Descrição
Breve Descrição
Para os deuses, entrar no plano material é proibido, pois a mínima presença divina é poderosa o suficiente para destruir o mundo mortal. Todos aqueles que ousaram se aventurar nas bordas do plano material foram mortos antes que pudessem causar maiores problemas aos deuses e aos mortais. Um deus foi capaz de fugir rápido o suficiente para entrar parcialmente no plano material, mas acabou ficando preso na borda dos planos pela magia de
Helisiya, a deusa das águas.
Yhasthur, o Profundo, se aproximou o suficiente do plano material para causar um tremendo estrago. Ele surgiu do oceano, mas foi congelado por Helisiya antes que pudesse entrar inteiramente no mundo. A presença de Yhasthur criou a Mandíbula Abissal, uma região extremamente perigosa e cercada de monstros no oceano.
Deus algum ousa se aproximar de Yhasthur agora, temendo que um único toque possa ser o suficiente para libertá-lo de sua prisão.
Física
Yhasthur é um polvo monstruosamente grande. Sua carne distorcida é escura e fria ao toque, e mais resistente do que qualquer armadura de placas. A aparência de Yhasthur continua mudando e se deteriorando, como se estivesse lentamente apodrecendo.
A verdadeira aparência de Yhasthur é a de um pequeno peixe dourado, minúsculo o suficiente para caber na mão de uma criança. Esse pequeno peixe esta enterrado nas profundezas do grande polvo, amedrontado com a escuridão que o cerca.
Símbolo
Um polvo gigante.
Símbolo
Personalidade
Yhasthur é completamente insano e totalmente desprovido de inteligência. Seu único propósito é encontrar a Joia Azul, o lendário artefato que
Endring e Helisiya criaram para acalmar os oceanos primordiais, um objetivo que seria nobre se não custasse o plano material inteiro. Yhasthur não compreende seu próprio tamanho e nem suas capacidades.
Capacidades Divinas
Estando parcialmente congelado nas profundezas da Mandíbula Abissal, Yhasthur apenas consegue se comunicar com as criações de
M'nzog para influenciá-las a agir sob sua vontade. A maioria dessas criaturas não entende o que Yhasthur diz, apenas que devem buscar por algo perdido nos oceanos, pilhando e matando se necessário.
A presença de Yhasthur no plano material é nociva para todas as criaturas. Se encontrar com Yhasthur é impossível para a maioria, pois a pressão das profundezas do oceano é letal. Os que conseguem, não podem enxergá-lo em uma escuridão tão densa e apenas ouvem os murmúrios insanos do deus. A presença de Yhasthur distorce a mente e a carne, transformando qualquer um capaz de encontrá-lo em uma monstruosidade. Aparentemente, um presente de M'nzog.
No mundo
O que faz
Yhasthur busca recuperar a Joia Azul que foi perdida há muito nos oceanos do mundo. Ele se comunica com outras criações de M'nzog e as controla para buscar esse objetivo. Merrows, sahuagins, krakens e vários outros seres malignos buscam inconscientemente pela Joia Azul. A maioria não tem noção disso.
Plano de Domínio
Yhasthur está preso entre o plano material e o plano elemental da água e sua influência alcança ambos os lugares. No plano material, os marujos contam que um terrível monstro habita nas profundidades de um lugar chamado Mandíbulas Abissais, a qual é dito ser o lugar mais profundo do oceano.
Locais Ligados a Fé
Os pontos ligados à fé em Yhasthur mais comuns são encontrados em cavernas marítimas escondidas pelo oceano, onde sahuagins erguem santuários em sua homenagem.
Cultura
Como Yhasthur age apenas através de emissários, muitos dos cultistas do Profundo relacionam os sussurros em suas mentes como o próprio deus se comunicando. Aqueles que ouvem a voz de Yhasthur claramente, são capazes de discernir suas mais complexas ordens, ascendem como grandes sacerdotes nos mais diversos cultos.
Lendas
Apesar de M'nzog ser o pai de todos os monstros, Yhasthur é quem recebe os créditos pela criação dos krakens. Em suas inúmeras tentativas de fugir da prisão de Helisiya, Yhasthur acabou criando seres ao seu reflexo, nascidos de seu sangue hediondo
Os krakens são temidos e idolatrados nos mares e oceanos. Nem todos os krakens estão sob a influência de Yhasthur, mas aqueles que possuem contato com o Profundo são emissários e campeões poderosos do deus.
Origem
Yhasthur foi uma das primeiras criações de Endring quando ela estava tentando criar vida. Ele foi o menor e o mais tímido dos filhos de Endring, mas, a deusa o amou com todo o seu coração. Endring sempre esteve ao lado de Yhasthur por temer que ele não seria capaz de se defender sozinho. Mesmo sendo pequeno e fraco, Yhasthur se sentiu forte ao lado de Endring.
Endring foi impedida de estar ao lado de Yhasthur quando percebeu que seus filhos estavam ficando loucos, todos afligidos pela maldição de M'nzog, o insano deus das monstruosidades. Determinada a proteger seus filhos, Endring precisou se afastar de Yhasthur por um momento, e esse pequeno período foi o suficiente para M'nzog agir novamente. Yhasthur foi enlouquecido por M'nzog, desfigurado até se tornar um ser monstruoso e aberrante, o maior de todos os monstros.
Quando Endring percebeu seu erro, já era tarde demais. Yhasthur tornou-se um pesadelo desproporcional, um inimigo para todos os deuses.
Relações
Inimizades/Alianças
Com exceção de
Endring e
Helisiya, deus algum possui amizade ou inimizade com Yhasthur. Por conta disso, muitas vezes o chamam de "deus solitário". O coração de Endring carrega uma terrível mágoa, o sentimento de ter falhado com Yhasthur, tal como o de Helisiya sofre eu não poder remediar a situação de seu "pequenino" filho das águas.
Organizações
Os grupos que se únem em nome de Yhasthur são saqueadores ou monstros, dispostos apenas a pilhar e matar.
Comentários