A Licantropia

A Licantropia até pode ser generalizada como uma maldição, mas essa afirmação crua está parcialmente errada. Aqueles afetados pela licantropia frequentemente descrevem-na como um sentimento de compartilhar uma parte de sua alma com um outro ser, bestial, que pode influenciar seus pensamentos e sentimentos.
Há milhares de anos, Faolán, o Grande Lobo, abençoou os seus maiores seguidores com o dom de se transformarem em animais diversos quando bem entendessem, que passaram a serem chamados de Licantropos, enquanto a dádiva foi nomeada como Licantropia. Os descendentes deles herdaram parcialmente essa bênção e nasciam com traços de animais ou tinham a capacidade de mudar os seus corpos por curtos períodos, então assim surgiram os primeiros Vastieren. Contudo, alguns licantropos foram corrompidos pelas trevas ao passar das eras e foram submetidos aos impulsos violentos de suas bestas internas, de forma que a dádiva podia ser quebrada e transformada em uma maldição capaz de ser passada a outros humanoides.
Com isso, duas formas distintas passaram a existir, sendo a Licantropia Primordial a dádiva pura, que concede ao humanoide a capacidade de virar uma besta sem perder o seu lado racional, enquanto a Licantropia das Trevas é a maldição em que a besta interior luta para dominar o seu hospedeiro.  

A Alcateia

Um licantropo fica significativamente mais forte quando está em um bando, pois ele tende a sentir que o poder primordial se sobrepõe a maldição. Isso significa que é comum o apadrinhamento de licantropos nas trevas em bandos de licantropos primordiais com o objetivo de ajudar o amaldiçoado a dominar a fera e talvez purificar a maldição, transformando-a em dádiva outra vez. Portanto, um bando sempre será mais forte que um licantropo solitário, um fato que não se resume apenas aos números.

Alfa, Beta e Omega

Alfa
Um Alfa é o líder de uma matilha de licantropos. É a variedade mais forte, mais poderosa e até a mais letal de licantropos. Eles normalmente possuem alguma habilidade especial que se destaca dos demais e são muito raros. Além de seu controle sobre a besta ser absoluto, os alfas são poderosos mesmo sozinhos, mas as suas habilidades se multiplicam quando estão com o seu bando. Os alfas são os único licantropos que podem passar a dádiva ou a maldição adiante, porém eles evitam de adicionar membros aos seus bandos.
Beta
Betas são membros de um bando e, por causa dessa associação, são considerados mais fortes que omegas. Eles não tem nenhuma habilidade especial.
Omega
Um Omega é o “lobo solitário”, que existe sem uma matilha ou um alfa. Eles têm todas as habilidades de um licantropo, mas são considerados mais fracos que os outros tipos porque não fazem parte de uma matilha. Licantropos podem se tornar ômegas por escolha ou serem forçados a sair de uma matilha pelo Alfa ou em certas circunstâncias.

Contraindo a Maldição

Quando alguém é mordido por um alfa ou bebe o seu sangue, a vítima deve fazer um teste de resistência de constituição CD 12, se falhar por 5 ou mais a pessoa fica com 3 pontos de exaustão, o que só recupera na próxima lua cheia, quando ocorre a transformação. Em caso de uma falha, ou não resistência ,a pessoa só se transformará na lua cheia sem receber a exaustão.   Qualquer licantropo pode transmitir uma doença chamada Praga do Esgoto (Livro: Guia do Mestre, pagina 262) ao morder a sua vítima. Um Teste de Habilidade de Medicina DC 15 pode determinar se uma mordida resultou em uma doença, maldição ou ambos.   Aqueles que estiverem amaldiçoados com a Licantropia das Trevas por uma mordida terão a sua primeira transformação na próxima lua cheia. Como eles lidarem com essa primeira transformação determinará o quão bem eles conseguirão controlar a maldição de início.

Selvagens

Quando amaldiçoado, haverá uma escolha crucial quando a primeira transformação ocorrer. A primeira coisa que qualquer Licantropo deve fazer quando a transformação começa é fazer uma escolha: Maestria ou Submissão. A tentação de ceder à fera, de se deixar levar pelo poder, pela confiança e pelo instinto animal puro, pode ser uma grande tentação para alguns. Quando o processo de transformação começa, o novo Licantropo deve escolher entre se submeter a besta, se rendendo ao controle da fera, ou se tentará lutar para manter o controle de si mesmo e começar a trabalhar em dominá-la.
Aqueles que escolherem se render se tornam criaturas selvagens e incontroláveis. A besta assume completamente e consegue afetar a vitima completamente. Esses são conhecidos como Licantropos Selvagens e as regras do Livro dos Monstros para Licantropos são utilizadas.
Frequentemente os Licantropos Selvagens encontrarão outros parecidos e formarão pequenas comunidades longes de olhos curiosos, onde viverão numa alcateia primitiva, que será regida por suas tradições bestiais. É muito comum que essas alcateias tenham um Alfa. Tais grupos são receosos e possuem um ressentimento do mundo dos humanos que deixaram para trás, agindo com agressão a qualquer um que se aproximar de seu território.
O que espera um Licantropo Selvagem é, em suma, a sobrevivência dia após dia e a espera ansiosa pela próxima lua cheia. Porém, de vez em quando, Selvagens tentarão manter as suas vidas humanas enquanto mantém a condição sombria em segredo.

Primeira Transformação

Na primeira lua cheia depois de ser amaldiçoado, a pessoa terá que passar por uma carga enorme de emoções: Uma onda de vontade, medo, raiva, fúria e poder. A fera está espreitando e logo surgirá. Primeiramente, ela buscará enfraquecer a força de vontade do personagem, em uma batalha por dominância. Para aqueles que resistem à besta e lutam para domina-la, uma batalha árdua virá pela frente.   A Licantropia afeta a mente, o corpo e a alma. É certo que ela tentará dominar cada um desses domínios.  

A Maldição

  A pessoa com a maldição recebe os seguintes traços enquanto está em sua forma original ou transformado.  
  • Sentidos Sensíveis: O Licantropo, ainda novo e se acostumando com os seus sentidos aguçados, se torna mais vulnerável a efeitos que possam sobrecarregar os sentidos. Ao receber dano Trovejante, o licantropo deve realizar um Teste de Resistência de Constituição com Nível de Dificuldade 10 ou metade do dano recebido (arredondado para cima), qual dos dois valores for o maior. Num sucesso, o Licantropo consegue manter seus sentidos em alerta, recebendo todos os danos e efeitos normalmente da fonte do dano, mas não sofrendo nenhuma penalidade adicional. Numa falha, o Licantropo fica ensurdecido por 1 minuto, com a possibilidade de repetir o teste no fim de cada um de seus turnos para encerrar essa condição.
  • Alergia a Prata: Enquanto estiver encostando em prata, ou até o final de seu próximo turno depois do contato cessar, o licantropo recebe desvantagens em testes e jogadas de ataques.
  • Aura do Predador: Você emana uma aura que amedronta os animais, que lhe enxergam como ameaça. Você recebe desvantagem em testes de Sabedoria (Lidar com Animais) com animais que não sejam relacionados com o seu tipo de Licantropia. Como exemplo, um Licantropo de Lobo não receberá desvantagem com lupinos, e um Homem-Urso não terá desvantagem com ursídeos.
  • Faro e Audição Aguçados: Você ganha vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) relacionados ao olfato e à audição.

  • A Transformação

    Com uma ação, você pode entrar na forma de licantropo por um minuto. A forma que você assume é a de uma besta alta, bípede e feroz, com algumas qualidades humanoides. Ela é considerada a sua forma "híbrida" e tem características do licantropo que o transformou, associando-o a uma besta em específico entre Urso, Tigre, Javali, Lobo, Corvo, Rato ou Morcego. Após um minuto, você retorna à sua forma original e recebe um nível de exaustão. Esta característica só poderá ser utilizada novamente após um descanso longo. Durante a forma de licantropo, você tem as seguintes características:  
  • Força e Agilidade Aprimoradas: O licantropo durante a transformação se torna mais rápido e forte, ganhando vantagens em Testes de Resistência de Força e Destreza, assim como em Testes de Atletismo e Acrobacia.
  • Forma Híbrida: O licantropo se transforma em sua forma híbrida. A forma híbrida mantém a velocidade base do personagem, enquanto a sua CA se torna 13 + Destreza. O licantropo não consegue falar na forma híbrida, mas consegue ser compreendido por efeitos similares à magia “Falar com Animais”. Você se torna incapaz de conjurar magias e de manter concentração enquanto estiver em sua forma híbrida. O licantropo não pode usar qualquer item ou característica de classe que mudaria sua forma, como o recurso Forma Selvagem do druida.
  • Selvageria Bruta: Você tem desvantagem em testes de Destreza (Prestidigitação) e não pode usar armas ou escudos. Ao invés disso, você ganha acesso à armas naturais e é proficiente com elas. Você pode usar o ataque de mordida uma vez por turno, porém pode realizar ataques subsequentes com as garras caso tenha acesso a mais de um ataque por turno, com a possibilidade de usar destreza como seu modificador de ataque para garras.
  • - Mordida: Ataque de arma corpo-a-corpo: alcance 5 ft., alvo único. Dano: 1d8 + Modificador de Força de dano Perfurante.
    - Garras: Ataque de arma corpo-a-corpo: alcance 5 ft., alvo único. Dano: 1d6+ Modificador de Força ou Destreza de dano Cortante.
  • Resistência Amaldiçoada: O licantropo diminui o dano igual ao seu valor de proficiência ao receber um ataque que cause dano de concussão, cortante ou perfurante. Caso a arma seja mágica ou de prata o dano não é reduzido. (Esse dano é reduzido antes de se aplicar resistência).
  • Sede de Sangue: Se o licantropo começar seu turno com menos que a metade dos seus pontos de vida máximos, ele deve ter sucesso em um teste de resistência de Sabedoria CD 15 ou se mover diretamente em direção à criatura mais próxima e usar a ação de Ataque para realizar um ataque contra esta criatura. Se houver mais de um alvo possível, role para determinar o alvo aleatoriamente. Após realizar este ataque, o licantropo recobra o controle pelo restante do turno. Caso o licantropo possa fazer mais de um ataque numa ação de Ataque, o Licantropo poderá realizar os ataques subsequentes da ação em outras criaturas de sua escolha. Se o licantropo estiver sob um outro efeito que não seja Forma Híbrida que o impeça de concentrar uma magia, como o recurso Raiva do bárbaro, ele falhará automaticamente neste teste de resistência.
  • Transição Descontrolada: O licantropo se sente compelido a se transformar na lua cheia, realizando um Teste de Resistência de Sabedoria CD 15. Num sucesso, ele resiste à transformação, porém a influência da lua o torna altamente sensível a qualquer dano sofrido, forçando-o a repetir o teste no fim de seu próximo turno após receber dano. Numa falha, ele se transforma em sua forma hibrida. Em uma Lua de Sangue, o Licantropo automaticamente falha o teste de Transição Incontrolável. O licantropo permanece na forma híbrida até o amanhecer, e, enquanto estiver transformado, tem dificuldade de diferenciar amigos e inimigos. Enquanto estiver transformado através de Transição Descontrolada e receber dano, ele deverá fazer um Teste de Resistência de Sabedoria de ‘Sede de Sangue’, independente da quantidade de pontos de vida que tiver. Ao se transformar através de Transição Descontrolada, o licantropo não sofre exaustão ao fim da transformação.

  • Domínio

    A partir do momento em que o personagem resiste à besta e decide dominá-la, o licantropo precisa passar a estudar, meditar e treinar para controlar sua besta interior. A partir do nível 11, o jogador pode requisitar uma Missão Especial a qualquer mestre para dominar a fúria interior e domar a besta interna.   Com o controle aprimorado, você evolui as seguintes características:  
  • Forma Híbrida: O licantropo pode se comunicar e conversar como se estivesse em sua forma normal, porém ele ainda é incapaz de lançar magias e se concentrar nelas.
  • Sentidos Sensíveis: É removido.
  • Garras: O dano aumenta para 1d8.
  • Transformação: A dificuldade dos testes diminui para CD 8. Agora também se torna possível de resistir às Luas de Sangue com um teste de Sabedoria CD 15.
  • Selvageria Bruta: Você consegue usar armas, armaduras e escudos.
  • Metamorfose: Você agora pode usar sua ação para se metamorfosear em uma besta correspondente à sua maldição. Nessa forma, o licantropo utiliza a fichas do animal correspondente, sem poder falar ou lançar magias. Tudo que ele estiver vestindo e carregando é transformado com ele. O licantropo reverte para a sua forma verdadeira depois de uma hora, se usar uma ação ou se morrer. O licantropo pode utilizar essa característica uma vez por dia e a recupera depois de um descanso longo.