Timeline dos principais eventos no planeta Despera.
O governo de Kerberos decidiu criar Rodia como exílio para criminosos de baixo nível que desejam recomeçar sua vida. A obra levou por volta de 150 anos mais 50 anos para os primeiros residentes decidirem a forma de governo. Durante os cinquenta anos habitantes de raças que se veem em perigo ou buscam mudar seu estereótipo se viram como possibilidade de viver com menos conflito em Rodia e assim começou a se estabeleceu a cidade.
Libertação de 20,000 escravos numistas em Lyze após Marthus Mercartus derrotar o Faraó Men'Saad em um duelo no centro da cidade.
Período em que a religião Animista começou a se dissolver. Não se encontram mais templos ou pregadores ativos da religião Animus.
A artíficie Mary Hood descobriu em seu observatório que Despera é um planeta e conseguiu provar. "Ela é redonda, como todos os outros. É linda! Eu a chamarei de Despera." -Mary Hood
A construção começou com o nascimento da Transturbio em 750 DGL, contratando magos de transmutação e engenheiros experimentais, a equipe foi conhecida como "Os 33 insanos" devido à ambição do projeto e da complexidade dele, sendo terminado em apenas 792 DGL sua construção alterou o rumo de como as pesquisas são feitas e nas possibilidades que essa máquina traz pode alterar o curso de guerras ou mesmo da economia mundial.