Ieirithymbul
Defesas
Em 1374 CV, o povoado pouco conhecido era guardado pelo dragão de ouro Palarandusk, conhecido como "Protetor Invisível". Ao longo dos anos, Ieirithymbul sofreu ataques de orcs e anões do clã Forgebar, mas a cada vez eram derrotados por Palarandusk. Em tempos difíceis, a vila poderia reunir um exército de talvez 400 adultos capazes de defender sua cidade.
Palarandusk fez bem em esconder sua natureza, enganando bardos e sábios ao pensarem que ele era um espírito que protegia os Ieirithyn de danos. Outras teorias sobre o "Protetor Invisível" incluíam um possível mago gnomo que poderia se projetar fora do corpo, mantendo o uso de seus sentidos e capaz de lançar feitiços poderosos de sua forma fantasmagórica.
Geografia
Ieirithymbul está localizada em um vale estreito chamado Felrenden, no alto do berço entre os três picos a sudeste de Leilon, que marcam a borda oeste das Montanhas da Espada antes de descer para o Pântano dos Homens Mortos na Costa da Espada Norte. As três montanhas são localmente chamadas de Monte Sternhelm, Monte Ardabad e Monte Pheldaer. Sternhelm é o ponto mais alto e o norte do triângulo. Ardabad fica a leste e Pheldaer fica a oeste.
O vale compartilha seu nome com o riacho que corre por ele. O córrego Felrenden desaparece em um buraco conhecido como Poço de Braeder. Dois dos picos das montanhas foram nomeados para heróis do passado - Ardabad e Pheldaer. Outro nome famoso entre os Ieirithyn era Braeder - de alguma forma associado ao buraco que consumia o córrego Felrenden.
Recursos Naturais
Há ricos depósitos de carvão, cobre e ferro na área. Um grupo de comerciantes de Ieirithymbul visita Leilon cerca de uma vez por mês, com o tempo permitindo.
Comentários