Descrição
Breve Descrição
Como o farol na neblina, o obelisco no deserto e as estrelas no céu, Primus é a seta que aponta para a única direção correta. Perfeito como o Pai o fez, leal como a promessa que é cumprida, o Senhor da Ordem age de forma sistemática. Seus desígnios são dados ao seu servo mais próximo: Secundus (secundi), que por sua vez designa tarefas a seus servos imediatos, que por sua vez repete o processo com seus servos e assim, como deve ser, as vontades do Senhor de Mechanus se dissemina ordeiramente pelas camadas cada vez mais baixas de hierarquia.
Física
Primus foi o único filho do Criador a manter sua forma original, os estudiosos e fiéis acreditam que sua aparência é a de uma torre de Luz envolta pela névoa do cosmos. A verdade é que ninguém sabe, uma vez que Primus se apresenta apenas a seus irmãos e a seu servo de posto mais alto.
Símbolo
Uma torre com 14 janelas diagonalmente alinhadas até o topo, todas emitindo luz.
Símbolo
Personalidade
O Pai da Ordem preza pela hierarquia, por isso seus servos recebem comandos apenas de seus imediatos e repassam para a próxima camada hierárquica. A verdade para Primus é única e absoluta, para ele só existe um caminho a se seguir.
Aqueles que escolhem servi-lo devem levar uma vida rigorosa: o caminho é um só, então não há atalhos ou desvios, pois se desviar é convidar o caos. Seguir o único caminho, requer retidão, não havendo espaço para mentiras, pois mentir é convidar o Caos. Havendo apenas um caminho e assim apenas a verdade, é necessário clareza nas palavras, não deve haver espaço para interpretação, pois interpretar é convidar o Caos.
Capacidades Divinas
Há poucos segredos no Cosmos os quais Primus desconhece, o Senhor da Ordem é um guardião dos segredos, entre eles o das engrenagens do tempo, o qual se move à sua vontade. Primus pode acelerar, dilatar ou mesmo parar completamente o tempo, mas raramente o faz. Ele é capaz de negar qualquer aleatoriedade em seu domínio e de forma limitada, fora dele. Ele concede aos seus servos o dom da visão verdadeira e uma vontade de ferro para resistir a qualquer influência externa que lhes tente desviar do único caminho.
No mundo
O que faz
Primus controla o tempo e busca levar a ordem aos confins do multiverso, ele acredita ter herdado a vontade do Pai e ser o único a realmente compreender a sua vontade. Se orgulha de não ter cedido às mudanças causadas pela ausência do Criador.
O deus busca prevenir a proliferação do Caos no multiverso e convencer seus irmãos de sua visão.
Plano de Domínio
Primus habita em Mechanus.
Locais Ligados a Fé
Primus é, majoritariamente, cultuado pelos povos mais avançados e que compreendem a necessidade de verdadeira ordem para sustentar uma civilização, como na terra de arranhacéus, o
Reino de Stilya , ou nas escolásticas arcanas, como a Escolástica do Espaço-Tempo em
Mystiria.
Cultura
Várias culturas cultuam a ordem, mas apenas as comunidades mais estritas seguem Primus. Seus clérigos são rigorosos em seus rituais e conjurações, aqueles que emprestam o poder do Senhor da Ordem são incapazes de substituir ou negar a utilização de qualquer componente na conjuração de uma magia e fazem tudo a seu alcance para evitar o Caos em suas vidas.
Lendas
Com o deus do Caos se desfazendo no limbo, negando sua forma, Primus buscou equilibrar o polo oposto a Mechanus. Para isso é dito que o deus foi até lá e despejou sua própria essência, reencarnando sua essência no Secundius da época, tornando-se Primus novamente. Contudo, após deixar o plano, a essência de Caos passou a deturpar tudo que Primus buscou restabelecer e, com a energia que lá foi dispersa, energia primordial foi transmutada e criada, tal como formas de vida, como por exemplo os Slaads.
Origem
Primus é o primeiro dos muitos filhos do Criador, os quais foram criados pelo Soberano para iniciar o seu plano divino e, diferente de seus irmãos, Primus se manteve imutável com o tempo, não havendo espaço para a mudança, pois mudar é convidar o caos.
Relações
Inimizades/Alianças
Primus não odeia, nem ama, mas despreza todos aqueles que cedem ao Caos, em especial
Sovarog, que quebrou toda a ordem por sua gula de poder, a falecida deusa do Caos, cujo nome foi apagado da existência, e aquele que cedeu demais ao lado caótico dos homens,
Illucidus.
Organizações
Poucas são as organizações em nome de Primus, tal como poucas são aquelas que erguem os dogmas do deus em suas atuações, mas o deus possuí presença na região de Stilya, Mystiria e no âmbito planar, com toda a existência Modron respondendo a Primus.
Comentários