Alaya
O inconsciente do mundo.
O que se refere por Alaya, o Inconsciente do Mundo é uma Entidade Cósmica que funciona como o inconsciente coletivo de todas as raças mortais de Ilienel e a vida do próprio planeta. Ela supostamente despertou como resposta aos eventos catastróficos da Primeira Divergência, causada principalmente pela presença irregular dos deuses apoteóticos no plano material, posteriormente agravada pela Interferência Divina. Entretanto, age apenas dentro dos conflitos mortais, tentando evitar que suas ações vão longe demais. Para tal, coordena e balança suas ações com a de Mistra, a Consciência da Magia.
Ação de Alaya
Todos os povos querem viver, independente das motivações que os lançam em guerras ou crimes hediondos contra eles próprios. Os planetas que existem no Oceano Astral surgiram a partir das mãos de um primordial, que deixou o planeta para que sua própria energia não interferisse na de sua criação. Os deuses apoteóticos são uma irregularidade que ameaça o equilíbrio do planeta, fazendo com que este identifique a necessidade de sua autopreservação. Alaya corresponde, portanto, à própria vontade do planeta de continuar existindo, que persiste como a fagulha de esperança presente em cada mortal. O principal mecanismo de ação de Alaya é o Princípio dos Removidos. Alaya investe heróis anônimos de Ilienel com poder proveniente da própria Mitária, tornando-o um agente do mundo. Nesta condição, o indivíduo é impelido a tomar ações que impeçam a destruição do mundo e seus povos. Alaya age, entretanto, segundo as limitações de seu princípio — portanto, age apenas na preservação dos povos e do mundo, sem poder interferir naquilo que não foi pretendido pelos primordiais. Ela se dedica a evitar a erradicação da existência em Ilienel.Culto de Alaya
Por ser uma entidade anterior ao conceito de fé, Alaya não é afetada pela crença ou não em sua existência. Seu poder cresce ou diminui com o vigor dos povos e do próprio planeta — aumentando em tempos de perigo e diminuindo em tempos de paz. Não há um culto para Alaya, porque ela não é conhecida nos âmbitos da crença e da religião. Famosos arcanistas e guerreiros, entretanto, estão cientes de sua existência — quase sempre é dela que tomam poder emprestado. Ocasionalmente, estes aventureiros ou heróis trocam um grande poder em vida para que sirvam como Removido em morte, agindo como uma extensão de Ilienel.
Papel na Divergência
Alaya não pode interferir diretamente nos elementos que geram instabilidade no próprio planeta — ela não pode agir contra os deuses apoteóticos, porque isso significaria o fim dos próprios mortais; ela não pode manipular a mana, o éter ou nada semelhante, como pode fazer Mistra. Dedica-se, então, a evitar que os mortais agravem a situação ou cheguem onde não devem.
É graças às ações da contra-força que figuras importantes de Centúria, bem como civilizações inteiras, encontraram seu fim ou declínio. Isso porque sendo parte direta da Mitária, Alaya não está sujeita às noções de tempo, muito menos aos princípios morais dos mesmos povos que protege. Especula-se que tenha sido sua ação que levou à ruína de Icátia, agindo para evitar que os icatianos pudessem se reorganizar ou alcançar novamente o grau de domínio arcano que inicialmente favoreceu o pico da Divergência naquele reino. Alaya está sempre agindo para evitar que a Divergência se agrave.
Classificação Divina
Primeiro Grau
Religions
Localização Atual
Reino
Age
Atemporal
Children
Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild
Comentários