Iasha Granger
Iasha Granger
Mental characteristics
História Pessoal
Filha de um bem sucedido feiticeiro, Iesod Granger, e tendo sido treinada pelo mesmo, Iasha desde jovem mostrava potencial para se tornar uma bem sucedida mestra das artes místicas. No entanto, apesar de ter tudo o que uma jovem de sua idade precisava, via que o ambiente aristocrático no qual se encontrava mostrava-se como sendo uma barreira para que pudesse explorar todo seu potencial. Devido a essa conclusão, decidiu tomar as rédeas de sua vida e, levando consigo uma pequena parte do dinheiro de seu pai, fugiu de casa para melhor especializar-se nos mistérios da feitiçaria.
Posteriormente, enquanto passava pela cidade de Hluthvar, Iasha acabou por tomar parte no combate do grupo de aventureiros de Brightstone contra um Dragão Azul que havia sido enviado para destruir a cidade a mando dos Zhentarim, e une-se aos heróis em suas aventuras. Sendo a única mulher do grupo, viu-se assediada por diversos pretendentes, como o anão Anvhar, o inescrupuloso Sinclair e o ladino Snake, que não resistia à impetuosidade da feiticeira. Algum tempo depois, Sinclair, que houvera conseguido uma posição de prestígio no governo de Asbravn, motivado pelos dotes da feiticeira, pede a mesma em casamento, pedido o qual, vendo em sua união uma oportunidade de aumentar seu poder, Iasha aceita.
Todavia, mal sabia Iasha que a notícia de seu iminente casamento houvera chegado aos ouvidos de seu pai que, já sabendo da malfadada reputação de Sinclair, apressou-se em teleportar-se para Asbravn a fim de impedir o matrimônio. Chegando lá, no entanto, o feiticeiro se viu no meio do acampamento de orcs comandados por H’Larg Mosh e, após um breve confronto com o clérigo, foi resgatado pelo ladrão Snake, que tinha um relacionamento amoroso mal resolvido com Iasha. Juntos, os dois tentam interromper o casamento, mas acabam sendo impedidos por Sinclair.
No entanto, o casamento de Iasha com o necromante se mostraria breve e tumultuado. O que Iasha não sabia era que Sinclair houvera capturado como reféns seus o filho e a mulher de Yellow Cobra, um adversário falecido de Snake cuja família o ladrão houvera jurado proteger. Isso havia enfurecido Snake que, fugindo da prisão na qual houvera sido colocado por Sinclair, tenta resgatar os mesmos, mas acaba sendo surpreendido pelo Necromante, que lança uma bola de fogo nos três, matando a mulher e a criança que tentava proteger. Em seguida, Sinclair manipula a situação para colocar a culpa em Snake, no entanto, Iasha, vendo que seu grande amor iria ser enforcado pelo conselho da cidade, apela para os clérigos de Tyr presentes na cidade para que pudessem ressuscitar a mulher e a criança e, com os testemunhos de ambos, a verdade é revelada. Iasha incita o povo a começar uma rebelião contra Sinclair que acaba por desencadear na fuga e na deposição do malfadado necromante.
Pouco tempo depois, Iesod Granger vem a tentar reaproximar-se da filha e a ensinar-lhe novas magias, no entanto ambos acabam por se desentender. Posteriormente, Iesod e a mulher de Yellow Cobra vêm a se apaixonar, visto que ambos haviam perdido alguém importante, e, com o filho da mulher partem juntos da cidade. Iasha e Snake, por sua vez, começam uma relação amorosa e juntamente com o irmão de Snake, Jeffrey, que havia se apresentado a Snake durante seu julgamento a fim de salvar o irmão, e com alguns dos ladrões da guilda de Snake, aventuram-se desvendando a origem do ladrão em Amn. Após terem se envolvido em um confronto com a entidade Bozzan no qual o pai e o irmão de Snake morrem, Iasha e o ladrão tentam aproveitar a estadia na cidade para visitar o orfanato Santa Claus onde Snake foi criado. Lá, Iasha conhece uma criança que vem a encantá-la: Pamela e, junto com Snake, adota a menina.
Iasha e Snake deparam-se com demonstrações de enorme poder de Pamela e, seguindo a indicação da criança, seguem para as colinas perto de Athkatla onde encontram a casa do mago Kestrel, que se encontrava enfrentando o dragão Draco, conhecido dos aventureiros. Pamela usa sua magia interior para atacar Kestrel e desmaia, o mago consegue sobreviver. O casal então vem a descobrir a história de Pamela e que ela guarda a essência da entidade chamada de “Feiticeira”, uma criatura de tanto poder mágico puro que sua compreensão estava acima dos limites de Kestrel na época em que a descobriu, enviando sua essência para o futuro, de modo que pudesse ganhar tempo para estudá-la. O mago não previa que a essência viesse a se instalar no corpo da pobre Pâmela. Tal situação se mostrava perigosa para a criança, deixando Iasha angustiada, o que fez com que Snake usasse a máquina de troca de Almas “Eila”, construída por Roswald, para passar a entidade do corpo de Pamela para o seu.
Iasha ainda viria a ajudar Snake em suas aventuras pelo seu passado em Athkatla, vindo a descobrir que a alma de seu amor estava presa nos domínios de Kelemvor, o bom deus da morte, e ajudando-o a encontrar seu antigo amigo que fazia parte dos Ladrões das Sombras. Também viria a ser presa por um cafetão enamorado por seus dotes, tanto físicos quanto místicos, mas Snake a salvaria antes que algo pior acontecesse. Posteriormente ambos se envolvem na luta final contra o dragão Smaug. Algum tempo após a derrota de Smaug, Iasha engravida de Snake e começa a devotar a maior parte de seu tempo à criação de Pamela e aos cuidados pré-natais. Devido a uma obsessão que Sinclair ainda nutria por si, a feiticeira se viu obrigado a viver no covil dos ladrões de Snake, onde poderia ser protegida de uma eventual tentativa de vingança do vilão e onde veio a ter seu filho, Keldorn. No entanto, os tempos de calmaria para a família da feiticeira se mostrariam breves.
Graz’zt houvera tido sua fortaleza invadida pelo grupo de aventureiros de Brightstone, que resgataram a deusa Waukeen e, como forma de se vingar, arquitetou, corrompendo através de chantagem os Ladrões das Sombras, um meio de sequestrar o filho recém-nascido de Iasha e Snake. Enquanto os Ladrões das Sombras e a filha de Graz'zt tentavam emboscar o casal durante uma peça de teatro, o covil de Snake foi invadido por agentes de Graz’zt e o a criança é sequestrada, assim como houvera sido com o filho recém-nascido de Roswald.
Iasha fica transtornada, assim como Roswald e Snake, os quais, juntamente como Anvhar, são levados a acreditar no envolvimento de Sinclair nos sequestros. Isso leva o grupo a entrar em conflito com Sinclair e H’Larg Mosh, momento no qual Iasha derrota em combate um dos clones de Sinclair. Após resolverem suas diferenças, o grupo se une e resgata seus entes queridos no Abismo, aventura na qual Iasha acaba por não tomar parte, preferindo ficar cuidando da proteção de Pamela.
Atualmente, Iasha dedica seu tempo quase que integral à criação e ao treinamento de seus filhos, mudando constantemente de base de operações entre Waterdeep, onde o casal tem uma casa, o covil de Snake e a ARFEA onde ministra palestras sobre controle de poder mágico nato, culinária exótica (com especialidade em noz-moscada) e estudo de pactos. Sabe-se que Iasha veio a eventualmente fazer as pazes com seu pai e mantem uma relação boa com o mesmo e sua nova família, baixos nobres de Cormyr e sobreviventes do ataque do dragão-demônio.
Comentários