A vida na Costa da Espada e na maioria das grandes cidades estado ou reinos de Faerûn é de constante isolacionismo, a esmagadora parte do povo ordinário jamais viajou mais do que alguns quilômetros, e até mesmo famosos aventureiros costumam se resguardar ao mesmo conjunto de cidades, seja na Costa da Espada, seja em meados de Cormyr ou os Pântanos Prateados. Mas você não é uma dessas pessoas.
Sua origem real é distante, remota a ponto de soar como fantasia para os habitantes do Norte, e com poucos que saibam realmente de sua existência relegados aos mais estudados ou abastados. Mesmo aqueles que tenham ouvido falar dessa terra muito provavelmente sabem somente o nome, ou pior, contos ultrajantes e ofensivos. Mas isso pode não lhe afetar, você teve seus motivos, e sejam eles grandes ou pequenos, importantes ou insignificantes, eles são seus para guardar ou compartilhar com os curiosos, e foram fortes o suficiente a ponto de lhe mover centenas de quilômetros de sua terra.
Apesar dos costumes locais lhe serem estranhos e até mesmo desconcertantes as vezes, coisas que seus habitantes consideram como corriqueiras podem lhe parecer maravilhas incríveis, com o inverso sendo igualmente real. Mas nem tudo é rosas, e você é um forasteiro nessas terras, para o bem ou para o mal. É uma pessoa de interesse que é observada com uma diversa gama de intenções e emoções, aonde quer que vá neste novo mundo.
Esse antecedente pode ser melhor servido como mistura nas motivações, ideologias e traços de personalidade de outros antecedentes.
Proficiências de Habilidades: Intuição e Percepção
Proficiência de Ferramentas: Qualquer instrumento musical ou conjunto de jogos de sua escolha, provavelmente algo nativo de sua terra natal
Línguas: Uma qualquer à sua escolha
Equipamento: Um conjunto de roupas de viajante, qualquer instrumento musical ou conjunto de jogo com o qual você seja proficiente, mapas mal elaborados de sua terra natal que retratam onde você está em Faerûn, uma pequena joia no valor de 10gp no estilo artesanal de sua terra natal e uma bolsa contendo 5gp
Um viajante longínquo pode começar a viagem por uma miríade de motivos, desde a simples sede por liberdade até um trágico exílio forçado, ou mesmo como forma de sobrevivência às forças que o caçam. Você pode determinar sua razão para estar longe de casa por conta própria, ou pode rolar na tabela abaixo. Ainda, serão dados alguns exemplos de pátrias que são considerávelmente longínquas o suficiente para dar jus a este antecedente.
1d6 | Especialização |
1 |
Emissário |
2 |
Exilado |
3 |
Fugitivo |
4 |
Peregrino |
5 |
Turista |
6 |
Andarilho |
De onde vens?
Quando se determina que é o seu Viajante Longínquo, o mais importante é determinar qual sua terra natal. Os locais abaixo são uma lista exemplificativa, não exaustiva, e não servem para todos os cenários de campanhas e aventuras, mas são suficientes para criar uma imagem do tipo de origem que tal viajante necessáriamente tem.
Evermeet: Lendárias são as ilhas elficas do extremo oeste, lar de elfos que nunca botaram os pés em Faerûn e que nunca encontraram outras raças, e de elfos que abandonaram o continente em busca de um descanso verdadeiro em uma terra ligada a seu deus. Muitos descobrem que elas são um lugar mais duro e difícil do que imaginado, e ocasionalmente, apesar de raro, se arrependem de sua escolha. É uma excelente opção para personagens elfos.
Aqueles que deixam as ilhas do Encontro Eterno tendem a ser exilados forçados a sair por infrações cometidas contra a lei e a monarquia élfica, mas muitos também são arrependidos ou emissários da sociedade eterna das ilhas, em busca de algo que a cultura deles necessita.
Halruaa: Localizada na extremidade sul do Sul Brilhante e cercada por montanhas, a magocracia de Halruaa é uma terra bizarra para a maioria em Faerun que a conhece. Muitas pessoas já ouviram falar dos estranhos navios celestes que os Halruaans navegam, e alguns sabem das histórias de que até mesmo o mais jovem e insignificante de seu povo pode fazer magia.
Os Halruaans geralmente viajam para Faerun por motivos pessoais, já que seu governo tem uma postura rígida contra o envolvimento não autorizado com outras nações e organizações. Você pode ter sido exilado por quebrar uma das muitas leis bizantinas de Halruaa, ou pode ser um peregrino que procura os santuários dos deuses da magia.
Kara-Tur: O continente de Kara-Tur, no extremo leste ao lado de Faerûn, é o lar de pessoas cujos costumes não são familiares ao povo da Costa da Espada, em sua grande maioria sendo quase que completamente diferentes. Se você vem de Kara-Tur, o povo de Faerûn provavelmente se refere a você como Shou, mesmo que essa não seja sua verdadeira etnia, porque esse é o termo geral que eles usam para designar todos que compartilham sua origem.
O povo de Kara-Tur ocasionalmente viaja para Faerûn como diplomatas ou para estabelecer relações comerciais com prósperos cartéis mercantis. Você poderia ter vindo aqui como parte de alguma delegação e depois decidido ficar quando a missão terminasse. Apesar de Kara-Tur ser um continente tão diverso quanto Faerûn (imagine Asia), a grande lacuna de conhecimento do povo ordinário tende a fazê-los ignorar as ricas culturas e as mesclar como "os Shou de Kara-Tur".
Mulhorand: Do terreno à arquitetura e aos reis-deuses que governam essas terras, quase tudo em Mulhorand é alien ao povo da Costa da Espada. Você provavelmente experimentou o mesmo tipo de choque cultural quando deixou sua casa no deserto e viajou para o clima desconhecido do norte de Faerûn. Acontecimentos recentes em sua terra natal levaram à abolição parcial da escravatura e a um aumento correspondente no tráfico entre Mulhorand e as partes distantes de Faerûn.
Aqueles que deixam para trás os desertos sufocantes e as antigas pirâmides de Mulhorand para ter um vislumbre de uma vida diferente o fazem por vários motivos. Você pode estar no Norte simplesmente para ver a estranheza que esta terra úmida tem a oferecer, ou porque fez muitos inimigos entre as comunidades desérticas de sua casa.
Sossal: Poucos ouviram falar de sua terra natal, mas muitos têm questões sobre ela ao vê-lo. Os humanos de Sossal parecem feitos de neve, com pele de alabastro e cabelos brancos, e normalmente vestem roupas igualmente alvas pristinas.
Sossal fica no extremo nordeste, apertada contra o Gelo Infinito ao norte e limitada em seus outros lados por centenas de quilômetros da Grande Geleira e do Grande Mar de Gelo. Ninguém de seu país se esforça para atravessar barreiras tão colossais sem uma razão convincente. Você ou teme algo realmente terrível, ou busca algo extremamente importante.
Zakhara: Como diz o ditado entre aqueles em Faerûn que conhecem esse continente: "Para chegar a Zakhara, siga o máximo que puder ao sul. Depois vá mais um pouco para o sul." Assim, certamente você seguiu uma rota igualmente longa quando veio de lá para o norte. Embora não seja incomum que os Zakharans visitem os extremos ao sul de Faerûn para fins comerciais, poucos deles se afastam tão longe de casa a ponto de alcançar o Norte, ainda mais a Costa da Espada, e aqueles que o fazem sempre tem algum motivo relevante.
Você pode estar viajando para descobrir quais maravilhas podem ser encontradas fora dos desertos e das montanhas em forma de espada de sua terra natal, ou talvez esteja em uma peregrinação para compreender os deuses que outros adoram, para que possa apreciar melhor suas próprias divindades.
A Underdark: Embora sua casa esteja fisicamente mais próxima da Costa da Espada ou de outras regiões em Faerûn que os outros lugares aqui apresentados, é muito menos natural. Você vem de um dos assentamentos da Underdark, também conhecida como Subterrâneo, cada um com seus próprios costumes e leis estranhos. Se você é nativo de uma das grandes cidades ou assentamentos subterrâneos, provavelmente é membro da raça sombrias e muitas vezes cruéis que ocupam o local, mas também pode ter crescido lá depois de ser capturado e trazido para baixo quando era criança.
Se você é um verdadeiro nativo do Subterrâneo, você pode ter vindo à superfície como um emissário de seu povo, ou talvez para escapar de acusações de comportamento criminoso (justificadas ou não). Se você não é nativo, o motivo para sair de “casa” provavelmente tem a ver com escapar de uma situação ruim.
Características
Característica: Todos os Olhos em Você
Você atrai atenção, quer queira, quer não. Seu sotaque, maneirismos, figuras de linguagem ou até mesmo sua própria aparência o denominam como um estrangeiro, um forasteiro aquelas terras, e as pessoas são fascinadas pelo novo e diferente. Olhares curiosos lhe são direcionados aonde quer que vá, alguns velados, outros nem tantos, e apesar disso poder ser razoávelmente incômodo, também é uma ótima forma de ganhar o interesse amigável de estudiosos e de quaisquer outros que sejam fascinados por sua distante terra natal, isso tudo sem mencionar o povo ordinário de Faerûn, que escalariam uns aos outros para ouvir histórias de sua terra natal e dos costumes que para você são tão simples e modestos.
Isso tudo não é novidade pra você, e já aprendeu a tecer e moldar essa atenção em benefícios a seu favor, como acesso a lugares restritos para sí e para seus companheiros, posto que lordes da nobreza, estudiosos e príncipes mercantís, entre muitos outros, pode lhe favorecer em troca de contos sobre sua terra natal e o povo tão distante e exótico aos costumes locais.
Comentários