Descrição
Varturngor, que na língua enânica significa “Montanha Negra”, é uma das poucas cidades duergar que mantêm comércio com a superfície. A cidade atravessa diversas montanhas na Espinha do Mundo, servindo como uma das principais passagens para viajantes que almejam chegar ao outro lado da cordilheira. Os duergares não são tão amigáveis quanto seus irmãos do oeste, mas garantirão uma passagem segura a qualquer viajante que pague corretamente sua taxa e não descumpra a lei de Varturngor.
Descrição Visual:
Varturngor
Varturngor possui duas principais entradas para a Espinha do Mundo, cada qual uma pequena cidadela de passagem obrigatória àqueles que buscam atravessar as montanhas. O caminho até cada cidadela é protegido por soldados e torres de pedra duergares. Os duergares permitem a passagem de todo viajante que não julgam suspeito, pois sabem que, eventualmente, todos precisarão ser revistados na cidadela. Todo o percurso até as cidadelas é iluminado por engenhosos postes de pedra. As próprias cidadelas contam com incontáveis fontes de luz para que os viajantes vejam-nas mesmo de longe.
A parte interna das cidadelas é povoada por duergares (que são soldados, em sua maioria) e por mercadores de todas as raças que buscam prosperar ao lado dos anões. Existem apenas algumas construções específicas abertas a forasteiros, a maioria sendo estalagens ou lojas. O enorme portão que permite acesso a parte interna da Espinha do Mundo é fortemente vigiado dia e noite. Toda a parte burocrática, bem como o pagamento de impostos e taxas, é realizada no edifício ao lado do portão.
A verdadeira Varturngor se encontra através dos portões da cidadela, seguindo por uma longa estrada que cruza a cordilheira. Casas, fortalezas, tavernas e estalagens, armazéns e oficinas se encontram por todo o percurso, oferecendo suprimento e descanso a todo viajante. Uma passagem segura é oferecida a todos, no entanto, os viajantes devem sempre continuar seus caminhos. A permanência prolongada de qualquer forasteiro em Varturngor é ilegal. Se houver insistência, os anões têm o direito de arrastar o infrator para fora da cidade.
Estátuas de Dryta Ouronegro, a deusa matrona dos duergares, são encontradas por toda a estrada, tão grandiosas quanto as estátuas de Makrumm Pratad’Ouro que se encontram em Kadrel Amorûk.
Sociedade
População:
A população de Varturngor é composta quase inteiramente pelos duergars. Nas cidadelas, os mercadores são os poucos habitantes que não são anões. Internamente, é proibido a residência de povos
Cultura:
Semelhante aos anões do oeste, os duergares possuem um forte senso de perfeccionismo com suas criações e jamais deixam um trabalho incompleto. Por outro lado, os duergares vivem uma forte rivalidade com seus irmãos (que não é recíproca) que faz com que nunca parem de trabalhar em seus projetos. Eles criam, aperfeiçoam e repetem, sempre com uma falsa necessidade de precisar de mais.
Caráter:
Os duergares são mau humorados, pessimistas e possuem um vocabulário sujo. Eles preferem falar sua própria língua ou subcomum, mas não vão ignorar um forasteiro que busca informações em comum. Incrivelmente, os duergares vão sempre se manter na linha apesar de parecerem hostis, e apenas vão recorrer a violência em casos extremos. Portanto que as regras de Varturngor sejam respeitadas, eles não possuem motivos para afastar os viajantes.
Datas e Festividades:
Religião:
Os duergares de Varturngor têm Dryta Ouronegro como sua matrona, respeitando-a da mesma forma que os anões de Kadrel Amorûk respeitam Makrumm Pratad’Ouro. Os duergares respeitam poucos deuses além de Dryta Ouronegro e enxergam os outros patronos enânicos (e seus próprios irmãos) como rivais. Existem muitos sacerdotes e templos dedicados a Dryta Ouronegro em Varturngor.
Economia
Varturngor é um atalho pelas montanhas e um caminho seguro para qualquer caravana. Taxas são cobradas aos viajantes que buscam usar a estrada subterrânea da cidade enânica. Além disso, o comércio é fortíssimo nas cidadelas-portões, com oficinas, estalagens e lojas funcionando dia e noite.
Serviços:
O principal serviço oferecido por Varturngor é a passagem através das montanhas. Materiais de ótima qualidade podem ser encontrados na cidade também, principalmente armas e armaduras.
Governo
Poderio Militar:
Varturngor é uma cidade extremamente protegida. As cidadelas contam com guardas patrulhando as muralhas dia e noite, soldados fortemente armados sempre a postos para qualquer ameaça. Não bastando espadas, lanças e machados, os duergares possuem as avançadas armas de fogo a seu favor. Existe um esquadrão especial que usa tais armas, que são de uso exclusivo do exército. As armas de fogo não ficam à venda e o comércio delas é ilégal em Varturngor.
Conflito
As defesas de Varturngor passam uma grande sensação de segurança aos viajantes que atravessam a montanha. Poucos ousam criar conflitos contra anões, a não ser os próprios anões.
Todavia, os anões ainda tem rixa com o povo de Dravania, visto que constantemente descem às florestas próximas à Varturngor para caçar. Os embater entre batedores duergar e caçadores de Dravania são constantes por recursos animais.
Organizações Relevantes
Locais Relevantes
NPCs Relevantes
Origem
Acontecimentos
Comentários