Haunghdannar
Haunghdannar era um pequeno reino de anões marítimos localizado na Costa da Espada durante a Era do Povo Orgulhoso. Eles permaneceram vigilantes contra os animais do oeste de Faerûn, mas acabaram ficando loucos pelo tempo que passaram no mar. A nação deles tinha fronteiras bastante indefinidas.
O emblema de Haunghdannar era um peixe voltado para a esquerda sobre uma montanha, cercado por uma estrela de sete pontas.
História
A nação foi fundada na costa do Mar das Espadas, no ano de -4974 CV, por um grupo de anões que se acreditava possuir um reino anão muito maior e mais próspero. Acreditava-se que eles estavam armados com um poderoso arsenal de armas mágicas, garantindo forte defesa contra os goblinóides e leucrottas da região. Cerca de 300 anos depois, eles concluíram a construção na fortaleza de Sonnmorndin, na ilha de Arauwurbarak, acima das Ilhas Moonshae.
No ano -3389 CV, eles enviaram uma frota de navios, muito poucos dos quais retornaram. Acreditava-se que o mar enlouqueceu os anões e, degenerando, o reino diminuiu ao longo do tempo até ser invadido pelos orcs, trolls, ogros e bugbears do continente.
Acreditava-se que os sobreviventes de Haunghdannar acabaram se tornando os furiosos barba-louca que invadiram os navios nortistas de sua ilha em Uttersea.
Territórios
Barrhindlun: Acredita-se que a cidade portuária tenha entrado em colapso no mar e permaneça sob as águas sob o assentamento do século 14 de Leilon.
Sonnmorndin: Uma ilha-fortaleza construída em Arauwurbarak (Ruathym).
Cripta Sul: Localizada sob as montanhas que eles chamam de Maruutdin, essa região anã subterrânea defendia a fronteira oriental dos anões.
Comentários