Faenaria
Faenaria é um dos vários planos imateriais. Aqui residem as Selvas Fey, um nome genérico usado para se referir a totalidade do plano de existência que parece uma gigantesca floresta sem fim. Também em Faenaria encontramos as criaturas Fey, também chamadas de Silvestres ou Fadas, espalhadas em diversas comunidades menores pelo plano, chamadas de Assembleias Feéricas, com uma organização central chamada de Corte Sazonal, localizada próxima ao centro de Faenaria. Essas criaturas são a origem de diversas lendas, fábulas e contos nos Mundos Materiais, hora sendo bondosas e gentis, hora sendo travessas e brincalhonas, horas sendo pérfidas e crueis. Alguns Feys têm curiosidade com os seres materiais, outros apenas descaso, algumas desprezo. Mas é notório que, independente da emoção, a relação dos Feéricos com os Materiais sempre é digna de histórias.
Assim como outros Planos Imateriais, Faenaria possui suas próprias regras, exclusivas a si, e distintas das regras comuns a todos os Planos Materiais.
Natureza Mutável
Este plano é extremamente suscetível às mudanças naturais do mundo, como a passagem do tempo e das estações, e para tanto às vivencia de forma diferente. O tempo em Faenaria não é possível de ser contabilizado, ele flui da forma como aprouver, dias podem durar semanas no Mundo Material, noites podem durar séculos, ou minutos. Mesmo a percepção de espaço é diferente, não há Norte, há apenas o horizonte e o lugar que se quer chegar. Para seres advindos dos Mundos Materiais, Faenaria é extremamente confusa, um local onde o tempo e o espaço são tão volúveis e mutáveis como a própria natureza do plano, é fácil se perderem ali, mas para os Fey é apenas uma questão de querer e instinto. Por conta de sua Natureza Mutável, Faenaria está em um constante processo de criação e destruição, com novos locais se originando e suas Fronteiras se expandido. Faenaria é um dos maiores Planos Imateriais, do multiverso. Contam as histórias que ele faz Fronteira com cada outro mundo do Multiverso, basta procurar pelo lugar correto. E, claro, assim como o plano, seus habitantes também sofrem da mesma impermanência. Aqui, nenhum ser vivo é o mesmo com o passar do tempo, suas próprias naturezas são influenciadas como se fizessem parte do mundo natural, submetidos ao mesmo ciclo.Véu Sazonal
Uma das poucas coisas que o Mundo Material e Faenaria têm em comum é o passar das estações. Contudo, apesar de dividirem o mesmo ciclo de estações, sua passagem é drasticamente sentida em Faenaria, com o próprio mundo, seus limites, suas terras e seus habitantes fazendo parte integral do ciclo. Durante o Verão, suas terras são quentes, receptivas com longuíssimos dias e grande atividade dos Feéricos, enquanto durante o Inverno, por exemplo, a vida começa a murchar e morrer, o mundo esfria e seus habitantes também.
Assim, graças a essa mudança, a Corte Sazonal, a organização formal dos Fey, também sofre alterações drásticas durante a mudança de estações, assumindo ‘formas distintas’ de acordo com a estação em questão.
A Corte Sazonal
Como dito antes, esta é a organização formal dos Feéricos. O mais próximo de um Reinado que eles possuem, todos os Fey respondem à Corte que por sua vez tem como objetivo assegurar a segurança de todos os Feéricos e do plano em si. A Corte é governada por Oberon e Titânia, duas entidades acima dos Arqui-Fada, que são escolhidas pelo próprio plano, como seus protetores maiores. Uma vez que um Fey seja escolhido para assumir o manto de Oberon ou Titânia, caso vista-o, ele perde sua individualidade, servindo como receptáculo para que tal entidade se manifeste através de si, até sua passagem ou que deixe de ser um receptáculo. Oberon e Titânia, em suma, são uma consciência expandida do plano que existem desde o começo das Eras, e assim são sábios e grandiosos, mas assim como Faenaria, volúveis e mutáveis.
Vários outros Fey se espalham por Faenaria como um todo, alguns formam outras comunidades, chamadas Assembleias Feéricas, essas são independentes em si, algumas possuem suas próprias leis, mas todas possuem um Arqui-Fada que a represente, e devem obedecer à Corte Sazonal, mas é claro, nem sempre o fazem.
A estação é marcada por um grande ritual de Solstício performado pelos Fey, que rumam em direção à Perpetua, capital da Corte Sazonal, onde se reúnem para assegurar o mantenimento da vida no plano. Durante esse período a Corte fica conhecida como a Corte do Verão. Os Fey são mais receptivos e ativos nessa época. A Corte do Verão assume uma postura amistosa e conciliadora com os problemas enfrentados pelos Fey, prezando pela vida e pela paz, enquanto o plano próspera, verdejante e incólume.
Solstício de Verão
Equinócio de Outono
A estação é marcada por diversos rituais locais feitos nas Assembleias Feéricas, ou individualmente pelos Fey solitários, com o objetivo de preparar o plano para a mudança que está por vir. Durante esse período a Corte fica conhecida como a Corte do Outono. Os Fey se tornam mais introspectivos, melancólicos e protetores durante essa época. A Corte do Outono toma posturas de precaução, mas também de celebração, uma vez que entendem o significado e a importância do ciclo da naturezaSolstício de Inverno
A estação é marcada pelo introspecção. Os Fey realizam rituais particulares para assegurar que o Inverno seja comedido, sem ser forte ou fraco demais. Durante esse período a Corte fica conhecida como a Corte do Inverno. Os Fey nessa época ficam reclusos, desconfiados e mesquinhos, é a época de menos atividade e onde a maioria dos conflitos começa. A Corte do Inverno encontra-se numa situação delicada, tomando medidas para assegurar que os conflitos velados entre os Fey seja mínimo, mas é também impiedosa e rígida.
Equinócio de Primavera
A estação é marcada por diversos rituais locais feitos nas Assembleias Feéricas, ou individualmente por Feys solitários, cujo objetivo é preparar o plano para o momento mais delicado do ciclo, o renascimento. Durante esse período a Corte fica conhecida como Corte da Primavera. Esse é também o período mais perigoso no plano, os conflitos gerados durante o Inverno chegam a uma conclusão, ou às vias de fato, e os nervos estão à flor da pele, conforme o renascimento é um período delicado e complexo. A Corte da Primavera toma atitudes para resolver os conflitos não resolvidos durante o Inverno, e não poupam esforços para resolvê-los.
Nocturnia
Agora, isso tudo descrito até então, é durante o dia. A passagem de tempo não se encontra apenas nas estações, mas também no Sol e na Lua. Dias são difíceis de contabilizar em Faenaria, podendo durar anos, mas todos seus habitantes sabem quando ele está para mudar. Feéricos tendem a ser mais alegres, vívidos e receptivos enquanto a luz estiver presente, a Corte é mais generosa e as Assembleias mais receptivas, a própria Faenaria é bela, benevolente e verdejante. Mas ao cair da noite as coisas mudam. Ao cair da noite Nocturnia acorda.
Faenaria passa a ser maculada, sórdida e pútrida. Ainda há beleza é claro, mas ela passa a ser enxergada por outras lentes. Os Feys tornam-se mesquinhos e cobiçosos. Fadas tornam-se megeras, dríades tornam os olhos para si, ninfas abandonam seus deveres, sátiros tornam-se bestas lascivas e espíritos maldosos e zombeteiros abundam o Plano. Agora, da mesma forma como existem Feéricos de má índole e nefastos, mesmo durante o dia, existem Feéricos que procuram manter sua índole e caráter durante a noite, mas todos estão impostos sob as mesmas regras, e seus instintos se modificam, os feéricos mais simples e de espírito mais fraco não conseguem controlar seus impulsos, enquanto Arqui-Fadas até conseguem fazê-lo, mas ainda com um grande esforço.
É importante notar que mesmo durante Nocturnia as organizações dos Feéricos continuam existindo, essa é a grande importância dos Arqui-Fada em tais comunidades, não apenas proteger Feys menores de ameaças externas, mas também de si mesmos durante a Nocturnia.
Esta dicotomia de Dia e Noite, Faenaria e Nocturnia, Luz e Sombras é a essência do Plano, e podemos ver a verdadeira índole e caráter dos Fey durante a Alvorada ou o Crepúsculo, onde Luz e Sombras estão em igual medida, e os Feéricos mais se aproximam dos seres Materiais.
Assembleias Feéricas
Essas são as comunidades independentes do Fey, vários mortais que perambularam pelas selvas Fey as confundiram com a Corte Sazonal, mas são diferentes. Geralmente Assembleias Feéricas possuem suas próprias leis e regras, bem como um, ou mais, Arqui-Fada que as protegem.
À baixo você encontrará alguns exemplos de Assembleias Feéricas bem como Arqui-Fadas relacionadas à elas
- Assembleia dos Corais - Localizada próxima a grandes lagos ou nas intermitências de Faenaria com o Mar Astral. São Feéricos que prezam pelo mar e pela vida na água. - Nereida, a Senhora do Mar Cristalino
- Assembleia do Ferro - Localizada próximas às raras montanhas ou jazidas minerais nas Selvas Fey. Normalmente os Fey se distanciam do ferro, uma vez que esse é mortal para os mesmos, mas os membros dessa Assembleia se dispuseram a encontrar a melhor forma de manipulá-lo e talvez torná-lo menos letal. - Heran, o Robusto
- Assemblei do Fogo - Localizada próxima à terras áridas ou a raros vulcões nas Selvas Fey. Os Feéricos que aqui residem possuem proximidade ao fogo, sendo vários deles espíritos de fogo, ou fadas que se identificam com sua natureza. - Ignatus, o Cingido
- Assembleia das Sombras - Localizada nas regiões mais escuras e internas das Selvas Fey. Os Fey que aqui residem em geral são os mais reclusos, soturnos e maquiavélicos entre todos os Fey. - Emenott, o Caído
- Assembleia Selvagem - Localizada em regiões distantes e de difícil acesso das Selvas Fey. Os Fey que aqui vivem optaram por “abraçar” seu lado mais feral e selvagem, uma vez que muitos possuem certa correlação com animais e bestas. Esses Fey são perigosos e explosivos. - Banehallow, o Licantropo
- Assembleia dos Sussurros - Poucos sabem a localização deste Assembleia, mas contam os boatos que sua localização é transitória e que ela se esconde em locais de grande neblina. Esses Fey são traiçoeiros e zombeteiros, geralmente inócuos, mas podem ser agressivos e perigosos. - Puck, o Travesso
- Assembleia dos Únicos - Não há um local específico para essa Assembleia, ela se estabelece em qualquer local que haja fácil acesso. Os Feys que aqui residem, geralmente são os escorraçados por serem diferentes e estranhos. Muitos seres Materiais acreditam que eles sejam abominações. - Astardio, o Puro
Oberon e Titânia
Os governantes de Faenaria, os Arqui-Fada Maior, os cabeça da Corte Sazonal, o Rei e Rainha das Fadas. Oberon é uma Entidade Menor, enquanto Titânia é uma Entidade Maior, ambos em pé de igualdade com Arautos, abaixo apenas do Deuses, para muitos eles são considerados Semi-Deuses, uma vez que sua própria existência está conectada com o Plano de Existência em que vivem. Oberon e Titânia são entidades muito poderosas que habitam receptáculos de Feys que ouviram o Chamado Maior. Esse Feérico então ruma para o centro de Faenaria, onde aceitará seu destino como receptáculo e passará a ter seu corpo habitado por Oberon ou Titânia. Ninguém sabe, com exceção dos dois governantes, o que há no centro de Faenaria e esse é um segredo guardado à sete chaves. O Fey que serve de receptáculo para os Arqui-Fada Maior não se perde completamente, ele ainda está presente, e vez por outra a consciência que habita seu corpo se suprimi para deixar que o Fey original reassuma o controle. Um Fey não é obrigado a acatar o Chamado Maior, mas é raro que não aceite, uma vez que feéricos estão profundamentes ligados com Faenaria e com o mundo natural do plano. Em linhas gerais, apesar de Oberon e Titânia governarem juntos, Titânia é quem dá a decisão final, ela é a Fey mais poderosa em todo o plano e quem mais está conectado ao mesmo, no entanto, graças a tal conexão, ela também está mais suscetível aos efeitos de Nocturnia. Quando a noite cai Titânia utiliza de todo seu poder e esforço para que a influência de Nocturnia em si seja mínima, e portanto ela fica “indisposta”, durante esse período Oberon é quem toma a frente da Corte Sazonal enquanto dá apoio à sua companheira eterna.Os Arqui-Fada
Arqui-Fada é o termo utilizado para se referir a Feys que possuem um poder significativo, além de Silvestres comuns. Eles podem ser bondosos, maléficos ou neutros. Podem ser filiados à Corte Sazonal, respeitá-la ou desprezá-la, mas sempre são importantes para os Fey ao seu redor, e suas atitudes geralmente impactam o plano de forma significativa.Fronteiras
É dito que com sua constante expansão Faenaria possua uma Fronteira para todo e qualquer plano no Multiverso, basta saber achá-lo, o que por muitas vezes mostra-se uma tarefa árdua, contudo, é de conhecido de todo Fey que o Plano possui proximidade com o Mar Astral e com Anima, o Reino das Almas.Habitantes
- Eladrins e High Elfs.
- Fadas, Pixies, Ninfas, Dríades, Sátiros, Ents e outras criaturas silvestres
- Barretes Vermelhos (Redcaps), Meenlocks, Boggles.
- Espíritos Silvestres
- Megeras, Fomorianos e alguns outros Gigantes.
- (Em menor número) Gnomos e Ursidaes
Tipo
Dimensional plane