Sela Longa
Sela Longa é uma pequena vila que é notável como ponto de comércio, para uma dispersa de tempestuosos criadores de gado que é mantida por uma família de magos com profundas origens na comunidade local, os Harpell. Os Harpells são membros da Aliança dos Lordes e criaram o povoado quando Shardra Harpell, uma escrava calishita, escapou de seus mestres. Sela Longa pode ser uma comunidade pequena, mas é tudo menos monótona, já que magos, estrangeiros, aberrações e aventureiros que estão do lado de ou contra os Harpells constantemente passam pela cidade, procurando informações ou para estabelecer antipatia.
É uma cidade pacata na estrada principal de Waterdeep até Mirabar, Sela Longa situa-se no centro do Vale do Dessarin, que era uma área dominada por orcs até a ascensão de Waterdeep. Os orcs encontraram-se expulsos de volta para as Montanhas Espinha do Mundo, mas continuam sendo uma ameaça. Não que os orcs possam devastar as cidades agora, mas pequenos grupos podem ainda ameaçar a paz dos habitantes.
O vilarejo de Sela Longa é pouco mais do que uma fileira de edifícios em ambos os lados da Estrada Longa, no meio da longa jornada de Triboar até Mirabar. Um caminho sai da estrada e segue para a Mansão Hera, a grande casa dos magos da família Harpell. Desde que os Harpells fundaram a cidade há mais de quatro séculos, eles toleraram pequenas tolices e menos caos. Seu próprio comportamento às vezes beira o bizarro e pode ser perturbador - eles uma vez transformaram duas seitas rivais de malaritas em coelhos por atrapalhar Sela Longa com suas brigas, deixando-as à mercê dos predadores que haviam honrado - mas elas são uma das mais potentes encontros de magos em qualquer parte do norte.
Dada a reputação dos Harpells como poderosos magos e o grande número deles, não há escassez de gente bisbilhotando Sela Longa e as terras próximas esperando descobrir esconderijos de magia escondidos como tesouros infantis. É claro que existem poucos pacotes, se é que existem, mas os locais não tiram proveito do entretenimento de enviar supostos ladrões em busca de varinhas, anéis e outras bugigangas mágicas que qualquer pessoa prudente perceberia simplesmente não existiriam. Afinal, se o comerciante médio de Sela Longa soubesse onde a magia poderosa estava localizada, seria mais provável, ao longo dos anos, tentar reivindicá-la.
O principal negócio de Sela Longa é a pecuária, e as terras ao redor da vila são dominadas por centenas de fazendas e fazendas de todos os tipos e tamanhos, desde pequenas fazendas de cavalos até grandes campos de gado. Durante esses dias que o gado é trazido para o comércio, Sela Longa é um lugar empoeirado, cheio de barulho, com os sons dos animais competindo com os gritos dos agricultores que esperam vender seus produtos.
Em todos os outros momentos, é uma aldeia tranquila, quase sonolenta, exceto quando a reverberação de um feitiço de Harpell quebra o silêncio. A família está constantemente pesquisando magia, tanto antiga como nova, e distorcendo feitiços e rituais em inovações interessantes (para eles). Essa tendência levou-os a cercar a Mansão Hera com tantas proteções mágicas quantas a família pudesse reunir, a fim de proteger a população de uma explosão errante, de uma ilusão aterrorizante ou do estranho e galopante cavalo de relâmpago que se aproximava rapidamente.
Várias empresas projetadas para atrair viajantes estão em Sela Longa, se não por outro motivo, que viajar ao longo da bem conhecida Estrada Longa pode ser cansativo. A primeira é a Ferradura Dourada, uma antiga pousada a oeste da estrada que serve comida e bebida, oferece camas confortáveis e está perto o suficiente da Mansão Hera, que ninguém ousaria perturbar ou a seus hóspedes. Os proprietários têm acesso a alguns dos melhores cortes de carne em Sela Longa e, como resultado, seus assados e ensopados são excelentes.
Do outro lado da rua, a família Ostever serve como matadouro local e açougueiro para pessoas que desejam comer carne, em vez de animais vivos, longe de Sela Longa. Há rumores de que as linguiças melhoraram muito ao longo dos anos, mas os compradores são aconselhados a “cuidar das presas” dos habitantes locais, uma referência a uma velha piada que ninguém lembra. Pessoas dispostas a esperar podem fazer com que as mãos capazes dos Ostevers executem um abate, enforcamento, vestimenta e empacotamento para eles, embora esse processo provavelmente leve dias mais do que a maioria dos viajantes pode poupar.
Há entretenimento no Gambem Golem, onde os trapaceiros nos jogos de cartas ou dados são jogados na rua, e um jogo local de bolinhas de gude conhecido como "scattershields" é popular. Bens secos, velas, lanternas, selas, corda e rodas de carroça estão disponíveis em várias outras lojas.
Não se pode enfatizar o suficiente que, embora os Harpells tenham pouco interesse no funcionamento diário do Sela Longa, é inegavelmente a cidade deles. Eles raramente sofrem insultos e nunca toleram a violência contra si mesmos, sua família ou os habitantes locais. É provável que um conflito envolvendo os Harpells termine rápida e sangrenta, e (a menos que o ofensor seja convincentemente apologético, inconsciente, morto ou perdoado do delito) frequentemente atrairá Harpells adicionais para apoiar seus parentes. Harpell apóia Harpell em todos os assuntos públicos, e ninguém se incomoda em registrar os números e nomes daqueles que esqueceram esse fato.
Além dos Harpells, as famílias dominantes de Sela Longa são fazendeiros: as famílias Cadrasz, Emmert, Kromlor, Mammlar, Sharnshield, Suldivver e Zelorrgosz ocupam ou permanecem perto de Sela Longa por gerações, e influenciam a maior parte da vida diária lá. Eles estabelecem os dias de mercado, ajudam a resolver disputas entre famílias e intermedeiam compras quando um fazendeiro ou empresário morre sem um herdeiro. Eles resolvem assuntos menores e mantêm a paz da melhor maneira possível, sabendo muito bem que, se os Harpells precisam se envolver em uma disputa, há sempre a possibilidade de um agressor ser atacado em nada. Essas famílias também são as mais propensas a contratar pessoas de fora para lidar com assuntos nas fazendas, seja um ataque de orcs ou o aparecimento de licantropos na área (apesar de haver rumores de que essas últimas criaturas podem ser descendentes de um dos Harpells). Os principais interesses da pecuária muitas vezes contratam aventureiros não apenas para promover seus próprios objetivos ou prover defesa, mas para secretamente atrapalhar ou prejudicar um ao outro e obter vantagem em sua competição contínua.
O Portal de Sela Longa
Situado nos limites da cidade existe um arco arruinado feito de pedra. Sábios dizem que ele tem estado lá desde a época de Illefarn, e possivelmente há mais tempo. Ele certamente estava lá quando os orcs dominavam o Vale Dessarin, porque rudes runas orcs foram adicionadas ao arco desde que este foi construído. O arco possui aproximadamente 2,4 m de altura, e aproximadamente 1,5 m de largura, com uma seção principal caída a aproximadamente 90 cm acima do solo em um lado. O resto está castigado pelo clima, e desmoronando. Sábios dizem que o arco foi um monumento para alguma pessoa há muito esquecida, talvez uma vitória militar ou um sinal de algum pacto entre dois grupos. As muitas runas que adornam o arco aparentam apoiar estas teorias, ainda que não contenham uma clara história. Nenhuma energia mágica foi detectada no arco. As pessoas de Sela Longa construíram a fronteira mais a oeste da cidade ao redor dele, então o arco faz de uma das quadras da vila local, com tavernas e estabelecimentos ao redor.
Founding Date
1042
Tipo
Hamlet
Localizado(a) sob
Organização Proprietária
Personagens no Local
Relatórios Relacionados (Secundário)
Comentários