando eu prometi ajuda” disse o mousefolk ao embasbacado leonino. Puxando sua rapieira tão fina quanto uma agulha do crânio do dragão. O jovem ergueu a lâmina avermelhada ao alto, cintilando-a contra o sol escaldante de Shaar. "Mas agora você vê que até um pequeno rato pode ajudar um leão!"
-Emulus, Contos de Dracadia
   
Pequenos e frequentemente ignorados pela maioria das criaturas maiores, os gentis e orelhudos mousefolk são lendários tanto por sua respeitável a agradável companhia, quanto pelas frequentes baladas de seus feitos históricos que se tornam fábulas e mitos em seu próprio direito. Raramente arranjam brigas, preferindo a conversa como solução de problemas, agora aqueles que não se consegue conversar tem todo o direito de temer que um mousefolk golpeie seus joelhos. Eles não toleram valentões.   A história de Toril-Mir está repleta de galantes cavaleiro-ratos em impasses com dragões, cruzando lâminas com generais de exércitos, e avançando na frente em grandes batalhas, e Suzail já teve sua cota de mousefolk assumindo a posição de Dragões Púrpura. Apesar de comparativamente poucas histórias serem contadas sobre seu povo, eles ainda encontram alguma forma de se fazerem vistos e solidificar seu lugar.   A cultura dos mousefolk é grande parte de sua presença, e posto que sua linguagem, Rodentia, não possui forma escrita, eles preservam sua história em canções e fábulas a serem passadas de anciões a crianças por gerações.
Mousefolk 2.webp
  Sua tradição oral é rica, cheia de contos heroicos, truques sorrateiros, e romances avassaladores, e parte do que move a ambição de muitos mousefolk a buscar aventura é se verem imortalizados nas lendas de seu povo, seus épicos contados entre aqueles que tanto ouviram quando crianças.   Outro marcador da cultura dos mousefolk são suas vestimentas, sempre buscando se vestir para melhor representar sua posição e ocupação, com mercadores vestindo roupas opulentas, nobres usando tecidos finos, e fazendeiros usando roupas simples, por exemplo. Mas o que mais marca sua aparência para aqueles de fora da comunidade são seus chapéus, sendo parte da tradição dos mousefolk usar chapéus que eles mesmo produzem ou que lhes é considerado presente por alguém próximo ou pela comunidade. De onde esta tradição veio, ninguém sabe, mas ser visto sem um chapéu ou capuz é um grande sinal de desgraça e demostra frequentemente o exílio daquele mousefolk de sua comunidade.  

TRAÇOS MOUSEFOLK

Rápidos e ágeis, corajosos e gentis, os mousefolk são um povo maior que muitos dos que são fisicamente grandes. Apesar do desdem que recebem de muitas pessoas incautas, e de serem chamados de "Halflings peludos", são um povo caridoso que raramente arranja brigas, preferindo seguir com suas vidas pacatas e produzir suas artes do que caçar confusão.   Mas o destino de aventura chama um mousefolk como o sussurro de uma ninfa, a ambição por mais, por conhecer, descobrir e ser eventualmente reconhecido, leva muitos deles a buscarem uma vida menos pacata, e aí, sim, caçar confusão com malfeitores e opressores.    
Incremento de Valor de Habilidade: Aumente um de seus valores de Atributo em 2 até o máximo de 20. Típicamente Destreza. Você não pode aumentar um atributo acima de 20 com esse incremento, e não pode aumentar mais do que 2 pontos em um único atributo, incluindo com o valor recebido pela subraça.
  IDADE: Mousefolks chegam a maturidade com 10 anos de idade, e podem viver até 70 anos.   TAMANHO: Seu tamanho é Pequeno.   TIPO DE CRIATURA: Você é um Humanóide.   VELOCIDADE: Sua velocidade base de caminhada é de 30 pés.   LINGUAGEM: Você pode falar, ler, e escrever Comum. Você também consegue falar Rodentia, uma quieta e guinchada linguagem que não tem forma escrita estabelecida. Silvestres dão alto valor à tradição oral, e só tomam notas em Comum, ou usam abreviações improvisadas para os sons aproximados de Rodentia em língua comum. Rodentia pode ser usada também para se comunicar com roedores que tenham atributo de Inteligência 3 ou maior, ou passar mensagens simples para outros tipos de roedores.    
VISÃO NO ESCURO
Parcialmente uma criatura noturna, você tem uma visão superior no escuro e na penumbra. Você pode enxergar na penumbra a até 18 metros de você como se fosse luz plena e na escuridão como se fosse penumbra. Você não pode discernir cores no escuro, apenas tons de cinza.
        PÉS LEVES
Você tem proficiência na perícia Furtividade.
        ARMAS NATURAIS
Você tem dentes afiados que pode usar para realizar ataques desarmados. Quando acerta um ataque desarmado, você causa 1d4 + seu modificador de força de dano perfurante, ao invés de concussivo como dano normal de ataque desarmado.
   
LIGEIRO
Você pode se mover pelo espaço de qualquer criatura hostil como se fosse terreno difícil.
        MALEÁVEL
Você não sofre penalidade por se espremer por um espaço largo o suficiente para uma criatura de um tamanho menor que o seu.
        ARTESÃO CULTURAL
É parte da cultura engrenhada nos genes dos mousefolk aprender uma arte, de forma que você pode escolher uma entre as seguintes ferramentas para ganhar proficiência: Ferramentas do Tecelão, Ferramentas do Carpinteiro, ou Utensílios do Cozinheiro.
     
     

SUBRAÇAS

Os Mousefolk são divididos primordialmente em dois tipos, os Silvestres e os Ratazanos. Os silvestres são os mais tradicionais, mais comunitários, que vivem em grupos de outros mousefolk compartilhando histórias e ocasionalmente buscando aventura para além de suas pacíficas comunidades e vivendo vida cheia de iluminada ambição, enquanto os Ratazanos são mais urbanos, exploradores e aventureiros fortes com alta resiliência e extrema determinação.   Apesar dos Silvestres serem mais tradicionais em relação à cultura de seu povo e os Ratazanos mais despreocupados em manter os costumes, nada impede que os papeis se invertam.  
 

Silvestre

 
Mousefolk Silvestre Raça.webp
Apesar de razoavelmente menores que seus primos Ratazanos, são considerávelmente mais audazes e destemidos. Apresentam uma grande variedade de mantos, tons de pelo, desde o cinzento até o marrom e aos bem raros brancos, mas todos possuem orelhas arredondadas e olhos de contas pretos. Apesar dessas características os tornarem adoráveis ao povo grande, a maioria dos Silvestres não quer nada mais do que serem levados a sério. Eles se veem, vestem e se portam como cavaleiros, mercadores, menestréis, exploradores, e mais outra larga variedade de profissões, sendo superados somente pelos humanos em pura ambição.   Silvestres também são os mais tradicionais dos mousefolk, botando grande importância na sabedoria e cultura de seu povo, como a tradição de sempre vestir um chapéu ou capuz que você mesmo costurou ou lhe foi dado por algum familiar, um incrível amor por laticínios, e as consideráveis fábulas e parábolas passadas de geração em geração, como as clássicas "você só pode descobrir quão fundo é o buraco se entrar nele", "o chapéu não faz o rato", "nem tudo que é amarelo, é queijo", e "rato que morde, será mordido".
   
Incremento de Valor de Habilidade: Seu valor de Carisma aumenta em 1.
 
CORAJOSO
Você tem vantagem em testes de resistência contra ficar amedrontado.
        INSPIRAÇÃO HERÓICA
Se tiver menos da metade de seus pontos de vida, com uma ação bônus você pode escolher entre causar dano extra com seus ataques armados igual ao seu bônus de proficiência por 1 minuto, ou dar pontos de vida temporários iguais aos seu bônus de proficiência a você e seus aliados dentro de 30 pés seu.
   
ESCAPADA ÁGIL
Quando uma criatura realiza um ataque de oportunidade contra você, você pode usar sua reação para impor desvantagem no ataque. Você não pode usar este traço se estiver usando armadura média ou pesada.
   
     
 

Ratazanos

 
  Geralmente os Ratazanos são um pouco mais altos que seus primos Silvestres, com caudas bem maiores e orelhas levemente mais pontudas. Eles são mais robustos e resistentes a venenos e doenças, e muito mais cabeça dura e esquentados que outros mousefolk, mas são inquestionavelmente mais engenhosos. Quando necessário, o que geralmente acontece, um Ratazano pode escapar de qualquer enclausurado que não seja feito inteiramente de metal ou pedra, o que de fato muitos carcereiros desdenham erroneamente ou ingenuamente se surpreendem.   Urbanos, os Ratazanos geralmente não se importam com as tradições e costumes dos mousefolk, buscando o movimento das grandes cidades e a oportunidade de sucesso e conquistas mais do que a aventura. Diferente dos silvestres, eles não se importam com a opinião alheia e costumam trabalhar em qualquer serviço que lhes interesse ou forneça benefícios consideráveis, agindo frequentemente como mercenários, bandidos, guarda-costas e contrabandistas. Entretanto, alguns Ratazanos usam sua constituição natural para ganhar a vida lidando com substâncias perigosas também, trabalhando como alquimistas ou testadores de venenos. Ainda assim,
Mousefolg Ratazano Raça.png
eles ainda tendem a seguir vidas morais e seguir códigos de honra pessoais, pois a centelha interior dos Mousefolk nunca pode ser apagada.    
Incremento de Valor de Habilidade: Seu valor de Força aumenta em 1.
 
ROER
Você pode usar sua ação para mastigar e quebrar um pequeno objeto não mágico que não esteja sendo vestido ou carregado, como uma corda, um bastão de madeira ou cabo, ou uma parte de um tecido. Se mastigar em um chão ou parede de madeira por 1 minuto, consegue roer um buraco grande o suficiente para uma criatura Minúscula. Você não consegue mastigar por materiais que são mais duros que seus dentes, como metal, rocha, ou cristais.
        TALENTO EPIDÊMICO
Você tem proficiência com Kit do Envenenador, e criaturas tem desvantagem em testes de resistência contra venenos que você produzir.
   
RESILIÊNCIA DO RATO
Você tem vantagem em testes de resistência contra venenos ou doenças, e tem resistência contra dano de veneno.
   

Comentários

Please Login in order to comment!