Olá, pessoal! Para aqueles que desejam ser mestres em nossa comunidade, precisamos que tenham em mente que a lore é algo muito importante e que fizemos com muito carinho. Portanto, por mais que jogadores inexperientes em D&D 5e possam ser aprovados, nós pedimos que tenham uma noção mínima de como é o cenário, as principais cidades, os reinos, os deuses no geral, NPCs importantes e etc.

Tornando-se um Mestre

Tornando-se um Mestre

Passo 1 - Conhecendo você como mestre

Para se tornar um mestre é necessário que você tenha pelo menos o rank Obsidiana e que o seu primeiro personagem tenha sido liberado há pelo menos duas semanas. Ao cumprir os pré-requisitos, procure o Adm Ookami (Discord Tag: 0okami#2926)para responder algumas perguntas e ser adicionado como um Mestre em Teste. (Recomendamos fortemente que você tenha conhecimento do Dungeon Master's Guide - Livro do Mestre e o Player's Handbook - Livro Do Jogador para começar a montar suas aventuras no nosso servidor.)  

Passo 2 - Avaliação

Apôs todas as perguntas, você receberá uma Mesa Premium no Roll20, onde poderá se organizar para começar a preparar suas aventuras. Depois de receber sua mesa, você deverá narrar de 3 á 5 missões, com acompanhamento de um Loremaster como avaliador e conselheiro, tendo assim vaga obrigatoria nessas missões.   Caso necessite você pode pedir ajuda para seu avaliador durante o planejamento das mesas, para equilibrio, historia ou até mesmo para auxilia-lo nos comandos do Roll20.   O avaliador entre as missões de avaliação tomará notas e vai lhe fornecer um feedback também. Ao final das missões de avaliação, o jogador receberá a aprovação ou reprovação para receber o cargo de Mestre.  

Passo 3 - Frequencia

A primeira missão de avaliação tem um prazo de 15 dias para acontecer a partir do momento que o cargo de Mestre em Teste é lhe concedido e cada missão subsequente deve acontecer em até 15 dias de diferente uma da outra, caso isso não ocorra o avaliador poderá automaticamente lhe reprovar na avaliação e ela então deverá ser feita novamente do inicio para receber o cargo de mestre.

Uso da Mesa

Uso da Mesa
O uso da mesa do Roll20 é feito da maneira que preferir, porém pedimos que o Mestre narre pelo menos uma missão por mês. O direito ao cargo de Mestre, portanto à mesa, poderá ser revogado caso haja um hiato muito grande entre as postagens de missões. Caso isso ocorra, o cargo só será devolvido de acordo com o julgamento da Administração. Vale lembrar que esperamos boa conduta dos Mestres, uma vez que eles viabilizam o contato dos jogadores com o cenário e narram as aventuras para trazer a diversão a todos. Sendo assim, o cargo pode ser suspendido ou revogado permanentemente de um jogador em caso de infrações, sendo que o grau da punição será avaliado pela Administração com base no ocorrido.

Ranks de Mestres

Ranks de Mestres
Os mestres do servidor acabam por receber benefícios equivalentes ao seu esforço e dedicação no servidor. Desta maneira, adquirindo permissões que antes não teriam, seguindo o seguinte formato:
Mestre
Deve ter passado pelo Mestre em Teste para se oficializar um mestre e poder narrar os seguintes tipos de missões.
  • Missões de todos os ranks e missões especiais de BG
Mestre Conselheiro
Deve ter mestrado ao menos 15 mesas no servidor e ter um certo mérito como mestre para receber as seguintes permissões.
  • Pode narrar missões de itens, maldições e ascenções.
  • Fazer publicações no noticiário mundial com permissão dos Loremasters e da administração.
  • Pode narrar eventos com supervisão de um Loremaster ou Mestre Ancião.
Mestre Ancião
Não só é necessario ter 15 mesas mestradas mas também deverão ser feitas todas em pelo menos 3 meses mantendo uma boa qualidade entre elas, além de ter planejado no mínimo 2 eventos e terem sido um sucesso. Assim, recebendo o seguinte beneficio:
  • Pode narrar eventos sem precisar de supervisão de um Loremaster
Grão-Mestre Ancião
Como ultima etapa da jornada, você deve realizar 3 eventos de sucesso sem a supervisão de um Loremaster para mestrar os seguintes tipos de missão.
  • Pode narrar missões de lenda e planar binding

Livros Permitidos

Livros Permitidos
                                         
Livros
Player's Handbook
Dungeon Master's Guide
Monster Manual
Volo's Guide to Monster
Xanathar's Guide to Everything
Mordenkainen's Tome of Foes
Wayfinder's Guide to Eberron v2
Guildmaster's Guide to Ravnica
Princes of the Apocalypse: Elemental Evil Player's Companion
Sword Coast Adventure Guide
Waterdeep: Dragon Heist
Waterdeep: Dungeon of the Mad Mage
Curse of Strahd
The Lost Mines of Phandelver
Tales of the Yawning Portal
Tomb of Annihilation
Out of the Abyss
Hoard of the Dragon Queen
Rise of Tiamat
Storm King's Thunder
The Tortle Package
Lost Laboratory of Kwalish
Ghosts of Saltmarsh
Descent Into Avernus
Locathat Rising
Infernal Machine Rebuild
Adventure With Muk
Eberron Rising From the Last War
Explorer Guide to Wildemount
D&D Sapphire Dragon Set
Mythic Odyssey of Theros
Icewind Dale: Rime of The Frost Maiden
Tasha's Cauldron of Everything
Candlekeep Mysteries
Van Richten's Guide To Ravenloft
The Wild Beyond The Witchlight
Fizban's Treasury Of Dragons
Strixhaven: A Curriculum Of Chaos
Mordenkainen Presents - Monsters of the Multiverse

Central de Teleportes

Central de Teleportes
Como funcionam os círculos de teleporte da Liga, onde estão e como são. Clique aqui para acessar.

Maldições

Maldições
Tutoriais para saber como lidar na hora de aplicar uma maldição ou condição negativa duradoura a um jogador.
Clique aqui para acessar sobre como lançar maldições.
Clique aqui para acessar sobre como fazer armadilhas assombradas.
Clique aqui para acessar sobre como aplicar estresse em personagens.

Enfermidades

Enfermidades
Tudo sobre o funcionamento das Enfermidades e como criar uma.
Clique aqui para ver na íntegra tudo sobre as Enfermidades.

Criando uma missão

Criando uma missão
Para publicar uma missão, um Mestre deve ir em algum canal de texto e escrever o comando /missão-criar e responder as informações necessárias.  
  • Nome da Missão: O Título da Missão.
  • Data da Missão: 01/01/2021
  • Hora da Missão: 15:00 (a missão deve ser preenchida meia hora antes de seu horario de inicio.)
  • Quantidade de Participantes:5
  • Ranks:(Marcar os ranks que podem se inscrever) Obsidiana - Ametista
  • Link da Mesa:Colocar o link do convite da sua mesa.
  • Descrição da Missão:Esse é um exemplo de como se parece uma missão publicada.
  •   Ao utilizar o comando e responder as informações obrigatórias, o bot irá gerar uma mensagem de confirmação com as informações escritas no comando anterior. Além disso, após a mensagem de confirmação do bot, ele irá criar e postar a missão dentro de alguns minutos. Assim, fazendo com que os players possam se inscrever na mesma.   Mesmo que a missão seja para mais de um rank, um jogador só poderá receber a recompensa de até o máximo que o seu rank atual permitir. Ademais, são necessários pelo menos 3 jogadores para que uma missão ocorra.

    Tipos de Vagas de Missões

    Tipos de Vagas
    • Vagas Obrigatórias: Vagas dedicadas aos personagens que buscam, pesquisam (rumores e notícias) ou são responsáveis pelo acontecimento da missão, máximo de 25% de vagas deste tipo.
    • Vagas Prioritárias: Vagas dedicadas aos personagens que já participaram ou têm alguma informação importante em relação à missão, mas é possível conduzir a mesa mesmo sem a presença dele, máximo de 25% de vagas deste tipo.
    • Vagas de Colaboradores: Todas as missões a partir do rank Ametista devem ter 25% de suas vagas destinada aos Colaboradores. Caso nenhum se inscreva, ela será preenchida por jogadores que se encaixarem nos demais requisitos de ordem de preenchimento.
    • Vagas Normais: Vagas preenchidas por ordem de chegada pelos jogadores dos ranks marcados na missão, sendo preenchidas primeiramente pelos inscritos que estejam no primeiro rank marcado, no mínimo 50% das vagas devem ser deste tipo.
    • Baixa Prioridade (BP): Jogadores que já jogaram nos últimos dois dias (48 horas), ficam em Baixa Prioridade. Isso ocorre para que outros jogadores que ainda não participaram de missões tenham a oportunidade de jogar e fazendo assim com que todos possam se divertir.
    • Infratores: Jogadores que estejam sob algum tipo de penalidade sempre serão os últimos na fila para se inscrever na missão enquanto estiverem com o rank de Infrator.

    Ordem de Preenchimento de Vagas

    Ordem das Vagas
    Ao abrir uma missão o mestre deve respeitar as ordens das vagas e suas prioridades seguindo a seguinte ordem:   Vaga Obrigatória > Vaga Preferencial > Vaga de Colaborador > Vaga de Colaborador em Baixa Prioridade > Vagas Normais > Baixa Prioridade > Infratores.

    Dividindo uma Missão

    Dividindo uma Missão
    Mestres podem dividir uma sessão em partes, cada parte deve ocorrer em até 15 dias completos da anterior e a missão deve ser feita de inicio a fim em um período de 30 dias. Isso serve para inibir grande diferença entre o tempo dentro da missão e o tempo fora da missão. Caso jogadores e mestres concordem, em certas circunstancias, os personagens podem ficar presos nas missões e não jogarem outras até a atual terminar. Ressaltamos que isso não é obrigatório e ambas as partes têm de concordar. Para que a separação ocorra o mestre precisa avisar no chat da missão que a parte atual finalizou e o tempo total decorrido da missão, somando todas as partes concluídas. É importante computar o tempo total, pois a recompensa é dada com base nele. Por sinal, missões que ultrapassam o prazo de 15 dias para a continuação ou que duram por um período maior que 30 dias são obrigatoriamente dadas como encerradas e os jogadores recebem a recompensa pelo tempo que jogaram ao todo.

    Iniciando uma Missão

    Iniciando uma Missão
    Para dar inicio a uma missão, o mestre deve confirmar se as vagas batem o mínimo necessário de três jogadores. Missões Especiais não precisam de um mínimo de jogadores e podem ser realizados com somente uma pessoa. Não há máximo de jogadores em uma missão, mas recomendamos que não ultrapasse de 5 para não ocorrerem problemas de balanceamento e condução da sessão.   Assim que iniciar a missão, o Mestre deve atribuir, o cargo baixa prioridade aos jogadores, com o comando (/baixa-adicionar)   Isso devera ser feito para cada jogador na missão. Esse é um sistema de controle de inicio da missão e de Baixa Prioridade para que todos os jogadores possam ter a chance de jogar. É importante que o cargo seja atribuído previamente, pois, do contrário, o bot não reconhecerá o jogador e não aplicará a Baixa Prioridade com tempo para expirar. Jogadores que já estiverem em baixa prioridade, não devem receber o cargo novamente.   Logo em seguida coloque no chat da missão:
    • Gastos e Ganhos:
    E peça para que os jogadores se marquem e editem a marcação quando gastarem ou ganharem algo na missão.   Com esses passos concluídos, a missão será iniciada.

    Finalizando a Missão

    Finalizando a Missão

    Relatório Inicial

    Quando se termina a missão, o mestre tem até 3 dias para postar o relatório completo de acontecimentos no chat da missão, para que os jogadores atualizem os seus logs e também no canal #relatórios-de-missão, localizado na aba de Mestragem. Até 2 dias depois do limite para postar o relatório, ou seja, 5 dias desde o término da missão, a sala será apagada. A não publicação do relatório de missão pode incorrer em punições para o Mestre, uma vez que prejudicam o controle do servidor e também a atualização de logs por parte dos jogadores.  

    Modelo de Relatório Completo

    • Missão: O Título da Missão.
    • Mestre: O Mestre que a narrou.
    • Data: 01/01/2021
    • Rank: Obsidiana, Ametista
    • Participantes: Nome dos personagens que jogaram.
    • Ganhos e Gastos: Coloque aqui o que os jogadores receberam ou perderam na missão.
    • Bestiário: Caso alguma criatura oficial dos livros permitidos tenha sido vista na missão, declare-a aqui para que os jogadores computem em seus logs.
    • Acontecimentos Importantes: Liste acontecimentos que impactam os personagens ou o cenário de alguma forma. Caso nada do tipo tenha ocorrido, indique que não houve nenhum.
    É realmente simples e direto, portanto pedimos que sempre postem o relatório o quanto antes e sem deixar informações faltando.

    Recompensas em Missões

    Recompensas em Missões
    O ouro recebido é proporcional ao rank dos personagens. Caso a mesa não seja concluída, o valor acumulará e será entregue na última parte da continuação. O mestre não é obrigado a dar uma recompensa aos jogadores caso ele ache que aquela missão não é coerente de se receber uma recompensa (Ex.: Missões sem um contratante, assuntos pessoais, favores, etc.). Narrativamente, o loot pode ser composto por materiais, ferramentas ou armas coletadas durante a missão, que são vendidas pelos jogadores à Liga. Em casos de missões emitidas pela Liga de Nova Esperança, sempre haverá recompensa, uma vez que o pagamento parte do alto escalão da Liga e não do contratante.

    Regras de Inscrições

    Regras de Inscrições
    1. Jogadores que colocam o link do log em suas inscrições confirmaram que participarão da mesa. Eles podem cancelar a inscrição até 1h (uma hora) antes do começo dela sem receberem penalidades. Além disso, o limite de atraso são de 15min (quinze minutos) antes que punições possam ser aplicadas.
    2. Caso o mestre queira confirmar as vagas num horário diferente do padrão, ele deverá deixar claramente explícito na postagem inicial da missão a data/horário que o fará, e quaisquer alteração da data/horário de confirmação deverá ser feita marcando o devido rank. Isto permite que o mestre tenha flexibilidade em fazer a sua mesa de forma mais controlada enquanto mantém um nível de transparência alta para os jogadores.
    3. O mestre deve deixar claro e explícito, utilizando a lista de emotes fixada no canal #sala-de-mestres, quem está preenchendo quais vagas e quem está na reserva. Ao fazer isto, os jogadores saberão com maior antecedência se conseguiram a vaga ou não. Recomendamos que faça isso pelo menos duas vezes por dia para missões que ocorrerão em alguns dias, e 1h30min (uma hora e meia) antes do começo da missão.
    4. Quaisquer alterações de data/horário de missão deverão ser feitas com pelo menos 4 (quatro) horas de antecedência, e deverão marcar os ranks participantes. Imprevistos serão analisados caso a caso, porém Mestres são a cara e a essência do servidor, e como tal sentimos que devem ser observados por num padrão mais rígido.
    5. Para determinar se um jogador entrará numa vaga de Baixa Prioridade ou não na hora da mesa, use o comando t1-info no canal #baixa-prioridade. Caso o horário de término do cargo seja ANTES DO HORÁRIO INÍCIO de sua mesa, ele não deverá ser considerado como Baixa Prioridade. Reforçando, o horário de corte é o INÍCIO DA MESA, E NÃO O DA CONFIRMAÇÃO DE VAGAS.
    6. Os jogadores só poderão se inscrever em missões que possuam personagens dos devidos ranks marcados. Caso um jogador de outro rank se inscreva na mesa sem atingir esse critério, o mestre deverá colocar o emote de X para negar a inscrição.
    7. Caso não haja o preenchimento de vagas pelos ranks marcados ou caso o mestre decida abrir vagas para outros ranks, o mestre deverá marcar o próximo rank permitido e SOMENTE AS INSCRIÇÕES FEITAS APÓS A MARCAÇÃO SERÃO ACEITAS. Vale lembrar que este tipo de abertura fica a critério do mestre, e é só para 'regulamentar' uma alternativa.
    8. As mesas não podem ter subdivisão de níveis. Todas as vagas deverão ser para todos os jogadores do rank marcado. Caso vagas sejam abertas para níveis acima ou abaixo, TODOS OS JOGADORES DAQUELE RANK ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA ENTRAR. Esta decisão é para dar uma ênfase maior nos ranks em si. Contudo, nada impede o Mestre de RECOMENDAR que jogadores de uma faixa de nível, dentro de determinado rank, não se inscrevam por conta de risco de morte ou qualquer outro motivo.
     
    Penalidade
    1. Jogadores que confirmarem vagas e não comparecerem podem receber, a critério do Mestre, o cargo de Baixa Prioridade, além de receber 1x aventura e 1x recompensa a menos no fim da próxima sessão que participarem. A primeira vez o jogador receberá só o cargo, mas da segunda em diante sempre receberá a punição inteira.
    2. Mestres que não comparecerem sem a devida justificativa receberão o cargo de Baixa Prioridade, 1x recompensa e 1x aventura a menos na próxima sessão que jogar, e receberão 1x recompensa e 1x aventura a menos na próxima sessão que narrar.
    3. Jogadores tem um prazo de 7d (sete dias) para atualizar seu log, em caso de não atualização o log poderá ser recusado em missões e ter suas atualizações que não estejam no prazo negadas, assim podendo ter perca de aventuras e itens.
    4. Estas penalidades poderão ser mais severas para casos repetidos e sucessivos, à critério dos Moderadores e Administradores.