Agni

Agnis já foram a linnha de frente nas batalhas mais devastadoras que o mundo já viu. Gigantes flamejantes que incineraram as forças do caos e morreram no processo. Os pequeninos elementais que são avistados ao pé do monte Zacan hoje não são mais do que ecos pálidos do que um dia já foram.
— Pontifex Adamastor
 

Origens e antiguidade

 
Acredita-se que os primeiros elementais do fogo - assim como os outros elementais básicos - surgiram com o Grande Despertar. No momento em que o mundo deixou de ser um amálgama caótico de energia a passou a pulsar com vida. Nada se sabe sobre como se deu esse evento, visto que nem os Deuses mais antigos estavam presentes para testemunhá-lo, mas é razoável presumir que o mundo era um lugar hostil e com grandes atritos de energia elemental ocorrendo constantemente.
 
A Lenda dos Quatro Irmãos, um conto alegórico sobre os quatro supostos primeiros elementais, pouco nos diz sobre a realidade dos primeiros habitantes do mundo.
 

Guerras da Era da Gênese

 
Agni Primordial
É difícil imaginar o nível de destruição que os antigos elementais do fogo podiam causar, mas sabemos que agnis e jalas travaram diversas guerras quando o mundo ainda era jovem. A própria história do Deus-Sol tem como ponto de partida os conflitos contra os elementais da água.
 
De acordo com as escrituras, foi durante uma grande guerra entre elementais da água e do fogo que Hanu,O Deus da Morte surgiu pela primeira vez no mundo mortal, lançando sua mortalha sobre Ágira, a irmã-gêmea do Deus Sol.
 
O amadurecimento de Oshur e sua posição como lider dos Agni se consolida na sua união com Ambara, e não se sabe ao certo os conflitos entre água e fogo arrefeceram porque a então Deusa dos Ventos trouxe a Oshur uma nova sabedoria em relação à futilidade da guerra, ou se ambos os deuses combinaram ar e fogo em uma investida tão devastadora que os jalas preferiram se render.
 

Era Panteônica: agnis e os novos Deuses

  Todos os agnis colossais já estavam mortos no início da Era Panteônica. (...)  

Agnis atualmente

  Agnis são os elementais mais comumente vistos em Gondwana no dias de hoje, principalmente perto do monte Zacan, berço de todas as criações do Deus-Sol. A maioria dos agnis que pode ser encontrado hoje medem mais que meio metro, e não costumam atacar sem serem provocados.

Elementais evocados

 
Ao contrário dos agnis (elementais naturais), os elementais do fogo evocados por meio de magia arcana são tão ineficientes em seu consumo de mana que já não há mais magos dispostos a usá-los, seja em combate seja na forja de itens mágicos. 

Artigos Relacionados

 
Mahi
Species | May 3, 2023
 
Jala
Species | Jun 20, 2023
 
Marut
Species | May 3, 2023