Edessa
Herdade de Latréia.
"Vilas pequenas geram homens ambiciosos, Rova. Lembre de Edessa."
O assentamento de Edessa está localizado nos morros próximas à nascente do Rio Sarsaparilla, sendo parte do Condado de Alma e estando a cerca de 150km de sua capital. Ele está a leste das Colinas Mortas. O assentamento não surgiu espontaneamente, sendo resultado de uma missão de ocupação alguns 80 anos atrás. Desde então, passou a maior parte do tempo como minúsculo vilarejo, só recentemente começando a florescer.
Mesmo hoje em dia o aspecto da vila é levemente precário, definitivamente preferindo praticidade à comodidade. Pouco vaidosos, os edessianos tem descoberto renovado espírito empreendedor, possuindo grande rivalidade com outras (e maiores) regiões vinicultoras em Centúria, inclusive no próprio Condado. Salvo o intenso foco na atividade vinicultora — em franca expansão —, pouco existe de notável no assentamento. Alguns consideram um lugar tranquilo para crescer.
Demografia
Aproximadamente 30% da população de Edessa é halfling. O assentamento inteiro tem cerca de 700 habitantes, com a maioria morando no centro da herdade. Desses, nota-se uma clara maioria humana e meio-elfa (56%) e uma minoria anã (14%). A Edessa propriamente dita é um assentamento às margens do Sarsaparilla. Da população local, destacam-se a Família Latréia e a maga Rona de Migúrdia.
Geografia
Estando a apenas alguns 40 quilômetros das Montanhas Silenciosas, das quais vem as Colinas Mortas de onde eventualmente nasce o Sarsaparilla, Edessa é uma área de atividade geotermal que, entretanto, não possui gêiseres. Desde de 230 da 3E, intensas alterações geotermais¹ fizeram com que o solo da região apresentasse pequenos minerais multicoloridos, que tornam as terras mais férteis. Com a alteração do solo, os pequenos trechos de floresta decídua que acompanhavam o Sarsaparilla petrificaram e eventualmente se tornaram cinzas, o que aumentou ainda mais a fertilidade local². Esse é um fator decisivo para o súbito e recente interesse no assentamento, já que certos tipos de vinhos só conseguem ser feitos nele. A nova vegetação local, imediatamente próxima à Edessa, cresceu abundantemente, mas bosques nunca voltaram a surgir.
Quem vem de Esna vê quando as pastagens locais começam a mudar de cor à medida que se aproximam de Edessa e o final das colinas do oeste, assumindo tons mais marrons que se estendem até o assentamento em si. Esses campos só parecem perdurar por pouco e graças às águas próximas do Sarsaparilla. A terra aqui tem pequenos cristais que viram pó com facilidade. São nesses trechos que a maioria dos vinhedos estão.
Influência das Colinas Mortas
Tudo em direção às montanhas são vastas áreas de terreno rachado, cinzento e lamacento, com pequenas fendas de onde uma perpétua e sutil névoa quente se espalha. Dessas mesmas fendas, pequenas piscinas de água quente se formam, na beira das quais é possível encontrar em abundância pequenas formações minerais. Essa região é chamada de Colinas Mortas. Essa região, muito mais afetada pelas mudanças locais do que a própria Edessa, tem se expandido gradualmente com o passar dos anos. Na atualidade, as colinas rachadas e mortas do oeste estão a apenas um punhado de quilômetros das colinas onde a própria vila está. Apesar do empreendedorismo local e o ímpeto de criar um futuro para a região — o que é revelado no próprio aumento de imigrantes —, todos estão alertas sobre o futuro de Edessa. A maga Rona de Migúrdia veio ao vilarejo com a missão de retardar ou evitar o progresso dessa pavorosa ruinação.
Artistas
Capa: Andrzej Dybowski
Na capa, um vinhedo das redondezas imediatas de Edessa. A imagem original é um projeto do artista para The Witcher III.
Founding Date
211 3E
Tipo
Village
População
Aprox. 700 habitantes
Localizado(a) sob
Ruling/Owning Rank
Organização Proprietária
Remove these ads. Join the Worldbuilders Guild
Comentários