S01E08 - A Tumba de Nesta, Parte 2
General Summary
Onde o tiro sai pela culatra
A passos cuidadosos
Ao final do combate contra os orcs, após estabilizarem
Baden Urquell e
Q’Dor, a porta da sala se fecha sozinha.
Bastian e
Yusuke Suzuki vão investigar e detectam um mecanismo automático de engrenagens que fechou a porta, sem chance de abrir do lado que ficaram presos. Com os esqueletos que
Latiffa Laqüiin havia afastado ainda no cômodo ao lado, os ladrões decidem despachá-los antes de tentar levantar acampamento, o que fazem com facilidade.
Porém, a porta contra a qual os esqueletos se debatiam prova-se ser além da capacidade dos ladrões para arrombarem. Ainda investigando as passagens no próximo aposento, descobrem uma sala repleta de urnas com líquidos dentro.
Muriel identifica um deles contendo ácido e antes que tentem verificar os outros ou apanhar as pedras e ouro depositadas no fundo dos vasos, resolvem descansar.
E quando Latiffa senta-se no banco de madeira do cômodo e o quebra, mais três esqueletos saem do quarto ao lado para varrê-la. O combate com os esqueletos não é tão dificultoso, com a própria Latiffa atacando com sua maça, de onde havia caído sentada, e
Vanael conseguindo destruir um dos esqueletos com sua espada. A sala de onde os esqueletos saíram está repleta de vassouras e uma poça d’água no chão. Com todo o cuidado do mundo, Bastian e Yusuke testam de todas as formas possíveis se a tal poça era inofensiva. Quando determinam que é seguro, acomodam-se como podem no local e descansam até o dia seguinte.
O terror do fogo
Eis que, recuperados, decidem investigar as urnas. Entre as urnas que funcionam como recipientes, de ácido, água e óleo, numa encontram um perigo que quase põe a vida de Yusuke em risco. Derrubando a urna e indo de encontro aos ladrões de tumba, um cubo gelatinoso filhote procura envolvê-los. Muriel consegue arremessar sua adaga na criatura, ela parece flutuar no ar ao invés de cortar carne. Em conjunto, Q’dor e Bastian derrubam o jarro de óleo em cima do ser gelatinoso e ateiam fogo.
A criatura, em meio às chamas do óleo, parece não se importar e os segue, forçando-os a correr de volta ao cômodo anterior. Porém, as chamas cobram seu preço, e a flecha de Vanael sela o destino do cubo gelatinoso, que se desfaz em uma poça de ácido orgânico. Com a sala ainda em chamas, Q’dor e Yusuke investigam as urnas e usam a água para apagar o fogo.
Enquanto isso, de volta à sala das teias no teto e com os altares, os outros vasculham em busca de algum segredo que os permita reabrir a porta. A fumaça do fogo apagado por Yusuke e Baden chega a essa sala e Latiffa percebe que ela escapa por uma fresta atrás do altar a
Zohar. Bastian investiga o mecanismo da porta secreta e consegue abri-la.
Eis que o halfling se assusta com o que seus olhos vêem: no corredor secreto, uma escada escavada na pedra leva a 5 homens-lagarto. Bastian larga a porta, que se fecha com força. Os outros, atraídos pelo som, vão verificar e o pequenino nada escuta do outro lado da porta. Abrindo-a novamente, percebe que os homens-lagarto não se moveram. Determinando que são estátuas, Bastian pede a Baden que esteja pronto para abrir a porta caso seja uma armadilha como a porta pela qual entraram nesta sala.
O halfling adentra o corredor e quando tenta abrir a porta por dentro, ouve o som dos homens-lagarto, agora não mais de pedra, atrás no patamar da escada. Abrindo com celeridade a porta e a batendo novamente, todos se preparam para o combate.
Baden se coloca para manter a porta aberta, esperando fechar na cara dos homens-lagarto quando eles passarem, mas os reptilianos são mais rápidos e quase matam o bárbaro. Muriel, que havia acertado um deles com seus mísseis mágicos, recebe uma de suas lanças no ventre, quase decaindo para o sono eterno, mas ainda resistindo. Baden consegue soltar a porta, que ouve-se quebrar o focinho de um dos homens-lagarto. Há o som de confusão quando os reptilianos tentam abrir a porta e o som se distancia.
Yusuke prepara a bola feita de pasta explosiva para ser arremessada. Quando Q’dor abre a porta, apenas um pouco para que o oriental possa realizar seu arremesso, o ladrão percebe que um dos homens-lagarto havia retornado à pedra e os outros pareciam confusos. Porém, o arremesso é falho e ambos o guerreiro e o ladrão são pegos nas chamas e caem gritando com a pele em chamas.
Latiffa consegue salvar a vida de seus companheiros, mas a dor foi tão grande que ambos estão desacordados com o choque. Com a porta novamente fechada e talvez em pior situação que antes, somos deixados a imaginar qual será a sina desses destemidos que buscam descobrir os segredos de Nesta.