Localizado ao subterrâneo do prédio principal da Liga de Nova Esperança, a Central de Teleportes é um ponto extremamente reforçado. As paredes possuem várias camadas tijolos e glifos de proteção, o acesso é repleto de sentinelas arcanas e a área de teleporte em si possui várias medidas de segurança. Tudo isso sem contar que é fácil de se conter a área em caso de problemas. Por sinal, o caminho inteiro até a sala, o quarto em si e o arco de formação do portal são todos grandes o bastante para que criaturas grandes passem sem enfrentarem grandes problemas.
Essas diversas medidas de segurança são tomadas a fim de evitar que invasores se aproveitem das muitas conexões para invadirem Nova Esperança. É certamente uma missão suicida tentar explorar a conexão como uma brecha.
A sala em si é bastante curiosa, pois há um grande arco de pedra no ponto oposto à porta dupla de entrada, que dá literalmente na parede de uma grande caixa de pedra repleta de runas e glifos inscritos. Há vários cristais e mecanismos estranhos pelas paredes e outros cantos da sala, que conduzem energia em quantias distintas conforme a configuração.
Ao centro da sala, há um ponto circular elevado, que tem um pedestal com um cristal azul cintilante. Há um livro, em um suporte conectado a ele, com instruções básicas de como manejar o teleporte e configura-lo ao destino correto. Basta que o aventureiro toque no cristal com firmeza e diga em voz alta o nome da cidade que almeja visitar. Então, o cristal dá um pulso luminoso intenso e o arco de pedra é energizado, abrindo assim um portal ao local de destino.
A partir daí, basta que o indivíduo atravesse e ele será teleportado para o círculo presente na cidade destino. O portal permanece aberto apenas do lado de ida, então não há como alguém passar da cidade alvo para dentro. Contudo, qualquer pessoa presente na outra sala sabe da chegada de aventureiros da Liga, pois os glifos do círculo de teleporte alvo começam a brilhar intensamente quando o portal está aberto na Central de Teleporte. A passagem sempre permanecerá aberta por cinco minutos, mas ela pode ser fechada previamente com o comando "Fechar", dito em voz alta, enquanto um indivíduo toca o cristal no pedestal.
Os círculos de teleporte ficam sempre em uma sala chamada de "Casa de Teleporte", que fica na base externa da Liga de Nova Esperança posicionada na cidade alvo. Para retornar, basta que o aventureiro aperte com força a sua insígnia de patente enquanto está posicionado no círculo de teleporte e diga em voz alta: "Retornar". Após cerca de vinte segundos de carregamento, o membro será levado até a Central de Teleportes em Nova Esperança.
É importante ressaltar que pessoal não autorizado, como pessoas não inscritas na Liga, não conseguem utilizar dos teleportes, além de que cada membro teleportado é registrado de forma mágica e o histórico pode ser acessado por membros autorizados diretamente pela liderança. O uso também é totalmente gratuito, porém a Liga pede encarecidamente que os membros não abusem desse privilégio.