Montanhas Nether
As Montanhas Nether são uma cordilheira de picos escuros que uma vez marcaram as fronteiras dos ancestrais impérios de Netheril e Delzoun. Muitos viajantes evitam estes picos, pois muitas tribos de orcs habitam na região, tais como as tribos Mil Punhos e os Tripa Arrancada, que lutam ferozmente pelo controle da Passagem da Lua, um largo desfiladeiro que divide a cordilheira na porção leste e oeste. Por volta do ano 1372 CV, os orcs fizeram uma tênue trégua, tornando-os uma ameaça ainda maior para qualquer um que viajasse pela região.
No entanto, o grande perigo destas montanhas é um clã inteiro de dragões azuis conhecidos como Morueme, que moram na Gruta de Morueme, na encosta mais alta de uma montanha chamada apropriadamente de Lar dos Dragões. A ameaça dos dragões é aumentada pela servidão de uma enorme tribo de hobgoblins chamados Esfoladores Vermelhos, que cuidam da Espiral da Ruína, uma cidadela entalhada na rocha, e protegem seus mestres com uma reverência quase de divindade. As montanhas também são lar para dezenas de espécies de monstros perigosos, tornando o local uma das regiões selvagens mais inabitáveis de toda Faerûn. Existem até mesmo sugestões de que portais sejam responsáveis pela incrível abundância de monstros vagando pelos picos elevados das Montanhas Nether. Para aqueles que ousam enfrentar os perigos, ouro, prata e cobre podem ser minerados em quantidades exorbitantes. Além disso, muitos aventureiros vasculham as montanhas atrás de esconderijos secretos onde ainda possa haver magia Netherese.
Geografia
As principais montanhas da região são a Adaga de Dalagar (também conhecida como Cemitério dos Dragões, o pico mais alto a nordeste da cordilheira), o Lar dos Dragões (na extremidade mais a leste da cordilheira), o Pico da Senhora (na extremidade mais a oeste das montanhas), o Monte Ieldroun (a montanha mais alta a leste da Passagem da Lua) e o Monte Thorog (a segunda maior montanha a leste da Passagem da Lua). Além da Passagem da Lua, existem mais dois passos entre as Montanhas Nether, o Passo da Pedra Virada, por onde passava a antiga e abandonada estrada entre Sundabar e Chifre Ascal e a Passagem de Lua Argêntea, que divide duas seções da porção mais setentrional da cordilheira.
Além das aldeias das tribos de orcs e hobgoblins espalhadas por toda a cordilheira, também existem a aldeia de Travessia de Rauvin (na Passagem da Lua), a aldeia de Topo da Colina (um assentamento localizado a oeste do Pico da Senhora, o Monastério da Mão da Senhora (um templo dedicado a Loviatar no Pico da Senhora) e a Torre de Telkoun (a fortaleza de um mago).
Tipo
Mountain Range
Localizado(a) sob
Comentários