Planos Mortais
O jardim que aos deuses é proibido.
Por Planos Mortais entende-se todo plano que não é divino. Em outras palavras, tudo no universo que não esteja trancado no Portão Divino ou seja parte dos Horizontes Distantes é parte dos Planos Mortais. Além dessa distinção basilar, é marcante o fato de que os Planos Mortais carecem do nível de ligação telepática e empática que é experimentada em qualquer Plano Divino, para além dos efeitos únicos de cada um destes planos.
A teoria dominante dos arcanistas de Ilienel é que este planeta sirva como eixo central de todos os Planos Mortais, sendo virtualmente o centro do universo e único planeta nele existente. Seria equivalente por si só, portanto, ao Plano Material inteiro.
Geografia
Além do Plano Material, fazem parte dos Planos Mortais todos os planos criados a partir de magia superior e entidades poderosas o bastante para serem consideradas quase-deuses. Os Planos Negativos da antiga ordem cosmológica - como os Nove Infernos e o Abismo - também são parte dos Planos Mortais. Os Planos Elementais e Para-Elementais também estão neste conjunto.
Desde a Passagem de Antares e consequente reorganização do universo, todos os planos perderam sua ligação natural uns com os outros, flutuando de forma livre pelo Oceano Astral. Isto forçou os povos a desenvolverem feitiços e portais que pudessem superar a nova dificuldade. As únicas ligações mantidas são as dos Planos Divinos uns com os outros, o Plano Celeste com o Plano Material e, especula-se, o Abismo com os Nove Infernos.
Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild
Comentários