Mahi

Depois da grande guerra contra O Devorador, dizem que a Mãe-Terra colocou-os para dormir. Grandes ilhas, vastas dunas e imensas montanhas que desfrutam de um merecido descanso. Oremos para que não seja necessário acordá-los novamente.
- Rhemo, Supervisor da Biblioteca dos Arquimagos da Aliança
 

Origens e Era da Gênese

 
Acredita-se que os primeiros elementais da terra - assim como os outros elementais básicos - surgiram com o Grande Despertar. No momento em que o mundo deixou de ser um amálgama caótico de energia a passou a pulsar com vida. Nada se sabe sobre como se deu esse evento, visto que nem os Deuses mais antigos estavam presentes para testemunhá-lo, mas é razoável presumir que o mundo era um lugar hostil e com grandes atritos de energia elemental ocorrendo constantemente.
 
A Lenda dos Quatro Irmãos, um conto alegórico sobre os quatro supostos primeiros elementais, pouco nos diz sobre a realidade dos primeiros habitantes do mundo.
 

Guerras da Era da Gênese

   

Mahis atualmente

  Mahis sempre foram os menos agressivos dos elementais. Há poucos relatos de conflitos entre mahis e outras raças, pois raramente atacam sem serem provocados e, a depender da situação, ignoram seus atacantes se não se sentirem ameaçados.   Em eras antigas, havia mahis que consistiam de montanhas inteiras, vastas dunas e até pequenas ilhas. Hoje em dia no entanto, não há indícios de que algum elemental da terra tão colossal tenha sobrevivido. Segundo as revelações divinas da própria Iya ainda na Era do Caos:  
Meus pares mais antigos há muito já fazem parte do mundo com seus corpos, e parte de mim com seus espíritos.
  Sendo assim, os poucos mahis de grande porte que ainda caminham em Gondwana estão todos em Edennia, a grande Floresta-Santuário que cobre quase todo o continente de Zyhea. Nenhum desses elementais é visto no continente lemuriano há mais de mil anos.  
Na Era do Caos, os magos arcanos aprenderam a usar pedras, metais ou madeira, moldá-los à semelhança de um mortal e animá-los com magia arcana. Apesar de serem erroneamente chamados de elementais em alguns registros de escribas pouco informados, estes seres são golems ou constructos, que não tem conexão nenhuma com a Mãe-Terra (não conseguem usar magia) e não possuem pensamento ou personalidade própria.
  As áreas lemurianas em que ainda se pode encontrar mahis são de difícil acesso, e como estes seres muitas vezes passam longos períodos de tempo dormindo mesclados ao ambiente, é muito comum que viajantes passem por elementais da terra e sequer percebam.