O Fluxo

Todas as coisas na criação estão conectadas indiretamente. O Fluxo é a constante do Multiverso, ele corre por todos os planos e por todas as coisas, sua energia é o que origina as leis metafísicas e físicas, bem como a forma de interações entre elas. Esta energia está por todos os lados, desde o substrato de planos dimensionais, à matéria, a água, as pessoas até o ar. Povos antigos encontraram formas de manipular o Fluxo e utilizá-lo a sua vontade, a isto chama-se 'Magia'.

Interação e Metafísica

A realidade só existe como é, por conta da Interação do Fluxo. Cada coisa possui seu Fluxo próprio, que pode ser entendido como energia que passa pelo "objeto" (material ou não) em questão com um direcionamento. Essas 'corretezas' de Fluxo a todo momento passam pelos "objetos" e os deixam, sempre dando lugar a uma nova correnteza, que passa a ser o Fluxo daquele objeto, enquanto estiver passando por ele. Acontece que conforme essa correnteza flui, ela interage com outras correntezas que também fluem por perto. Essa interação é o que define as leis metafísicas que conhecemos. A interação do Fluxo que dá materialidade as coisas físicas, ela dita a gravidade, a passagem do tempo e como o espaço funciona. Em locais diferentes do Multiverso, como Faenaria e o Mar Astral, por exemplo, essas interações são distintas, logo essas "regras" metafísicas também. A interação das correntezas de Fluxo entre si é o que define o que entendemos por "realidade"

Manipulação do Fluxo

Todos os seres vivos possuem um Fluxo próprio que corre por seus corpos e interage com outras 'correntes' de Fluxo, do ar, da terra e de outras pessoas. Conjuradores conseguem canalizar seus Fluxos para interagirem com o mundo a seu redor de formas muito específicas, e assim executar proezas mágicas. Contudo, tal manipulação é arriscada, difícil e perigosa, e utilizá-la de forma inconsequente pode ter reações adversas e letais. Diferentes povos e culturas encontraram formas distintas de manipulação do Fluxo.
  • Estudo - A forma mais clássica de manipulação. Estudiosos aprenderam como as 'correntezas' do Fluxo ditam as leis universais e através de muito esforço descobriram que suas palavras e gestos também alteram seu próprio Fluxo, e assim desenvolveram formas e linguagem específicas para controlá-lo.
  • Linguística - A primeira forma de manipulação do Fluxo, quando, em eras primevas, as pessoas possuíam uma compreensão mais 'simples e crua' do mundo ao seu redor, e estes aprenderam a 'ouvir' o ar, a terra, a água e o fogo, conseguindo se comunicar com forças da natureza e eventualmente aprenderam a fazer o mesmo com o Fluxo. Contudo, esta forma de manipulação anciã perdeu-se com as eras e jamais foi encontrada novamente.
  • Compreensão de si - Alguns chama de chakra, outros de ki, mas em verdade estes são apenas outros nomes para o Fluxo. Algumas pessoas seletas, que se dedicaram em alcançar a iluminação, conseguiram, através de gestos e meditação, controlar pequenas parcelas de suas própria 'corrente' de Fluxo. Esta habilidade alcançada é inata a tais pessoas, mas altamente desgastante ao corpo.
  • Natureza - Algumas pessoas cultivam uma grande conexão com a natureza, e esta está em constante contato com diferentes correntes de Fluxo o tempo inteiro, estas pessoas conseguem, através da natureza se sintonizar com o Fluxo e manipulá-lo.
  • Inata - Em momentos específicos da vida, alguns indivíduos se descobrem com uma capacidade inata para manipular o Fluxo, como se a habilidade estivesse sempre dentro deles e apenas então fora despertada. Talvez estes sejam descendentes de seres extraplanares, ou suas almas sejam encarnações de outras poderosas, talvez tenham sido abençoados no nascimento, a causa não importa, o fato é que tais pessoas conseguem controlar e canalizar o Fluxo.
  • Divina e Extraplanar - Claro, existem entidades tão poderosas que a manipulação do Fluxo é algo comum e intrínseco a estas, sejam Deuses ou entidades menores, às vezes esses seres firmam pactos com mortais, ou às vezes apenas ofertam sua energia para que tal pessoa possa controlar o Fluxo.
  • Objetos - De runas à totens, de voodoos à símbolos divinos, alguns objetos e símbolos feitos de maneiras específicas conseguem também exercer certa influência, apesar de reduzida, no Fluxo
  • MagiTek - E, por fim, a mescla entre tecnologia e magia. Esta forma de manipulação é extremamente invasiva, estacando e direcionando o Fluxo para dentro de máquinas com uma série de runas e outros encantamentos que o impedir de fluir. Isso gera um efeito incrivelmente potente, com um objeto que concentra toda a energia do fluxo dentro de si, mesmo que não consiga interagir direito com outras correntes de Fluxo, contudo, isso gera um desgaste no Fluxo natural do local que o teve estancado, levando a um desgaste da matéria e da natureza. Se feito em grande escala, planar por exemplo, pode até levar a destruição do plano.
 

Ausência de Fluxo

Não possuir Fluxo significa cair no Vazio, um local no Mar Astral onde o Fluxo não corre. Para seres vivos significa uma forma mais intensa de morrer, para objetos significa não mais interagir com as leis físicas e para planos dimensionais significa a destruição. Existem poucas formas de retirar o Fluxo de algo, mas estas são incrivelmente perigosas e a maioria delas, à exceção da nova MagiTek, perdeu-se há Eras.
Tipo
Metaphysical, Astral